sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Governo Federal vai enviar médicos cubanos para 26 municípios de AL

Relação prioriza localidades com baixo IDH que não foram escolhidas.
Profissionais receberão treinamento e deverão atuar a partir de setembro.

Ministro Alexandre Padilha fala sobre programa: total de selecionados representa 10,5% da demanda de médicos solicitados pelos municípios. (Foto: BBC)Ministro Alexandre Padilha fala sobre programa
'Mais Médicos'. (Foto: BBC)
Alguns dos 400 médicos cubanos que atuarão na primeira etapa do Programa Mais Médicos, por meio de acordo entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), serão direcionados para os 26 municípios alagoanos que não despertaram o interesse de nenhum profissional, brasileiros e estrangeiro, inscrito na seleção da primeira etapa do programa federal.

São eles, segundo o Portal do Ministério da Saúde, os municípios de: Água Branca, Canapi, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Novo Lino, Olho D'Água do Casado, Ouro Branco, Palestina, Pariconha, Piaçabuçu, Pindoba, Quebrangulo, São Brás, São José da Tapera, São Sebastião, Tanque D'Arca, Teotônio Vilela e Traipu.

Estes municípios são prioritários porque a maioria deles apresenta os piores Índices de Desenvolvimento Humano do país (IDH), sendo considerados muito baixos ou baixos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e porque estão no interior do Nordeste em regiões com 20% ou mais de sua população vivendo em situação de extrema pobreza.
Parceria
O Ministério da Saúde assinou termo de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), na quarta-feira (21), para atrair médicos estrangeiros ao Brasil. Pelo acordo, fica definida a vinda de 4 mil profissionais de Cuba para as vagas que não foram escolhidas por brasileiros e estrangeiros na seleção individual.

Na primeira etapa da parceria, serão 400 médicos que chegam ao país já neste fim de semana e começam a atuar nas Unidades Básicas de Saúde em 16 de setembro. Eles passarão por avaliação de três semanas juntamente com os demais médicos do programa com diploma do exterior – entre 26 de agosto e 13 de setembro. A distribuição desses profissionais nos 701 municípios brasileiros – ente eles, 26 alagoanos – ainda está sendo definida.


http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/08/governo-federal-vai-enviar-medicos-cubanos-para-26-municipios-de-al.html

Nenhum comentário: