sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI se encontra com padres e diz que vai viver em clausura

Em encontro com mais de mil padres que vivem em Roma, Bento XVI estava mais descontraído, provocou choro e risos na plateia. Disse que vai ficar escondido do mundo, perto dos religiosos e presente através de orações.

A Igreja Católica começa a revelar detalhes de como será a vida de Bento XVI depois de deixar de ser Papa. O Vaticano se debruça sobre o direito canônico para realizar esta transição rara de poder, que não acontece há 600 anos.

Em cada aparição, o Papa segue surpreendendo. Na quinta-feira (14), no encontro com os religiosos, mostrou lucidez, bom humor e o dom da oratória.

Uma oportunidade inédita na era moderna: se despedir do Papa em vida. Desde o anúncio da renúncia na última segunda-feira, cada compromisso da agenda de Bento XVI se tornou uma comovente despedida.
Na quinta, o Papa se encontrou com mais de mil padres que vivem na capital italiana. Bento XVI estava mais descontraído, provocou choro e risos na plateia.

O cardeal Agostino Vallini, vigário-geral de Roma, falou da confusão de sentimentos que este Papa evoca: “Tristeza e respeito, admiração e saudades”.

Bento XVI disse que vai ficar escondido do mundo, mas perto dos religiosos e muito presente através de orações. O Papa também defendeu uma renovação verdadeira da Igreja.

Com a experiência de quem participou do Concilio Vaticano II, a reunião de bispos, na década de 60, ele disse que o trabalho não está completo. A conversa com os padres revelou um Bento XVI mais próximo, como se o peso do cargo já estivesse se afastando dele.

O porta-voz, padre Federico Lombardi, informou também que o secretário particular de Bento XVI, padre Georg, recentemente consagrado bispo, vai acompanhar o Papa na vida de clausura. E que o Vaticano vai continuar responsável pela segurança de Joseph Ratzinger.

Como será a vida do Papa depois que deixar o pontificado é uma questão que levanta muitas dúvidas nos fieis. Também na Igreja, que tenta resolvê-las consultando a Constituição Apostólica.

São muitas as indagações, até o tipo de roupa que ele pode vestir: branca, cor dos papas; vermelha, dos cardeais; ou preta, dos padres.

 http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/02/papa-bento-xvi-se-encontra-com-padres-e-diz-que-vai-viver-em-clausura.html

Nenhum comentário: