quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Casos de dengue crescem 1.500% em Bauru

Secretaria de Saúde confirmou mais 39 vítimas. Cidade já tem quase 600 pessoas infectadas.

Bastou o ano passado ser tranquilo em relação ao número de casos de dengue (44 pessoas infectadas) para que a fiscalização esmorecesse e Bauru já atinja níveis de epidemia neste ano, que ainda nem encerrou seu segundo mês. Até agora o número de casos (585) já faz com que a cidade apresente crescimento aproximado de 1.500% em relação ao total do ano passado.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta terça-feira (26) mais 39 novos casos. Assim, Bauru já totaliza 585 pessoas infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti em 2013, sendo 580 autóctones (contraídos dentro do próprio município) e cinco casos importados.

Um mutirão realizado no último final de semana em Bauru retirou mais de 15 toneladas de materiais com potencial para se tornarem criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

A ação contou com aproximadamente 60 servidores que atenderam os bairro Vila Souto, Vila Celina, Vila Paraíso, Jardim Jussara, Vila Nipônica, Jardim Gaivota, Vila Ipiranga, Água do Sobrado, Parque das Andorinhas, Parque dos Sabiás, Jardim Vitória, Jardim Ouro Verde e Jardim Ferraz.

Casos no Brasil/ O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (25) que houve um aumento de 190% no número de casos notificados de dengue no Brasil. Segundo os dados divulgados, entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro de 2013, foram registrados 204.650 casos. No mesmo período de 2012 foram 70.489 notificações.

Apesar do aumento no número de pessoas infectadas, a quantidade de mortes provocadas pela dengue, no mesmo período, caiu de 41 em 2012 para 33 entre janeiro e fevereiro deste ano. Para o Ministério da Saúde, a elevação na quantidade de casos de dengue se deve à circulação de um novo tipo da doença, o DENV-4, um dos quatro sorotipos existentes no país. No entanto, em Bauru ainda não foi constatado nenhum caso de pessoa infectada pelo tipo 4 da dengue.

Mato Grosso do Sul, com o maior número de casos do Brasil, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo concentraram 84,6% dos casos (com 173.072 registros), nas sete primeiras semanas de 2013.

O que é?/ A dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, que acomete somente o ser humano, de gravidade variável, causada pelo vírus da dengue transmitido do gênero Aedes. A transmissão segue o seguinte ciclo: o mosquito transmissor pica a pessoa infectada e, em seguida, através de uma nova picada, transfere o vírus para outra pessoa. 

Após o contato com o vírus, a doença poderá se manifestar em média, dentro de 6 dias e alguns dos sintomas são: início súbito de febre alta, dor de cabeça, dores fortes nos olhos, na musculatura, nas juntas, podendo surgir manchas avermelhadas na pele. Ao aparecerem os sintomas, deve-se procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima ou um médico de sua confiança e evitar a automedicação. 

Havendo confirmação de caso na família ou em qualquer ambiente de convivência, as demais pessoas que convivem com a que apresentar qualquer sintoma característico também deverá procurar atendimento médico imediatamente para os devidos exames e, se necessário, para o tratamento.

Evite os criadourosPneus, garrafas pets, latas, restos de construção, pedaços de cano, potes de iogurte e vasilhas para rações animais são locais propícios para a procriação do Aedes Aegypti.

 http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/45131/Casos+de+dengue+crescem+1.500%25+em+Bauru

Nenhum comentário: