quinta-feira, 6 de junho de 2013

Cientistas descobrem nova espécie de escorpião nos Andes

'Tityus crassicauda' atinge cinco centímetros de comprimento.
Região onde espécie foi encontrada é rica em biodiversidade.

Um escorpião macho da espécie 'Tityus crassicauda' (Foto: Divulgação/Eric Ythier) 
Um escorpião macho da espécie 'Tityus crassicauda' (Foto: Divulgação/Eric Ythier)
 
Pesquisadores descobriram uma nova espécie de escorpião com grande cauda nos Andes equatorianos, na América do Sul. O animal, que atinge cinco centímetros de comprimento, recebeu o nome científico de Tityus crassicauda.
A região onde o escorpião foi encontrado é rica em biodiversidade, segundo o estudo, publicado na edição deste mês da revista científica "Zookeys". A pesquisa foi realizada pelo Museu Nacional de História Natural de Paris, na França.

O animal é castanho, com tons avermelhados e cores mais escuras nas extremidades, como o ferrão. O gênero Tityus abriga uma grande variedade de espécies, e sua família pode incluir desde escorpiões pequenos, com menos de três centímetros, até animais com 12 centímetros de comprimento.
O escorpião recém-descoberto possui um veneno poderoso, assim como ocorre com outras espécies de animais similares.

"Apesar de os escorpiões serem fascinantes, o interesse das pessoas, em geral, é pela reputação destes animais de serem 'matadores de gente'. No entanto, apenas um número limitado de espécies podem causar incidentes sérios", disse o pesquisador Wilson Lourenço, responsável pela pesquisa, à revista "Zookeys".
Imagem mostra exemplares do escorpião recém-identificado 'Tityus crassicauda' (Foto: Divulgação/Elise-Anne Leguin)Exemplares de machos da espécie de escorpião recém-identificada (Foto: Divulgação/Elise-Anne Leguin)
 
 http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/06/cientistas-descobrem-nova-especie-de-escorpiao-nos-andes.html

Torcedores poderão pegar metrô de graça até a Arena Pernambuco

Onze estações vão admitir passageiros que mostrem ingresso para estádio.
Motoristas vão contar, ainda, com estacionamento em três shoppings.

Mapa do metrô do Recife (Foto: Divulgação / Secopa PE)Mapa mostra, em amarelo, estações onde o embarque será gratuito para os passageiros que mostrarem os ingressos para a Arena Pernambuco (Foto: Divulgação / Secopa PE)
 
A viagem de metrô até a Estação Cosme e Damião, ponto mais próximo da Arena Pernambuco, localizada na cidade de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, será gratuita a partir de determinadas estações da capital pernambucana, durante os jogos da Copa das Confederações. O torcedor a caminho do estádio poderá apresentar seu bilhete na catraca de uma das 11 estações de metrô que compõem o Circuito da Copa e não pagará nada pela viagem, de forma que ele não precisará se dirigir aos guichês, evitando filas e tumulto.

Essa e outras novidades de mobilidade e segurança para a Copa foram anunciadas, na manhã desta quarta-feira (5) pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). "O plano mantém as diretrizes básicas do jogo-teste do dia 22, entre Náutico e Sporting de Portugal, que é estimular o uso do metrô como principal transporte público de acesso à Arena Pernambuco", afirmou o secretário Extraordinário da Copa, Ricardo Leitão.

As estações do Circuito da Fifa, a partir de onde as viagens serão gratuitas, são aquelas que estão dentro do perímetro de 3 km da Arena. São elas Recife, Joana Bezerra, Camaragibe, Cajueiro Seco, Aeroporto, Tancredo Neves, Shopping, Antônio Falcão, TIP, Largo da Paz e Rodoviária. Ao chegar à estação Cosme e Damião, o processo para continuar a viagem até a Arena vai permanecer o mesmo: um ônibus circular vai buscar os torcedores na estação e levá-los até 600 metros da Arena, uma determinação de segurança da Fifa.

Coletiva da Secopa-PE anuncia novidades nos transportes, no Recife (Foto: Elton de Castro / GloboEsporte.com)Coletiva da Secopa-PE anuncia novidades nos transportes, no Recife (Foto: Elton de Castro / GloboEsporte.com)
 
Além de parar seus veículos nos estacionamentos já divulgados anteriormente, a população também vai poder deixar os carros nos edifícios-garagem dos shoppings Recife, Guararapes e Riomar. De lá, ônibus expressos vão levar os torcedores até as estações Antônio Falcão, Caujeiro Seco e Recife, respectivamente, de onde a passagem segue gratuita até a Cosme e Damião. A passagem do Expresso da Copa custa R$ 5 (ida e volta). Os passageiros vão ter direito a uma pulseira exclusiva para facilitar a identificação.

Quem for de carro, deve ficar atento aos Pontos de Verificação de Veículos (PVVs), de onde só deverão passar os carros credenciados pela Fifa. Cada veículo só poderá levar até quatro passageiros; além disso, serão necessárias duas credenciais. Os PVVs localizados na BR-408 agora estão sob coordenaçaõ da Fifa e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O PVV que fica ainda no Recife está sob coordenação da Fifa e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Carros não credenciados poderão ficar estacionados no Parqtel, cujo bilhete deve ser comprado com antecedência, através da internet. O preço segue o mesmo, R$ 40.

O secretário Ricardo Leitão orientou aos torcedores que não deixem para sair de casa de última hora, uma vez que a Arena já estará aberta ao público três horas antes do início da partida. "Não há necessidade das pessoas se deslocarem momentos antes. Quanto mais cedo se deslocar, maior é a garantia de tranquilidade e segurança", avisou.
A secretária executiva das Cidades, Ana Suassuna, apresentou o plano de mobilidade do Governo de Pernambuco durante a coletiva de imprensa. Ela anunciou que o tempo de desocupação do estádio será de quatro horas após o término do jogo. Serão utilizados dois novos trens, cerca de 500 voluntários nas dez estações do Circuito da Copa e sinalizações para o evento. Ao todo, serão 24 trens levando até a Cosme e Damião, sendo 16 na linha centro e 8 na linha sul. Quarenta ônibus convencionais vão levar os torcedores do Parqtel até a Arena e outros 65 articulados farão o trecho entre o estádio e a Cosme e Damião. Vans especiais poderão levar idosos e pessoas com mobilidade reduzida. A expectativa é que o transporte público do Recife leve 50 mil pessoas até a Arena.

As autoridades destacaram, também, que dois dos três jogos da Copa das Confederações acontecerão nos domingos (16 de junho, entre Espanha e Uruguai; e 23 de junho, entre Uruguai e Taiti), quando o número de pessoas transportadas pelo metrô do Recife já é normalmente reduzido. De acordo com a CBTU, o metrô transporta uma média de 130 mil pessoas, o que deve ajudar a diminuir a quantidade observada no jogo-teste do último dia 22.

Segurança
O delegado Humberto Freire, coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança Pública também apresentou, durante a coletiva, o plano de segurança do Governo. Ao todo, 5.240 homens farão a segurança da Arena da Copa, estações e estacionamentos periféricos, sendo mais de 3 mil militares envolvidos. Todos os torcedores serão revistados na entrada do estádio e serão proibidos objetos como bandeiras de grande porte, material promocional não autorizado, megafones e instrumentos musicais (incluindo vuvuzelas e caxirolas), pó, farinha e similares, transmissores de imagem e som, álcool ou drogas ilícitas, alimentos, animais, copos de vidro ou alumínio, aerosóis, lasers, armas de qualquer tipo, mochilas, escadas, cadeiras, bancos e rolos de papel. Os itens apreendidos serão descartados.

Esquema único
Ricardo Leitão fez questão de alertar à população que o esquema de segurança das Copas das Confederações e do Mundo é especial. De acordo com ele, a operação de mobilidade da Copa das Confederações não será a mesma dos eventos regulares posteriores. "Depois dos eventos, o acesso será garantido a qualquer cidadão pernambucano sem as restrições de acesso. Por enquanto, estamos respeitando os requisitos da Fifa", afirmou.

 http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/06/torcedores-poderao-pegar-metro-de-graca-ate-arena-pernambuco.html

Aos 31 anos, homem abre a boca pela primeira vez após cirurgia em PE

Médico afirma que problema na mandíbula pode ter sido causado no parto.
Procedimento incomum foi realizado no Hospital das Clínicas, no Recife.

Leandro ao lado da irmã, Simone, e da mãe, Josefa: carinho que ajudou a superar os desafios da 'boca fechada' (Foto: Priscila Miranda / G1)Leandro ao lado da irmã, Simone, e da mãe, Josefa: carinho que ajudou a superar o problema na boca (Foto: Priscila Miranda / G1)
 
Não se sabe o que de fato causou o problema de Leandro Araújo. Encontrado abandonado ainda bebê em um hospital de Belém, capital do Pará, ele foi adotado pela aposentada Josefa de Melo Araújo em 1981 e desenvolveu uma rigidez na articulação temporomandibular, chamada anquilose óssea mandibular, que não o permitia abrir a boca. Mas, após uma cirurgia realizada no fim de abril no Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, Leandro conseguiu abrir a boca pela primeira vez, aos 31 anos. Agora, o rapaz sorri à toa porque já realiza movimentos considerados simples, como mastigar e ver a língua, coisas que, para ele, são uma grande conquista.

O procedimento cirúrgico é considerado incomum, já que a equipe do serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do HC, liderada pelo cirurgião e professor da UFPE Ricardo Eugenio Varela Ayres de Melo, nunca havia operado um paciente que conviveu tanto tempo com o problema. "Quando acontece nas criancinhas, tem que fazer logo [a cirurgia], por causa do desenvolvimento da mandíbula", explicou.

A anquilose óssea mandibular pode ser desenvolvida em decorrência de um trauma ou infecção. No caso de Leandro, o dentista acredita que pode ter sido um acidente no momento do parto. "Na hora do parto, quando [o bebê] passa no canal vaginal, pode acontecer de quebrar os côndilos [mandibulares], ou a segunda [possibilidade] é o parto a fórceps. A gente imagina que tenha sido o parto a fórceps", disse o dentista, referindo-se ao instrumento utilizado para auxiliar partos difíceis e que pode ter machucado Leandro.

Leandro Araújo sendo examinado pelo dentista Ricardo Eugenio (Foto: Priscila Miranda / G1)Leandro Araújo sendo examinado pelo dentista Ricardo Eugenio (Foto: Priscila Miranda / G1)
 
O rapaz ainda fez duas cirurgias quando criança, porém nenhuma delas surtiu efeito. "Quando ele tinha oito anos, eu trabalhava em um hospital. Tinha plano de saúde e o médico fez uma cirurgia, mas não conseguiu que ele abrisse a boca. Com 13 anos, o médico tentou de novo e abriu uma brechinha só, no dia da cirurgia", lembrou-se a mãe de Leandro.

A pequena abertura permitia a passagem de alimentos, que tinham que ser pastosos ou líquidos. "Quando a gente era pequeno, muitas vezes eu mastigava a comida e depois dava pra ele, para ajudar", contou a irmã Simone Melo.

A oportunidade de realizar o procedimento que mudou a vida de Leandro veio depois de um acidente no São João do ano passado, quando ele, após ter ficado alcoolizado, caiu e quebrou um dente. Procurou um dentista que, percebendo a gravidade do problema, o encaminhou para o cirurgião do Hospital das Clínicas.

Após pesquisas e exames, a operação foi realizada no último dia 25 de abril, com a ajuda de estudantes de odontologia da UFPE. Ao todo, foram onze horas de procedimento. "A princípio nós poderemos fazer outras duas cirurgias no futuro, se ele não se recuperar bem, porque ele perdeu o côndilo e seis dentes na cirurgia", afirmou Ricardo Eugenio.

A cirurgia teve o propósito de iniciar a reabilitação muscular da mandíbula de Leandro que, com a ajuda de fisioterapia e aparelho ortodôntico, vai gesticular mais a boca e tratar os dentes debilitados pela falta de escovação. "Eu só conseguia escovar a parte da frente", relembrou.

A recuperação enche o jovem de esperança e projetos. Leandro largou os estudos na terceira série e chegou a arranjar trabalhos temporários. Agora, dando gargalhadas de boca aberta pela primeira vez, ele deseja voltar a trabalhar. "Eu estou alegre, graças a Deus. Ia aos lugares e não comia nada, agora eu como até demais, inclusive carne de churrasco", comentou. A mãe é a mais entusiasmada com a nova vida do filho de coração - além dele e Simone, tem outros cinco filhos. "Eu pedi tanto a Deus que ele conseguisse se recuperar e ele conseguiu."

 http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/06/aos-31-anos-homem-abre-boca-pela-primeira-vez-apos-cirurgia-em-pe.html

Em visita ao Rio, papa fará discurso em cima de laje na Favela da Varginha

Comitê aguarda autorização do Vaticano para que Francisco use papamóvel.
Ideia é que não haja cordão de isolamento para ajudar aproximação com papa.

Papa fará saudação aos moradores e receberá presente da comunidade (Foto: Andressa Gonçalves/ G1)Papa fará saudação aos moradores e receberá presente da comunidade (Foto: Andressa Gonçalves/ G1)
Uma laje utilizada por crianças para soltar pipa vai servir de palco para o Papa Francisco durante visita à Varginha, no Conjunto de Favelas de Manguinhos, no dia 25 de julho. A 47 dias da Jornada Mundial da Juventude, a comunidade não passou por grandes mudanças. O campo de futebol que vai reunir os fiéis para o encontro com o pontífice continua em péssimas condições, os alambrados são sustentados por postes, o muro está apoiado em pedaços de madeira e um ferro-velho ainda ocupa grande parte do espaço.
         O que é a JMJ
Criada pelo Papa João Paulo II, em 1984, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é o maior encontro internacional de jovens com o Papa. A última edição, em 2011, reuniu mais de 2 milhões de pessoas em Madri. Realizado a cada três anos, o evento mudou de data para não coincidir com a Copa do Mundo, em 2014.

De acordo com Everaldo Oliveira, morador da comunidade e integrante da equipe responsável pela visita do Papa à Varginha, o pontífice vai chegar ao local de carro fechado pela Avenida Leopoldo Bulhões, que terá o trânsito interditado. O Comitê aguarda autorização do Vaticano para que o Papa ande de papamóvel e possa ter mais contato com a comunidade.

De cima da laje do vestiário do campo de futebol, Francisco fará uma saudação e receberá as boas-vindas dos jovens da comunidade. Em seguida, os moradores vão retribuir a mensagem com uma surpresa que ainda está sendo planejada. Um discurso de cerca de 30 minutos encerra a visita do pontífice à favela.

Campo de futebol
O campo de futebol, que vai receber o papa argentino, tem 8.400 metros quadrados e capacidade para receber mais de 25 mil pessoas. Uma escada será construída para dar acesso à laje e um toldo vai ser colocado em cima do vestiário para servir de fundo. O alambrado, que está caindo, deve ser substituído por uma grade mais baixa. O muro branco, que está inclinado e representa um risco à segurança dos fiéis, será derrubado.

A construção separa o campo da área que era chamada de Faixa de Gaza, referência à área de conflitos entre palestinos e israelenses. A associação era feita em razão dos constantes tiroteios entre as favelas de Manguinhos e Mandela, antes da instalação da Unidade de Polícia Pacificadora, em janeiro. Um espaço será reservado para os idosos e portadores de deficiências. Um ferro-velho que funciona do lado de fora do campo vai dar lugar aos jornalistas que farão a cobertura do evento.
Campo tem capacidade para mais de 20 mil pessoas (Foto: Andressa Gonçalves/ G1) Barbante puído serve de cadeado da porta do campo de futebol na Favela da Varginha. Campo tem capacidade para receber mais de 25 mil pessoas (Foto: Andressa Gonçalves/ G1)
 
“Os bombeiros vão definir quantas pessoas podem entrar. Mas a Varginha tem mil moradores, o Mandela tem 20 mil, Manguinhos mais de 20 mil. Se vierem 20%, já são oito mil pessoas. Ainda tem o público do Jacaré, do Arará, de Bonsucesso e todo o Complexo do Alemão. Tenho certeza que vai lotar", disse Everaldo Oliveira.

Sem cordão de isolamento
Na quarta-feira (5), o mestre de cerimônias do Papa Francisco, monsenhor Guido Marini, e uma comitiva visitaram a capela para finalizar o planejamento dos espaços por onde o Papa vai passar na favela, além de organizar o cerimonial. 
 
De acordo com a coordenação da visita, a estação de trem de Manguinhos vai ser uma área de segurança estratégica, mas ainda não foi confirmado se a estação será bloqueada. O acesso à Rua Carlos Chagas, onde o papa vai caminhar, será fechada e Francisco seguirá a pé entre as pessoas por 100 metros.

A ideia é que não haja cordão de isolamento e que os moradores das casas possam ter contato com o pontífice. A interdição da rua vai até a igreja evangélica que fica na entrada do campo de futebol. "Somente as famílias desta rua poderão vê-lo tão de perto. Essa foi a rua abençoada. Ele vem aqui pra ver pessoas. A ideia é partilhar o momento com a comunidade. Isso aqui é a realidade que ele tinha em Buenos Aires", completou Everaldo Oliveira.

Visita a casa na favela
A grande surpresa da caminhada é que o papa vai entrar em uma casa da comunidade. "A casa a ser visitada será de alguém que precisa mesmo. Será uma pessoa que a visita faça diferença para a família. A expectativa é tão grande que até uma evangélica me pediu para que o papa vá à casa dela", contou o morador.

A passagem pela rua virou um grande evento. Os moradores já começaram a chamar os seus convidados. "Tem gente que vai receber 30 parentes. Eles não abriram a casa para hospedagem porque só a família lotou a casa. Na minha casa, serão mais de 15", revelou Everaldo.

"Se interditarmos da Rua Carlos Chagas até o Arará e as pessoas puderem ficar nesse espaço, caberiam aí mais de 50 mil pessoas", disse Everaldo Oliveira, integrante da equipe responsável pela visita do Papa à Varginha.
Novo altar da capela receberá bênção de Francisco (Foto: Andressa Gonçalves/ G1)Everaldo Oliveira trabalha na igreja da Varginha e é um dos organizadores da visita do papa à favela (Foto: Andressa Gonçalves/ G1)
 
Bênção
A Capela São Jerônimo Emiliani foi a escolhida para ser visitada pelo papa. Na véspera, um novo altar será colocado no local e o papa dará a bênção. No templo que acomoda até 60 pessoas, Francisco fará um momento de oração com a comitiva e moradores convidados.

“Nós ganhamos um altar novo em abril. Com a possibilidade de recebermos a visita do Santo Padre, a gente resolveu esperar pela sua bênção. A mesa que fica no presbitério, local onde o padre realiza a celebração, já está na igreja matriz e só será colocado no dia 24”, explicou Everaldo Oliveira.

Segundo o morador que trabalha na paróquia há 26 anos, a expectativa é grande pelo presente que o papa deve entregar à comunidade. “Para mim, se ele trouxesse uma relíquia de primeiro grau de São Jerônimo Emiliani ou do beato João Paulo II já seria ótimo. Acho que tem que ser algo que dure o tempo que essa igreja existir”, declarou.

Faixa de Gaza abençoada
O aposentado Antônio Carlos Vasconcelos mora num cômodo dentro do campo de futebol e se mostra orgulhoso por ser um dos moradores mais antigos.
Durante trajeto, Papa visitará a casa de uma família da comunidade (Foto: Andressa Gonçalves/ G1)Durante trajeto, Papa visitará a casa de uma família da comunidade (Foto: Andressa Gonçalves/ G1)
“Moro aqui há 64 anos. Sinto como se minha casa fosse visitada. Rodaram mais de 300 comunidades, a nossa foi a premiada. Antes aqui era conhecido como Faixa de Gaza. Mas, a Faixa de Gaza foi abençoada com essa escolha. Deus mandou o papa vir aqui e a gente não vai ser mais esquecido. A gente espera que enxerguem a gente e todo o Complexo de Manguinhos. A gente faz a nossa parte para tirar a garotada da rua, são mais de 300 garotos”.

Antônio ressalta que o maior medo de quem mora no local é a cheia do rio e que a esperança é de melhorias. “Quando a Maré enche, dá medo. Você vê a água vindo e pede a Deus para parar a chuva.  Nós somos a última comunidade, e a água vem toda caindo pra cá.”

"Não queremos nada muito exorbitante, a gente quer tudo muito simples, nem palco, nem luxo.  Porque eu acho que a gente foi escolhido por isso, pela simplicidade. E é isso que continuaremos sendo depois da vinda do papa. A gente pediu que não fosse feita nenhuma obra de maquiagem aqui. O legado social que isso vai deixar, vai depender da prefeitura dar essa assistência. Preferimos esperar assistência do que obras com efeito paliativo", completou Everaldo.

Visita à comunidade acontecerá na quinta-feira (dia 25) (Foto: Andressa Gonçalves/ G1)Antonio Carlos Vasconcelos mora num cômodo construído na beira do campo (Foto: Andressa Gonçalves/ G1)
 

Ex-diretor da CIA vazou dados para filme sobre caça a Bin Laden

Informações confidenciais foram dadas a roteirista, segundo o Pentágono.
'A Hora Mais Escura' relata a operação que resultou na morte de Bin Laden.

A atriz Jessica Chastain em cena do filme 'A hora mais escura', que trata da caçada a Osma Bin Laden (Foto: Divulgação)A atriz Jessica Chastain em cena do filme 'A hora mais escura', que trata da caçada a Osma Bin
Laden (Foto: Divulgação)
 
O ex-chefe da CIA Leon Panetta revelou detalhes confidenciais ao roteirista de "A Hora Mais Escura", o filme sobre a caça de Osama bin Laden, de acordo com documento do Pentágono divulgado nesta quarta-feira (5) por um grupo de investigação independente.

O relatório preliminar feito pela Inspeção Geral do Pentágono ainda não foi publicado, mas foi obtido pelo Projeto para a Supervisão do Governo (Pogo, na sigla em inglês), uma companhia independente especializada em investigações do governo americano.
A investigação pode ser um novo problema para Barack Obama, cujo governo tem defendido uma postura rígida na contenção do vazamento de informações confidenciais. O documento divulgado sugere que a Casa Branca se mostrou disposta a ajudar os cineastas a contar a "bem-sucedida" caçada de Bin Laden, chefe da rede Al-Qaeda.

Segundo a Inspeção Geral do Pentágono, Panetta, agora secretário da Defesa, revelou detalhes "top secret" da operação que resultou na morte de Bin Laden, durante uma cerimônia na sede da CIA em homenagem aos que participaram da caçada. O diretor do filme, Mark Boal, compareceu ao evento.

"Durante a cerimônia de reconhecimento, o diretor Panetta identificou exatamente a unidade que realizou o ataque e deu o nome de quem dirigia as operações no terreno", acrescentou o informe, que também menciona outra informação sigilosa revelada nessa ocasião pelo então chefe da CIA.

A investigação foi solicitada pelo legislador republicano em Nova York, Peter King, então presidente da Comissão de Segurança Nacional na Câmara de Representantes.

O congressista republicano acusou o governo de Obama de tentar de destacar sua principal conquista de política externa - a eliminação do líder da Al-Qaeda - por conta da campanha presidencial de 2012.

O Pentágono se negou a comentar a informação revelada por Pogo, mas um porta-voz da Inspeção Geral garantiu que ainda está trabalhando na investigação.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/06/ex-diretor-da-cia-vazou-dados-para-filme-sobre-caca-bin-laden.html

Coreia do Norte propõe diálogo à Coreia do Sul

Norte-coreanos querem discutir reabertura da zona industrial de Kaesong.
Coreia do sul aceita dialogar, dizem agências de notícias.

Porta-voz do ministério sul-coreano da Unificação,  Kim Hyung-seok, diz que país concorda em manter conversações com a coreia do Norte. (Foto: Lee Jin-man / AP Photo)Porta-voz do ministério sul-coreano da Unificação, Kim Hyung-seok, diz que país concorda em manter conversações com a coreia do Norte. (Foto: Lee Jin-man / AP Photo)
 
A Coreia do Norte propôs nesta quinta-feira (6) o início de discussões com a Coreia do Sul visando a reabertura do complexo industrial intercoreano de Kaesong, fechado por decisão de Pyongyang em meio à tensão militar entre os dois países, e a reabertura da área turística situada no Monte Kumgang.

Barricadas na estrada de ligação com o Complexo Industrial de Kaesong. (Foto: Jung Yeon-je / AFP Photo)Barricadas na estrada de ligação com o Complexo Industrial de Kaesong. (Foto: Jung Yeon-je / AFP Photo)
 
"O local das discussões e a data da abertura podem ser fixados de acordo com o desejo do Sul", informa um comunicado do Comitê do Norte pela Reunificação Pacífica da Coreia (CPRK), órgão encarregado das relações com Seul. A informação também foi veiculada pela agência local "KCNA".
Esse é o primeiro gesto conciliatório do regime norte-coreano desde que o líder Kim Jong-un rompeu as atividades de Kaesong durante a última campanha de ameaças bélicas que seu país realizou entre março e abril.
Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye. (Foto: Pool / Lee Jin-man / AFP Photo)Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye. (Foto: Pool / Lee Jin-man / AFP Photo)
Estabelecido em 2004 como um símbolo da cooperação coreana, Kaesong se tornou a principal vítima de dois meses de constante tensão militar, depois de um teste nuclear norte-coreano em fevereiro.
Situado no território norte-coreano, a 10 km da fronteira, Kaesong abriga 123 empresas sul-coreanas e é o único local que comprova a existência de uma aproximação coreana, depois do congelamento das relações bilaterais em 2010.

Com um volume de negócios de US$ 469,5 milhões em 2012, Kaesong constituía uma importante fonte de criação de empregos e de arrecadação de impostos e divisas estrangeiras para a empobrecida Coreia do Norte.

A Coreia do Sul aceitou a proposta norte-coreana, de retomar as conversas para normalizar os acordos comerciais entre os dois países, incluindo o funcionamento do complexo industrial de Kaesong, informam as agências internacionais de notícias.

Segundo o Ministério da Unificação da Coreia do Sul, "Seul está considerando a proposta de maneira positiva e espera que as conversas possam gerar confiança entre ambas as partes".

Casal sul-coreano visita túmulo de familiar morto durante a Guerra da Coreia (1950-1953). (Foto: Lee Jin-man / AP Photo)Casal sul-coreano visita túmulo de familiar morto durante a Guerra da Coreia (1950-1953). (Foto: Lee Jin-man / AP Photo)
 
Na nota divulgada pela agência estatal, o Comitê para a Reunificação Pacífica de Coreia também ressalta que, se Seul aceitar a proposta, as linhas de comunicação serão restabelecidas na aldeia de Panmunjom, no coração da zona desmilitarizada que separa os países, as quais foram cortadas pela Coreia do Norte em março.

Além disso, o regime norte-coreano assegurou que está aberto a negociar os encontros de famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-53), que não ocorrem desde finais de 2010.

Também se mostrou aberto a celebrar uma cerimônia conjunta para comemorar o 41º aniversário do comunicado de 1972, no qual ambos os governos traçaram uma série de passos para conseguir uma reunificação pela via pacífica.

Líder norte-coreano Kim Jong-um, em foto liberada nesta quinta-feira (6), pela ‘KCNA’. (Foto: KCNA / KNS / via AFP Photo)Líder norte-coreano Kim Jong-um, em foto liberada nesta quinta-feira (6), pela ‘KCNA’. (Foto: KCNA / KNS / via AFP Photo)
 
A Coreia do Norte começou a lançar agressivas advertências de "guerra atômica" a Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão depois que o conselho de Segurança da ONU sancionou por unanimidade seu teste nuclear realizado em fevereiro.

A onda de ameaças por parte do regime norte-coreano também protestava contra as manobras militares anuais que EUA e Coreia do Sul realizam na península coreana com aeronaves e embarcações capazes de realizar ataques nucleares.

Em pleno aumento da tensão, o regime de Kim Jong-un cortou a linha de comunicação de Panmunjom, deu por partido o armistício que pôs fim à Guerra da Coreia e expulsou os capatazes sul-coreanos do hoje inoperante complexo de Kaesong.

Em relação ao enclave turístico conjunto do Monte Kumgang, os funcionários sul-coreanos seguem expulsos desde 2008, quando a morte de um turista sul-coreano baleado por soldados norte-coreanos gerasse outro desencontro entre os países.

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/06/coreia-do-norte-propoe-dialogo-a-coreia-do-sul-1.html

Paris Jackson queria chamar atenção, diz site

Filha de Michael Jackson teria ligado para uma central de ajuda antes de se cortar com uma faca. Ela foi internada na quarta-feira, 5.

Paris Jackson (Foto: Instagram / Reprodução)Paris Jackson (Foto: Instagram / Reprodução)
A polícia de Los Angeles está convencida de que Paris Jackson queria apenas chamar atenção quando se cortou com uma faca na última quarta-feira, 5. Segundo o site "TMZ", as suspeitas foram levantadas por dois motivos: primeiro porque Paris ligou para uma central de ajuda à pessoas que tentam suicídio antes de se cortar; segundo porque ela tomou altas doses de Motrin, um antiinflamatório pós-cirurgico que não causaria tantos danos.

"Quem que quer se matar toma Motrin? Ela ligou para a central de ajuda porque queria chamar atenção e para ter certeza de que os médicos chegariam a tempo de socorrê-la", disse uma fonte policial do "TMZ".

Ainda de acordo com o site, a filha de Michael Jackson estava consciente quando a ambulância chegou à sua casa e não ofereceu resistência ao ser atendida.
Entenda o caso
Paris Jackson foi levada ao hospital depois de uma tentativa de suicídio na madrugada desta quarta-feira, 5. Segundo o site "TMZ", a filha de Michael Jackson deixou sua casa em Calabasas, na Califórnia, de maca às 2h.

De acordo com a "People", Paris estaria deprimida com a proximidade do aniversério de morte do pai. Debbie Rowe, mãe de Paris, confirmou a tentativa de suicídio ao programa "Entertainment Tonight" e seu advogado divulgou um comunicado da família sobre a internação: "Agradecemos a preocupação de todos com Paris e pedimos respeito pela privacidade da família neste momento."

Tentativa de suicídio em 2012
O "TMZ" relata que esta não foi a primera vez que a menina tentou suicídio: "Ela tentou o mesmo no passado, mas desta vez foi bem mais sério. Não é um pedido de ajuda." O site também mostrou imagens de Paris com machucados no pulso.

Na terça-feira, 4, ela postou mensagens enigmáticas em seu Twitter: "Eu me pergunto por que as lágrimas são salgadas" e citou um trecho de "Yesterday", música dos Beatles: "Ontem parecia que meus problemas estavam longe, agora parece que eles estão aqui para ficar."

Carta de despedida
Paris Jackson deixou uma carta antes de tentar suicídio na madrugada desta quarta-feira, 5. A informação é do site "TMZ", que diz que  o conteúdo da carta não foi revelado. O site também relata que a filha de Michael Jackson usou uma faca de cozinha para cortar seu pulso direito.

Paternidade questionada
Durante anos, a paternidade dos filhos de Michael Jackson foi questionada. O cantor nunca revelou quem é a mãe de Blanket, seu caçula, e acredita-se que ele tenha usado doação de esperma para ter Prince e Paris.


Desde a morte do cantor que Mark não tem contato com as crianças, de quem é padrinho. "Enquanto Michael estava vivo, eu nunca pensei que as crianças fossem de ninguém a não ser dele. Até que depois do funeral minha namorada falou essa possibilidade e eu percebi que os meus filhos tinham semelhanças com os dele. Minha filha Olívia parece com a Paris e algumas pessoas falaram sobre a semelhança entre Prince e eu quando era mais jovem", disse.

 http://ego.globo.com/famosos/noticia/2013/06/paris-jackson-queria-chamar-atencao-diz-site.html

Diretor de Ministério da Saúde é exonerado

Dirceu foi demitido após a divulgação da campanha para o Dia Internacional das Prostitutas com a frase "Sou feliz sendo prostituta"
 
Campanha foi lançada no último fim de semana nas redes sociais pelo departamento dirigido por Dirceu / DivulgaçãoO diretor do Departamento de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Bartolomeu Greco, teve sua exoneração publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União. Dirceu foi demitido após a divulgação de uma campanha para o Dia Internacional das Prostitutas com a frase "Sou feliz sendo prostituta". A ordem de exoneração partiu do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mas a portaria é assinada pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.


A Portaria 416 com a exoneração de Dirceu pode ser acessada na página da Imprensa Nacional. Não há detalhes sobre as razões que motivaram a saída do especialista do cargo.


A campanha "Sou feliz sendo prostituta" foi lançada no último fim de semana nas redes sociais pelo departamento dirigido por Dirceu. Ontem, Padilha disse que o ministério não avalizava a peça e informou que,  enquanto estivesse no cargo, a mensagem não faria parte da campanha da pasta.

Em nota, o Ministério da Saúde informa que as peças expostas "não foram aprovadas pela Assessoria de Comunicação Social, como ocorre com todas as campanhas". Também esclarece que a campanha foi elaborada a partir de oficina de comunicação comunitária, conduzida pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais com representantes desse público-alvo.

A nota diz ainda que as peças são analisadas pela assessoria e que serão disponibilizadas se aprovadas. A campanha “Sou feliz sendo prostituta” gerou críticas de grupos conservadores e também de religiosos.


 http://noticias.band.uol.com.br/brasil/noticia/?id=100000603987