quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mundo corre o risco de ficar 3,6ºC mais quente, adverte agência


O mundo ficará, a longo prazo, 3,6 graus Celsius (ºC) mais quente se os governos simplesmente mantiverem os seus objetivos atuais alertou, nesta terça-feira, a Agência Internacional de Energia (AIE). Os representantes da agência participam em Varsóvia (Polônia) das discussões sobre as alterações climáticas.

No cenário estabelecido pela AIE para os países desenvolvidos, as emissões de gases que provocam o efeito estufa relacionados com a energia, que representam cerca de dois terços do total das emissões, sofrerão um aumento de 20% até 2035, mesmo com os esforços já anunciados pelos países comprometidos com as preocupações ambientais.

Este cenário " leva em conta o impacto das medidas anunciadas pelos governos para melhorar a eficiência energética, o apoio às energias renováveis, a redução dos subsídios aos combustíveis fósseis e, em alguns casos, a colocação de um preço nas emissões de gás carbônico", disse a AIE no relatório anual de referência, apresentado nesta terça-feira em Londres.

No entanto, o aumento de 20% nas emissões de energia - principalmente as geradas pelo carvão e pelo petróleo e, em menor grau, do gás - dentro de 20 anos "deixa o mundo a caminho de temperaturas médias globais de 3,6°C, bem acima da meta de 2ºC definida internacionalmente", informou a AIE.

Observando o papel fundamental do componente energético no sucesso ou no fracasso da política climática internacional, o departamento de energia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apoiou as iniciativas recentes, entre as quais o plano de ação apresentado pelo presidente americano Barack Obama; o anúncio de Pequim relativo a uma limitação de carvão; e o debate europeu sobre metas climáticas para 2030, salientando que "todas têm o potencial de limitar o crescimento das emissões de gás carbônico".

 http://www.atribuna.com.br/mundo/mundo-corre-o-risco-de-ficar-3-6%C2%BAc-mais-quente-adverte-ag%C3%AAncia-1.349548

ONU constatou fenômenos extremos e recorde no nível dos mares em 2013


O ano de 2013 está marcado por fenômenos extremos, como o recente tufão Haiyan que afetou as Filipinas, e por um recorde no nível dos mares em março, anunciou nesta quarta-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

De acordo com dados provisórios divulgados nesta quarta-feira pela OMM, uma agência da ONU, 2013 está a ponto de virar um dos 10 anos mais quentes desde que os dados começaram a ser registrados, em 1850.

Além disso, "o nível médio do mar alcançou um novo recorde em março de 2013", segundo a OMM.
Os nove primeiros meses do ano aparecem, ao lado de 2003, no sétimo lugar entre os mais quentes da história.

Muitas regiões do planeta registraram temperaturas superiores à média, em particular Austrália, o norte da América do Norte, o nordeste da América do Sul, o norte da África e grande parte da Eurásia.
 
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5332159625981277870#editor/target=post;postID=8375744804142707676

Restos mortais de João Goulart serão exumados nesta quarta-feira

Os restos mortais do ex-presidente da República João Goulart serão exumados nesta quarta-feira, em São Borja, a 594 quilômetros de Porto Alegre (RS). Os exames fazem parte dos esforços da Comissão Nacional da Verdade (CNV) para determinar se Jango foi ou não assassinado durante a ditadura militar.
 
Segundo o governo do Rio Grande do Sul, a Casa Militar do Estado organizou um esquema de segurança para que familiares, autoridades e cidadãos acompanhem o procedimento. Porém, apenas os peritos terão acesso ao jazigo no cemitério Jardim da Paz. O governador Tarso Genro e a ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário, acompanharão a exumação.
 
Segundo Maria do Rosário, a exumação é um pedido da família à secretaria, Ministério Público Federal e à Comissão da Verdade. "A nossa atuação é conjunta com os peritos do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal e da Argentina, Uruguai, Cuba (com um perito que trabalhou na exumação do revolucionário Ernesto Che Guevara) e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Durante dois anos realizamos uma pesquisa sobre os tipos de produtos que as ditaduras da Operação Condor realizavam para o envenenamento de pessoas, e esta pesquisa de caráter histórico serve justamente para verificar o que os peritos estarão procurando", disse.

A ministra afirma que com o trabalho realizado é possível comprovar que Jango era perseguido, monitorado diariamente mesmo no exílio, e que as ditaduras dos países da região operaram tendo o presidente João Goulart como um dos seus maiores adversários. O resultado da investigação será apresentado ao governo brasileiro e à família, posteriormente noticiado publicamente.
 
"Trata-se de um chefe de Estado, estamos nos preocupando com a preservação deste momento, tanto pelo resgate da memória de Jango, como pela família que irá acompanhar. Teremos um aparato de segurança diferenciado em toda área do cemitério, mas isso não impede que as pessoas acompanhem o ato", ressaltou o secretário-chefe da Casa Militar e responsável pela operação, coronel Oscar Luís Moiano.
 
Depois do procedimento, o corpo de Jango será levado a Santa Maria, de onde sairá na quinta-feira rumo a Brasília, com honras de chefe de Estado. No dia 5 de dezembro, o corpo de Jango voltará ao Rio Grande do Sul, onde será recebido no Palácio Piratini pelo governador Tarso Genro. No dia seguinte, data que marca os 37 anos da morte do ex-presidente, será levado de volta a São Borja.

A exumação servirá para apurar a suspeita de que Jango tenha sido morto por envenenamento, durante exílio na Argentina em 1976, o que contraria a versão oficial de que ele foi vítima de um ataque cardíaco. Christopher Goulart, neto e advogado da família, diz que não há dúvidas de que o avô foi assassinado durante a ditadura. A exumação do corpo de um ex-presidente é um fato inédito no Brasil.
 
 http://www.atribuna.com.br/brasil/restos-mortais-de-jo%C3%A3o-goulart-ser%C3%A3o-exumados-nesta-quarta-feira-1.349673
 
 

'Não cai ninguém. Se caírem 5, caem 50,'’ ameaça fiscal

Pressionado pela investigação do MP, o auditor Luis Alexandre Magalhães ameaçou seu antigo chefe Ronilson Bezerra Rodrigues e fez questão de mandar um recado para os outros envolvidos no caso. “Não vai cair ninguém. Se cair cinco, vão cair 50. Eu tenho anotado, eu tenho transtorno obsessivo compulsivo. Eu anoto todos os acertos desde 2002.”

Magalhães gravou a conversa que manteve com Rodrigues e com o colega Carlos Alberto Di Lallo em um restaurante. Os três conversam por 1h20. Contam que, depois que foram afastados, o suposto esquema de fraude do ISS e do IPTU teria prosseguido. Lallo relata que foi informado que o “negócio ia continuar, mais discreto”.

Magalhães exige que se esqueça o que fizeram no passado e diz estar disposto a parar de fazer negócio, pois “já ganhou muito dinheiro”. Também exige que não mexam em seu patrimônio nem com nenhum dos integrantes de sua antiga equipe. Rodrigues tenta tranquilizá-lo. “Todo mundo ganhou dinheiro. Por que todo mundo ganhou dinheiro? Porque eu estava como subsecretário.”

Magalhães responde ao ex-chefe. “Vocês me pediram uma garrafa de Coca-Cola e eu entreguei um caminhão.” E completa: “Ninguém vai mexer em meu patrimônio, que ser bandido também é difícil”. Em seguida, Magalhães ameaça entregar todo mundo e revela como pretendia agir se fosse pressionado: “Digo: Quer que eu comece por ordem alfabética?”

Com medo de ser abandonado pelos amigos e se tornar bode expiatório, Magalhães pede que Rodrigues mande um recado ao atual subsecretário de Finanças de Prefeitura, Douglas Amato. “É bom ele ficar atento com as informações para todo mundo sair bonitinho dessa história.” E concluiu: “Eu sei que você tem de ter certeza de que vai todo mundo junto. Não vou pagar essa conta sozinho”.

O auditor não foi o único a ameaçar Rodrigues. Lallo, também envolvido no esquema, diz que vai fazer um acordo de delação premiada com o Ministério Público - depois da prisão do grupo, no dia 30 de outubro, só Magalhães toparia o acordo proposto pelos promotores do Grupo Especial de Repressão aos Delitos Econômicos (Gedec). Depois disso, outros seis auditores foram citados na investigação do MP, além dos vereadores Aurélio Miguel (PR) e Antonio Donato (PT).

 http://www.atribuna.com.br/brasil/n%C3%A3o-cai-ningu%C3%A9m-se-ca%C3%ADrem-5-caem-50-amea%C3%A7a-fiscal-1.349691

Assaltantes fazem funcionários da CET reféns durante assalto à sede da empresa

Funcionários da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) de Santos foram feitos de reféns durante assalto à sede tarde desta terça-feira. 

Segundo informações da Polícia Civil, os meliantes conseguiram invadir a sede localizada na Avenida Rangel Pestana, no bairro Vila Mathias, uniformizados. Ao anunciar o assalto,  eles renderam aproximadamente dez funcionários. Os ladrões conseguiram fugir com pertences das vítimas, além de uniformes da empresa.

A Polícia Militar chegou a ser acionada, mas não chegou a tempo de fazer a abordagem. Durante a procura pelos meliantes, os militares encontraram, na trilha do morro que fica ao lado da sede, um uniforme da companhia. 

Ninguém ficou ferido e ainda não há informações sobre suspeitos. O caso está registrado no 2º DP de Santos. 

http://www.atribuna.com.br/pol%C3%ADcia/assaltantes-fazem-funcion%C3%A1rios-da-cet-ref%C3%A9ns-durante-assalto-%C3%A0-sede-da-empresa-1.349681

Júri do PM do carro preto continua nesta quarta-feira

Marcado para começar às 9 horas desta terça-feira, o júri teve início com atraso e correu o risco de ser adiado pela quarta vez. Das 36 testemunhas indicadas pela acusação e pela defesa, apenas 19 compareceram. À noite, os trabalhos foram suspensos por volta das 23 para serem retomados hoje.

O advogado Alex Ochsendorf alegou, antes do início da sessão, que a ausência de grande número de testemunhas viola o “princípio da plenitude de defesa”, um dos que regem os processos sob a competência do Tribunal do Júri.

Porém, a juíza Eliana Tosi de Mello decidiu por realizar o julgamento. Ela fundamentou que o advogado do réu “não insistiu” nos depoimentos das testemunhas ausentes, frisando que elas, por serem de outra comarca, não têm o dever de comparecimento.

Por fim, a magistrada ponderou que os processos do Tribunal do Júri possuem duas fases e, na primeira, todas as testemunhas ausentes ontem já haviam prestado depoimento, sob o crivo do contraditório, ou seja, na presença da acusação e da defesa.

 “Fica reservado ao plenário decidir sobre o que há de mais importante, não havendo necessidade de repetições de depoimentos tomados na primeira fase do processo. Não vislumbro qualquer motivo para que a sessão de hoje seja redesignada”, concluiu.

Em razão de preventiva, o soldado Aparecido aguarda pelo julgamento no Presídio Militar Romão Gomes, na Zona Norte da Capital. Na hipótese de condenação por todos os crimes que lhe são atribuídos, ele está sujeito a pena de 44 a 190 anos de reclusão.

http://www.atribuna.com.br/cidades/j%C3%BAri-do-pm-do-carro-preto-continua-nesta-quarta-feira-1.349668