quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Polícia do DF recebe novas denúncias contra técnico de enfermagem


 


Mulher cega internada na UTI disse ter sido abusada na terça por profissional.
Homem está preso e tem passagem por porte de arma, droga e estelionato.

A 2ª Delegacia de Polícia da Asa Norte recebeu mais duas denúncias nesta quarta-feira (30) contra o técnico de enfermagem suspeito de abusar sexualmente de uma paciente cega na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Helena, na Asa Norte. Uma quarta mulher também afirmou ter sido assediada pelo técnico e deverá registrar ocorrência em breve.

O delegado-adjunto da 2ª DP, Waldek Cavalcante, informou que o homem, de 47 anos, tem passagem na polícia por porte de arma, droga e estelionato. O Conselho Regional de Enfermagem abriu processo ético contra o suspeito. O resultado sai em até oito meses. A assessoria de imprensa do hospital afirmou que tem colaborado com as investigações. Alegou, ainda, que o técnico apresentou certidão que indicava a inexistência de antecedentes criminais.

A autora da primeira denúncia tem 25 anos, é diabética e cega. Ela continua internada no mesmo hospital. Ela acusou o técnico de ter abusado sexualmente dela nesta terça pela manhã, após o banho. De acordo com a assessoria do hospital, uma copeira entrou no quarto e percebeu que ela estava muito assustada. Bastante nervosa e chorando, a mulher pediu que a funcionária chamasse alguma enfermeira ou médica da equipe.

O técnico foi preso em flagrante e demitido por justa causa. Ele trabalhava há quase um ano no hospital. Morador de Ceilândia,é solteiro e tem filhos. Na tarde desta quarta, a faturista Rosemery Oliveira, que há três meses acompanha a mãe internada no Santa Helena, disse que também foi assediada no início do mês pelo técnico. Ela contou que ele tentou massageá-la enquanto ela dormia.

“Ele primeiro tirou o lençol e pegou nas minhas costas dizendo que ia fazer uma massagem. Eu falei para ele que ele não ia me fazer massagem. E ele retornou com um óleo para passar em mim”, disse Rosemery. Segundo ela, o caso foi levado ao chefe dos enfermeiros e o técnico teve o horário trocado.

De acordo com o delegado da 2ª DP, as denúncias serão investigadas. “São crimes contra pacientes, outros pacientes que teriam sido vítimas também de atos crimes sexuais em relação a ele. [...] Mas são fatos ainda preliminares que nós vamos apurar”, afirmou Cavalcante.
Fachada do Hospital Santa Helena, onde paciente cega teria sido abusada (Foto: Rafaela Céo/G1) 
Fachada do Hospital Santa Helena, onde paciente cega teria sido abusada (Foto: Rafaela Céo/G1)

Segundo a assessoria do Santa Helena, a paciente  que sofreu abuso na UTI está "recebendo toda a assistência médica necessária" (veja íntegra da nota abaixo). O suspeito foi levado para a carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE) nesta manhã. Ele negou, em depoimento, que tenha violentado a paciente.

“O procedimento médico requer alguns contatos íntimos, mas não ao ponto que chegou. Ele foi muito além do tratamento. Ele negou o crime, mas houve contradições e o relato da vítima foi rico em detalhes. Temos certeza que ela foi molestada”, afirmou o delegado.

A assessoria do Santa Helena informou que a entidade não tem responsabilidade no estupro, que é um problema de conduta profissional. A assessoria  também negou que tivesse conhecimento de outros casos de assédio por parte do técnico. A polícia informou que o técnico de enfermagem vai responder por estupro de vulnerável, crime com pena de 8 a 15 anos de reclusão.

"Com relação à suspeita de um técnico de enfermagem ter molestado uma paciente no dia 29 de janeiro de 2013, o Hospital Santa Helena esclarece que tem prestado toda a colaboração à equipe da Polícia Civil, responsável pela investigação do caso. Em razão da prisão em flagrante, o funcionário em suspeição foi demitido. Ressalta que na ocasião de sua admissão, o técnico apresentou Certidão Criminal, que indicava a inexistência de antecedentes criminais. A paciente permanece internada no hospital, recebendo toda a assistência médica necessária."

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/01/policia-do-df-recebe-novas-denuncias-contra-tecnico-de-enfermagem.html

 

Nenhum comentário: