Mesmo sem isenção de IPI, expectativa de crescimento nas vendas é de 4%.
Concessionárias oferecem descontos e brindes para convencer clientes.
Nas concessionárias, a ordem é manter o recorde de vendas de carro do
ano passado. Bom para o consumidor, que ainda encontra promoções e
descontos.
O ano de 2012 foi do carro zero para muita gente. “Paguei mais barato e
ainda consegui desconto maior no carro”, conta Andre Luiz Santos Saad,
advogado.
O brasileiro aproveitou a redução do IPI para sair de carro novo.
Cristina Eleutério comprou no finalzinho de dezembro e veio fazer o
seguro. O desconto conseguido com o IPI fez toda a diferença. “Dá para
pagar outras coisas, então você acaba aumentando o benefício no bem que
você está adquirindo por conta de um desconto. Na verdade não sobra
dinheiro, você aproveita”, afirma a técnica de enfermagem.
Com o incentivo do governo, as vendas de automóveis no país em 2012
bateram recorde e cresceram 4,6% em relação a 2011. Apesar disso, a
produção caiu 1,9% no ano, por causa da queda de 20% nas exportações.
Culpa do cenário internacional.
“Acho que foi bastante razoável, tendo em vista o nosso crescimento de
praticamente 1% em 2012. Foi um dos setores que apresentou um desempenho
bastante positivo”, afirma Tereza Fernandez, diretora da MB Associados.
Na virada do ano, o governo começou a aumentar, gradualmente, o IPI,
que até julho voltará ao patamar do início do ano passado.
Consequentemente, os preços subiram um pouco.
Para atrair o consumidor, as concessionárias lançam mão de estratégias
de marketing. Descontos e brindes ajudam a convencer o cliente a fechar
negócio e a não deixar as vendas despencarem em janeiro.
Algumas montadoras oferecem o desconto equivalente ao valor do o IPVA.
Outras garantem revisão grátis. Funcionou. “A gente esperava uma queda,
como é de se esperar todos os anos, e agora aumentaram as vendas
consideravelmente, comparando até dezembro”, ressalta Gustavo Lira,
vendedor.
Helder de Lima ainda esta na fase da pesquisa. Indeciso entre dois
modelos de montadoras diferentes, está pesquisando para fazer um bom
negócio. “Comparando as concessionárias da mesma marca e algumas
conseguem um desconto melhor do que outras concessionárias da mesma
marca”, afirma o empresário.
Tem gente que procurou tanto que ainda conseguiu achar concessionária
vendendo carro com IPI reduzido. “Pode-se dizer que eu dei sorte”,
brinca Decio Monteiro, estudante de economia.
Rodrigo Fisler não vai bater o martelo antes de conseguir um desconto.
“Quando o negócio é bom para os dois lados, eu acho que dá tudo certo
para todo mundo”, diz o administrador de empresas.
Mesmo sem o incentivo do governo com a isenção do IPI, a indústria de
automóveis prevê para este ano um crescimento de até 4% nas vendas.
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