quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Custo alto pode elevar preço de plano de saúde

Gasto com internação subiu 15,5% de 2007 para 2011, conforme Instituto de Estudos de Saúde Suplementar | Foto: Divulgação
O último reajuste para planos individuais foi de 7,93%. O percentual é válido de maio do ano passado a abril.Em nota, a Agência Nacional de Saúde (ANS) explicou como a correção das mensalidades é feita, que considera os custos dos planos: “A metodologia para definir o percentual de reajuste anual aplicado aos planos de saúde individuais se baseia na média dos percentuais aplicados pelas operadoras aos contratos de planos coletivos com mais de 30 vidas”, detalha a agência.

Ou seja, a ANS recebe das operadoras os percentuais aplicados aos planos coletivos — que foram definidos após negociação entre empresas e contratantes, faz uma média e o resultado define o índice dos individuais.

Para a Federação Nacional de Saúde Suplementar, a variação do índice do IESS não afeta direta e imediatamente as mensalidades. “Porque o reajuste dos planos individuais é definido anualmente pela ANS”, disse em nota. 

http://odia.ig.com.br/portal/economia/custo-alto-pode-elevar-pre%C3%A7o-de-plano-de-sa%C3%BAde-1.553678

Nenhum comentário: