quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ex-chefe do tráfico na Rocinha, Nem é condenado a 12 anos de prisão

Processo investigava laboratório de cocaína que era controlado por traficante.
Aliado de Nem, que chefiava tráfico no Morro São Carlos, foi absolvido.

O traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado por tráfico de drogas. No processo julgado pela 36ª Vara Criminal da Capital, o ex-chefe da favela da Rocinha é apontado como dono do laboratório de refino da pasta base de cocaína na comunidade. Além deste processo, Nem responde a outros inqúeritos, nos quais é acusado de tráfico e homicídio.

Desde novembro de 2011, quando foi preso, ele cumpre pena no Presídio federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
 Nem pega 12 anos de prisão por tráfico (reprodução Globo News)
A decisão foi dada pelo juiz Marcel Luna Duque Estrada na quarta-feira (23). Segundo o Tribunal de Justiça, na mesma sentença, Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, chefe do tráfico de drogas do Morro São Carlos e aliado de Nem, foi absolvido por falta de provas.

O traficante Coelho também está no presídio federal de Campo Grande.

Liderança criminosa
Na sentença, o juiz destaca a liderança criminosa de Nem na Rocinha como um fato notório, cabalmente demonstrado nas provas e nos depoimentos das testemunhas, o que desencadeou em sua condenação.

"Verifica-se que a culpabilidade do réu é intensa, na medida em que ele tinha posição de chefia no grupo criminoso e atuava com desfaçatez e desenvoltura, articulando tramas criminosas por longo período de tempo e sem a preocupação de se expor na comunidade em que vivia, afrontando a todos como marginal declarado", completou o magistrado.

Segundo denúncia do Ministério Público estadual, Nem e Coelho se associaram para aquisição, transporte e fornecimento de insumos ou produtos químicos para produção de cocaína entre agosto de 2007 e maio de 2009, na favela da Rocinha e no Morro de São Carlos, no Estácio
 
 http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/01/ex-chefe-do-trafico-na-rocinha-nem-e-condenado-12-anos-de-prisao.html

Nenhum comentário: