sábado, 12 de janeiro de 2013


 Costa Concórdia

A retirada do navio Costa Concórdia, encalhado há um ano perto da ilha toscana de Giglio, será realizada em setembro, no mais tardar, anunciou neste sábado o chefe da Defesa Civil italiana, Franco Gabrielli. A promessa ocorre na véspera do aniversário do naufrágio, no qual 32 pessoas perderam a vida.

O transatlântico está parcialmente submerso ao lado de uma área de preservação marinha. A operação de resgate - que tem sido marcada por diversos atrasos - visa desencalhar a embarcação e rebocá-la até a costa sem ter que desmontá-la.
Créditos: AFP

Parentes das vítimas fatais do acidentrata-se de uma operação “de caráter excepcional que não tem precedente” e que deve ter em conta “as consequências para o ambiente e para os habitantes”, destacou Gabrielli.

As operações de retirada do navio foram adiadas várias vezes. Segundo o chefe da proteção civil italiana, a escolha da empresa privada encarregada do salvamento foi feita em função da exigência do “respeito pelo ambiente e pelas atividades econômicas da ilha”, sobretudo o turismo.


É uma “operação particularmente cara”, acrescentou.
Autoridades italianas afirmaram que será preciso mais tempo e dinheiro para remover com segurança o navio de cruzeiro Costa Concordia da região da Toscana, na Itália, onde a embarcação se acidentou no ano passado. 

Um ano após o acidente, fontes destacaram a dificuldade de remover o navio devido ao seu tamanho - ele pesa 112 toneladas - e à sua difícil posição sobre as rochas da ilha Giglio. Outra preocupação é a preservação do ambiente marinho no qual está o Costa Concordia. 

A presidente do grupo de supervisão ambiental para o navio, Maria Sargentini, disse que ainda há algum risco de poluição quando ele for retirado, ainda que 2 mil toneladas de combustível já tenham sido removidas. O temor é de que esgoto e comida estragada possam vazar. Trinta e duas pessoas morreram no desastre. As informações são da Associated Press.

            Traumas assombram sobreviventes um ano após naufrágio do Costa Concordia

Por medo, família não consegue se aproximar de balsa que liga Sardenha à Itália continental, enquanto menino de 4 anos fala obsessivamente de refeição que nunca conseguiu terminar

Um não suporta ficar em um shopping: parece muito com um navio, sem saídas visíveis. Outra sonha que anda inclinada - memória por ter subido paredes rastejando enquanto o cruzeiro virava de lado. Um menino de 4 anos fala obsessivamente sobre a refeição que teve de deixar para trás quando os pratos começaram a voar pela sala de jantar.
 http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,navio-costa-concordia-sera-desencalhado-ate-setembro,983551,0.htm

Nenhum comentário: