terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Passagem de ano na Costa do Marfim marcada pela morte de 61 pessoas


Passagem de ano na Costa do Marfim marcada pela morte de 61 pessoas



O tradicional espetáculo de fogo-de-artifício da noite de passagem de ano em Abidjan, na Costa do Marfim, ficou marcado pela morte de pelo menos 61 pessoas, esmagadas por uma multidão em fuga. 

A tragédia aconteceu por volta das duas horas locais, quando milhares de pessoas tentavam regressar a casa após o espetáculo de fogo-de-artifício junto ao estádio da cidade de Abidjan, a capital económica da Costa do Marfim.

Esta terça-feira, as autoridades ainda não sabiam o que terá levado a multidão a entrar em pânico e a fugir. Durante a debandada, dezenas de pessoas foram esmagadas. Pelo menos 61 morreram - entre as quais se encontram 28 mulheres e 26 crianças - e cerca de 200 ficaram feridas.

Um dos feridos contou à agência Reuters que o pânico se instalou com a chegada da polícia ao local. Outros relatos diziam que a debandada se deu quando as milhares de pessoas que regressavam a casa se encontraram com uma outra multidão.

Durante a visita aos feridos hospitalizados, o presidente costa marfinense, Alassane Ouattara, classificou o incidente de "tragédia nacional" e anunciou que foi aberta uma investigação para determinar as causas do sucedido.

Segundo as agências internacionais, ontem de manhã, o local de tragédia estava ainda coberto com objetos pessoais, roupa e calçado deixados pela multidão e rastos de sangue.


 http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2971882

Nenhum comentário: