sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Empresas devem preencher até 200 mil vagas de estágio no 1º trimestre

O Brasil tem hoje cerca de 15 milhões de alunos nos ensinos Médio e Superior, e apenas um milhão de vagas para estágio.

Pelo menos 20 mil vagas temporárias vão ser abertas até a Páscoa. Para os estágios, a oferta está 20% maior no início do ano. Para quem quer começar a carreira, 200 mil vagas estão abertas em todo o país. Mas os candidatos precisam se preparar para a concorrência e o que os chefes exigem.

“Eu ingressei cedo no estágio porque achei que era uma forma de me conhecer profissionalmente”, conta Victor Morales, estagiário.

“Os dois principais motivos são aprender e ingressar no mercado de trabalho”, afirma Carolina Almeida, estagiária.

O estágio na área comercial abriu as portas do mercado de trabalho para estes estudantes. O Brasil tem hoje cerca de 15 milhões de alunos nos ensinos Médio e Superior, e apenas um milhão de vagas para estágio.

Isso explica a disputa por uma chance em uma multinacional. Ela tem 518 estagiários, mas a procura é muito maior: 19 mil universitários se inscreveram. Falar inglês e dominar o computador são requisitos básicos, mas os chefes querem muito mais.

“O que eu estou esperando desse estagiário é que ele também possa contribuir com a parte pensante da empresa. Estamos esperando essa provocação, essa curiosidade, para que venha contribuir no perfil da empresa”, explica Adele Cestari, gerente de desenvolvimento de carreiras.

Na empresa, 70% dos estagiários são efetivados. Marcella Fanti quer entrar nessa estatística. “Um desenvolvimento que eu vi nesse último ano, tanto pessoal, até em questão de postura, eu acho que uma empresa obriga você a crescer e amadurecer. Eu quero continuar aqui e estou fazendo de tudo para que isso aconteça”, afirma.

O primeiro trimestre é a melhor época do ano para procurar estágio. Com a formatura, muitos estudantes deixam a empresa ou são efetivados, abrindo espaço para uma nova leva de aprendizes. Até o fim de março, cerca de 200 mil vagas devem ser preenchidas em empresas de todo o país.

Mas ser aprovado em um processo de seleção é só a primeira etapa. Por lei, um estagiário pode trabalhar até 30 horas por semana. Paulo e Renato, recém-contratados em uma empresa de tecnologia da informação, já perceberam: conciliar trabalho e estudos exige organização e determinação.

“É cansativo, mas vale muito a pena”, afirma um dos estagiários.
“Fazer na pratica é bem melhor, você acaba tendo ideia de como aquilo funciona e como você vai trabalhar com aquilo no dia a dia para o resto da sua vida”, ressalta Renato Faria do Amaral.

Os programas de estágios são vantajosos também para o empregador. “As melhores empresas têm programas de estágio supersofisticados para moldar esses jovens e aproveitar. Elas economizam ao formar a pessoa certa para, quando aparecer uma vaga, ter que ir no mercado e encontrar o profissional errado”, ressalta Seme Arone Junior, presidente de empresa de recrutamento.

A área que oferece mais vagas de estágio é a de administração de empresas, com 42% das vagas; seguida de comunicação, com 24%. A área de exatas é a que paga mais.

 http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/02/empresas-devem-preencher-ate-200-mil-vagas-de-estagio-no-1-trimestre.html

Nenhum comentário: