sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

‘Nunca gostei de estudar’, diz estudante 1º lugar geral na UFMG


 André Costa, primeiro lugar geral no vestibular 2013 da UFMG. (Foto: Pedro Cunha/G1)


André Costa, de 18 anos, contou que nunca deixou de se divertir. Estudante já foi premiado em olimpíada de matemática na Holanda.

“Nunca gostei de estudar”, disse o estudante que ficou em primeiro lugar geral no vestibular 2013 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em entrevista ao G1. Pelo menos até conhecer as "Olimpíadas de Matemática", André Macieira Braga Costa, de 18 anos, contou que gostava somente de jogar futebol e ir para a fazenda da família em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O estudante, que foi o primeiro colocado na UFMG com a nota de 228,8 em 250, foi aprovado para o curso de engenharia mecânica, mas garante que ainda não tem certeza a respeito da escolha.

O gosto pelo estudo veio somente aos 12 anos, quando o mineiro ganhou sua primeira medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Desde então, as conquistas foram praticamente anuais. A maior delas, conta André, foi a medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática, conquistada em Amsterdã, na Holanda, em 2011. “Fiquei muito alegre. Fiquei feliz de ter ganhado a medalha de prata e ter subido com a bandeira do Brasil lá”, disse sobre a experiência na Europa. Além da Holanda, as olimpíadas já o levaram para a Romênia, Costa Rica e Bolívia.
André com a presidente Dilma Rousseff na premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. (Foto: André Macieira/Arquivo Pessoal)
 
André com a presidente Dilma Rousseff na premiação da
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
(Foto: André Costa/Arquivo Pessoal)
O jovem estudou boa parte da vida no Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH). Para ele, o ensino médio ficou comprometido, pois, por causa das olimpíadas de matemática, não sobrava tempo para outras matérias. “No ensino médio, eu nunca peguei um livro de biologia, história para estudar em casa”.

André disse que, nos seis meses anteriores ao vestibular, focou nas matérias da segunda etapa. Ele fez um cursinho para reforçar os estudos em disciplinas como química e física. Mas, mesmo com o auxílio dos professores, o jovem garante que depende somente do candidato para passar no vestibular. “Cursinho não coloca ninguém dentro da faculdade. Depende muito mais da gente”, destacou. André foi aprovado também no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

Acho que o sucesso profissional depende muito mais de você ter amor à sua profissão, do que você pensar no que vai ganhar"
André Costa, estudante
‘Todo mundo tem capacidade’
Para André Costa, a confiança é fundamental para o bom resultado no vestibular. “Tem que ter confiança. Eu já vi muita gente falar que não consegue. Acho que isso é bobagem. Todo mundo tem capacidade”, disse. Segundo ele, o esforço também traz bons frutos. Entretanto, o jovem, que não deixa de lado os esportes, disse que o tempo para o lazer é muito importante.

Outro conselho do estudante é escolher a profissão não pensando somente no dinheiro. “Normalmente, o cara que entra mais pelo dinheiro, costuma se enrolar na faculdade depois. Tem que pensar mais naquilo que te dá prazer. Tem que achar alguma coisa que goste. Fica mais fácil de estudar quando é uma coisa que a gente gosta”.

Para André, pensar somente no dinheiro pode trazer problemas futuros. “Acho que o sucesso profissional depende muito mais de você ter amor à sua profissão, do que você pensar no que vai ganhar”, concluiu.

Vestibular 2013
A UFMG informou que os candidatos selecionados para a segunda etapa do vestibular concorreram a 6.670 vagas em 74 cursos. Em Montes Claros, no Norte de Minas, são 240 vagas.

A partir desta sexta-feira (8), os aprovados devem preencher na página do Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA) a ficha de cadastro para o registro acadêmico. Os aprovados para o primeiro semestre devem fazer o registro acadêmico e a matrícula entre os dias 18 a 22 de fevereiro de 2013, de acordo com escala de atendimento divulgada no DRCA. Todos os demais candidatos classificados para todos os cursos, em todas as modalidades de vagas, deverão ficar atentos às chamadas posteriores que serão divulgadas pelo DRCA.

Os aprovados para o segundo semestre devem fazer a ficha de cadastro para o registro acadêmico em 11 de junho 2013.

Os três primeiros cursos mais concorridos do vestibular 2013 são os mesmos do concurso anterior: medicina teve15.925 inscritos, com 49,77 candidatos por vaga; engenharia química com 1.451 inscritos e 24,18 candidatos por vaga e comunicação social (publicidade), com 745 inscritos e 18,63 candidatos por vaga. Em quarto lugar está arquitetura e urbanismo (diurno), com 1.575 inscritos e 17,50 candidatos por vaga e, em quinto, engenharia civil, com 3.343 inscritos e 16,72 candidatos por vaga.

 http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/02/nunca-gostei-de-estudar-diz-estudante-1-lugar-geral-na-ufmg.html

 

Nenhum comentário: