quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bandeira do Brasil hasteada por morador de rua mostra contrastes


Bandeira do Brasil hasteada por morador de rua mostra contrastes

Rapaz colocou a bandeira em área repleta de lixo em Santos.
Antropólogo fala sobre a atitude do morador e questiona desigualdade.


Bandeira do Brasil é hasteada em rua em Santos, SP (Foto: Darrell Champlin/Arquivo Pessoal)Bandeira do Brasil é "hasteada" em muro de rua, em Santos, SP (Foto: Darrell Champlin/Arquivo Pessoal)
 
Uma bandeira do Brasil utilizada para "decorar" um muro de casa. A imagem inusitada surpreendeu moradores de Santos, no litoral de São Paulo. Há cerca de um mês, um morador de rua decidiu "hastear" a flâmula em uma casa no cruzamento das ruas Silva Jardim e Dona Luísa Macuco, no bairro Vila Matias.

De acordo com o morador de rua, a bandeira foi dada a ele por um cliente, após um serviço de recolhimento de entulho. Inicialmente, ele quis pendurar a flâmula em um poste na rua, mas foi impedido pela polícia. Após isso ele, com autorização do dono do terreno, estendeu o pavilhão em um muro erguido no cruzamento das vias.

A história veio a tona após o antropólogo Darrell Champlin tirar uma foto e publicar em uma rede social. Para ele o contraste da bandeira com o local, reduto de diversos moradores de rua, surpreende. "O fato surpreende mais pelo grande contraste do espírito da bandeira, "ordem e progresso" num lugar abandonado à própria sorte há anos. Parece que seria mais simbólico de "desordem e retrocesso". 

Quanto ao morador colocar no muro, penso que às vezes as pessoas imaginam que só porque a pessoa é moradora de rua, ela está totalmente destituída de cidadania, o que, claramente, não é fato", disse.
Entretanto, os moradores de Santos só podem ver a bandeira, agora, pelas fotos. Poucos dias depois de ser colocada, ela desapareceu. Quando questionado sobre o paradeiro da bandeira, o próprio morador de rua se mostrou surpreso. Segundo ele, a flâmula desapareceu do nada. Houveram propostas que chegaram a duzentos reais pela bandeira, mas o morador não quis se desfazer do presente.

A ação realizada pelo morador de rua comoveu Champlin mas, por outro lado, ele sente que as pessoas estejam acostumadas com a desigualdade social. "Penso que esse morador estivesse fazendo um protesto silente. Saber que foi colocado por um "sem teto" me comove. Acho que o povo está cada vez mais calejado com a desigualdade social. As pessoas sentem-se incomodadas e passam, depois de um tempo, a ignorar, pois não ignorar significaria fazer algo a respeito", falou.

Por fim, o antropólogo comentou sobre o "choque de realidades" presentes no local onde estava a bandeira. "Uma coisa que chama a atenção é que do outro lado da rua foi construído um moderno e bonito prédio de uma faculdade e, pelo que vi, ao lado subirá um prédio, creio que residencial. É uma rua de grandes contrastes do começo ao fim mesmo. É abandonada, com moradores de rua, viciados, o lixo empilha e, no fim, alguém pendura uma bandeira brasileira em protesto. Curioso, não?", concluiu.

Bandeira sumiu da fachada de casa em Santos, SP (Foto: Bruno Gutierrez/G1)Bandeira do Brasil sumiu da fachada de casa em Santos, SP (Foto: Bruno Gutierrez/G1)
 
 http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/02/bandeira-do-brasil-hasteada-por-morador-de-rua-mostra-contrastes.html

Nenhum comentário: