quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Costureira encontra fruta 'incomum' no quintal de casa em Palmeira

'Nunca soube o que era essa fruta', disse internauta do interior do Paraná.
Segundo botânico, trata-se de bacupari ou bacupari miúdo.

 Internauta disse que já experimentou a fruta, mas que não gostou do sabor dela. 'Quando ela está verde, ‘amarra’ a boca e quando  esta madura tem um gosto azedo' (Foto: Rosilda dos Santos / VC no G1)Internauta disse que já experimentou a fruta, mas que não gostou do sabor dela. 'Quando ela está verde, ‘amarra’ a boca e quando está madura tem um gosto azedo'

A costureira Rosilda dos Santos, de 49 anos, enviou ao G1 fotos de uma fruta que dá em uma árvore no quintal da casa onde mora em Palmeira, na região central do Paraná. “Moro aqui há 20 anos e, quando me mudei, a árvore já estava ali. Nunca soube o que era essa fruta. Todo mundo me pergunta o que é eu não sei”, relatou.

A internauta disse que já experimentou a fruta, mas que não gostou do sabor dela. “Quando ela está verde, ‘amarra’ a boca e quando está madura tem um gosto azedo”, explicou.  Apesar de não ser 'fã', ela contou que várias pessoas que passam em frente ao terreno da casa, que fica em uma esquina, pegam a fruta. "Tem gente que gosta".
Costureira disse que mora há 20 anos no terreno e que, quando se mudou, a árvore já estava no local (Foto: Rosilda dos Santos / VC no G1)Costureira disse que mora há 20 anos no terreno e que, quando se mudou, a árvore já estava no local
Nota da redação: De acordo com o botânico Luiz Antonio Acra, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a fruta trata-se de bacupari ou bacupari miúdo, uma fruta que, ainda segundo o especialista, “ocorre desde a Amazônia até o Paraná”. 

O professor explicou que apesar de não ser comum no estado, a fruta não está fora da região dela. “Estamos no limite austral dela. É uma planta que, geralmente, dá em clima quente. A ocorrência mais comum aqui na região Sul é na planície litorânea”.

Ele também disse que na região Sul as frutas mais comuns são as tipicamente europeias devido à colonização dos europeus. “Maçã, ameixa, pera - que são frutas de clima frio”.
De acordo com botânico e professor da PUC-PT, trata-se de bacuri, uma fruta típica, ainda conforme o especialista, das regiões Norte e Centro-oeste do país (Foto: Rosilda dos Santos / VC no G1) 
De acordo com botânico e professor da PUC-PR, trata-se de bacupari ou bacupari miúdo, uma fruta que, ainda conforme o especialista, 'ocorre desde a Amazônia até o Paraná'
 
 http://g1.globo.com/parana/vc-no-g1-pr/noticia/2013/02/costureira-encontra-fruta-incomum-no-quintal-de-casa-em-palmeira.html

 

Nenhum comentário: