sexta-feira, 21 de junho de 2013

Multidão cerca prédio do Congresso Nacional

Segundo avaliação da PM, manifestação reúne 23 mil em Brasília.
Policiais e Cavalaria fazem cordão para isolar prédio do Congresso.


Policiais fazem cordão de isolamento diante do Congresso Nacional (Foto: Rafaela Céo / G1)Policiais fazem cordão de isolamento diante do Congresso Nacional (Foto: Rafaela Céo / G1)
Depois de uma caminhada por toda a Esplanada dos Ministérios, uma multidão de cerca de 23 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, cercou o Congresso Nacional na tarde desta quinta-feira (20), em Brasília.

Policiais militares e homens da Cavalaria da PM fizeram um cordão de isolamento para impedir o acesso ao prédio.
A PM mobilizou 3,5 mil homens para a manifestação. No protesto da última segunda-feira, foram 580. A Câmara criou um "gabinete de crise" para monitorar o ato, e o Supremo Tribunal Federal dispensou os servidores mais cedo.

O gramado em frente ao Congresso foi totalmente ocupado. Uma parte dos manifestantes entrou no espelho d'água, embora a PM tivesse anunciado que não iria permitir.

Manifestantes sentaram no chão em frente à cavalaria da PM, que se posicionou ao lado do Congresso para impedir que os participantes do protesto chegassem a uma rua que dá acesso ao Palácio do Planalto, a cerca de 500 metros do Congresso. Os manifestantes gritavam: "Ei, policial pai de família, não proteja essa quadrilha".

Manifestantes concentrados no gramado do Congresso Nacional (Foto: Isaura Borba / G1)Manifestantes concentrados no gramado do Congresso Nacional (Foto: Isaura Borba / G1)
 
No Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, um contingente de homens da Polícia do Exército se posicionou preventivamente sob os arcos do prédio e na rampa de acesso. Parte do integrantes da manifestação gritava em coro que iria "buscar a Dilma". A presidente adiou viagens à Bahia e ao Japão por causa dos protestos.
 
Em determinado momento da manifestação da tarde desta quinta, duas bombas explodiram ao lado do Congresso Nacional. Houve um princípio de confusão na via N1 do Eixo Monumental. No meio do tumulto, uma bomba explodiu entre os manifestantes e a cavalaria da PM.

Um grupo jogou garrafas de água em direção aos policiais, sem atingir nenhum PM do cordão de isolamento. Os policiais não revidaram. Um manifestante abriu uma bandeira do Brasil bem próximo ao rosto de um policial, que também não revidou.

Homens do Batalhão de Choque do Exército se posicionam em frente ao Palácio do Planalto (Foto: Priscilla Mendes)Homens do Batalhão de Choque do Exército posicionados em frente ao Palácio do Planalto (Foto: Priscilla Mendes)
 

Nenhum comentário: