domingo, 17 de fevereiro de 2013

Procurador já analisa denúncia de Marcos Valério contra Lula

O Ministério Público Federal em Minas Gerais começou a analisar esta semana o depoimento do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, no qual ele acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter recebido recursos do esquema do mensalão, julgado no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal.
O material encaminhado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para a primeira instância - já que o ex-presidente Lula não possui mais foro privilegiado -, foi distribuído para o Núcleo do Patrimônio Público do MPF em Belo Horizonte, composto por quatro procuradores.

Por sorteio, a análise ficará a cargo do procurador Leonardo Augusto Melo. Ele vai avaliar as declarações de Valério - condenado a mais de 40 anos de prisão pelo Supremo -, que disse em depoimento na Procuradoria-Geral da República, em setembro último, que Lula sabia do esquema e que cerca de R$ 100 mil foram usados para pagar despesas pessoais do então presidente.

O procurador mineiro vai decidir se anexa o depoimento de Marcos Valério a algum dos procedimentos que já tramitaram no órgão ou se abre uma nova investigação - ou , ainda, se arquiva o caso. Conforme a assessoria do Ministério Público Federal, não há prazo para a decisão.

Condenações. Em Minas foi realizada a maior parte das investigações desmembradas do processo que tramitou no Supremo. Desde 2006, a Procuradoria da República no Estado já apresentou pelo menos seis denúncias ou ações originadas do escândalo do mensalão. Elas resultaram em ao menos quatro condenações. Entre elas, a primeira registrada no mensalão: o advogado Rogério Tolentino foi condenado a 7 anos e 4 meses de prisão por lavagem de dinheiro.

Empréstimos fictícios. Outra denúncia resultou na condenação de Valério, executivos do Banco BMG e os ex-dirigentes petistas José Genoino e Delúbio Soares pela montagem de empréstimos "fictícios" e "falsos" ao PT em 2003 e 2004.

Valério e seus ex-sócios também já foram condenados por sonegação e falsidade.

 http://www.dm.com.br/texto/93841-procurador-ja-analisa-denancia-de-marcos-valario-contra-lula

Dispositivo garante visão parcial a cegos

A FDA (Food and Drug Administration, agência reguladora de alimentos e medicamentos nos EUA) aprovou na quinta-feira o primeiro tratamento para proporcionar visão limitada a cegos, envolvendo uma tecnologia conhecida como retina artificial.

Com o dispositivo, pessoas que apresentam um tipo determinado de deficiência visual grave conseguem detectar faixas de pedestres nas ruas, a presença de pessoas ou carros e, em alguns casos, até mesmo números ou letras grandes. A aprovação do sistema é um marco numa nova fronteira das pesquisas com visão, um campo em que cientistas vêm alcançando avanços grandes com terapia genética, optogenética, células-tronco e outras estratégias.

'Isto é apenas o começo', disse Grace Shen, diretora do programa de doenças retínicas no National Eye Institute (instituto nacional dos olhos), que ajudou a financiar a pesquisa com retinas artificiais e está dando suporte a muitos outros projetos de terapias para deficiência visual grave. 'Temos muitas novidades emocionantes quase prontas para sair.'

A retina artificial é uma folha de eletrodos implantada no olho. O paciente também recebe óculos com câmera e processador de vídeo portátil acoplados. Conhecido como Argus II, o sistema permite que sinais visuais passem ao largo da parte danificada da retina e sejam transmitidos ao cérebro.

Com a retina artificial, ou prótese retínica, um cego não consegue enxergar no sentido convencional do termo, mas pode identificar os contornos e limites dos objetos, especialmente quando há contraste entre luz e sombra – por exemplo, fogos de artifício contra um céu noturno ou meias brancas misturadas com pretas.

'Sem o sistema, eu não poderia enxergar nada. Se você estivesse diante de mim e se movesse para a esquerda ou para a direita, eu não saberia', comentou o encanador aposentado Elias Konstantopoulos, 74 anos, de Baltimore, um dos 50 americanos e europeus que vêm usando o dispositivo em testes clínicos. Ele disse que o aparelho lhe permite diferenciar o meio-fio da rua e detectar os contornos de objetos e pessoas. 'Quando você não tem nada, isso é alguma coisa. É muita coisa.'

A FDA aprovou o Argus II, fabricado pela Second Sight Medical Products, para o tratamento de pessoas com retinite pigmentosa grave, na qual as células fotorreceptoras, que recebem a luz, se deterioram.

A câmera ocular capta imagens que o videoprocessador traduz em desenhos pixelados de luz e sombra, transmitindo-os aos eletrodos. Estes, por sua vez, os enviam ao cérebro.

'As questões que este dispositivo colocou para a FDA foram muito novas', comentou a Dra. Malvina Eydelman, diretora da Divisão de Dispositivos Oftalmológicos e de Otorrinolaringológicos da FDA. 'Trata-se de um grande avanço para todo o campo da oftalmologia.'

Cerca de 100 mil americanos sofrem de retinite pigmentosa, mas num primeiro momento entre 10 mil e 15 mil poderão ser beneficiados com o Argus II, segundo a empresa. Para isso, as pessoas precisam ter mais de 25 anos, terem tido vista útil anterior e terem deficiência visual tão grave que o dispositivo representaria uma melhora para elas.

Mas especialistas disseram que a tecnologia é promissora para outros cegos também, especialmente os que apresentam degeneração macular avançada e relacionada à idade – a maior causa de perda de visão entre pessoas mais velhas, que afeta cerca de dois milhões de americanos. Cerca de 50 mil pessoas teriam deficiência visual suficientemente grave para que o dispositivo as ajudasse, disse o Dr. Robert Greenberg, executivo-chefe da Second Sight.

Na Europa, o Argus II foi aprovado em 2011 para o tratamento de cegueira grave decorrente de qualquer tipo de degeneração retínica externa, mas até agora está sendo vendido para retinite pigmentosa. Nos Estados Unidos serão necessários testes adicionais para que essa aprovação seja conseguida.Com o tempo, disse Greenberg, a empresa pensa em implantar eletrodos diretamente no córtex cerebral, 'para podermos tratar cegueira de qualquer origem'.

Num primeiro momento o Argus II será disponibilizado em sete hospitais de Nova York, Califórnia, Texas, Maryland e Pensilvânia. O dispositivo vai custar cerca de US$150 mil, valor que não inclui a cirurgia e o treinamento. A Second Sight disse estar otimista quanto às chances de o seguro-saúde cobrir o custo do sistema.

O Argus II foi desenvolvido ao longo de 20 anos pelo oftalmologista e engenheiro biomédico Mark S. Humayun, da universidade de Southern California. Parte do financiamento veio de fontes privadas e do Fundação Nacional dos Olhos, a Fundação Nacional de Ciência e o Departamento de Energia, todos organismos federais.

Humayun disse que enxerga a possibilidade de aplicar a tecnologia a outras condições além da deficiência visual, implantando eletrodos em outras partes do corpo para tratar problemas de controle da bexiga, por exemplo, ou de paralisia da espinha. 'Não visualizamos o corpo humano como uma grade elétrica, mas ele funciona com impulsos elétricos', ele explicou.

O Argus II foi aprovado sob um programa especial da FDA que o descreveu como 'dispositivo de uso humanitário', descrição que, segundo Eydelman, se aplica a terapias que serão usadas para menos de 4.000 pessoas por ano. O Argus II é apenas a 57º isenção concedida pela agência para aparelhos humanitários. As empresas que buscam a aprovação de dispositivos humanitários podem conduzir provas clínicas muito menores – a Second Sight apresentou dados relativos a apenas 30 pacientes – e só precisam apresentar provas da segurança de uso e do 'benefício provável' de uso do aparelho, não provas de sua eficácia, disse Eydelman.

A FDA colaborou com a Second Sight para desenvolver maneiras de medir os benefícios, incluindo tarefas como caminhar por uma calçada sem sair dela e juntar meias brancas, cinzas e pretas com seus pares.
Dos 30 pacientes que participaram dos testes clínicos do dispositivo, 11 apresentaram um total de 23 efeitos negativos, disse o FDA, incluindo descolamento da retina e erosão da esclera.

Eydelman disse que a empresa 'tomou medidas substanciais' para resolver os problemas de segurança de uso, fazendo 'muitas modificações no dispositivo'. De acordo com Greenberg, apenas duas pessoas precisaram ter o implante removido. Em setembro passado, um grupo de assessoria do FDA votou por unanimidade pela aprovação do aparelho, concluindo que seus benefícios superam os riscos.

Alguns pacientes apresentam mais melhoras que outros, por motivos que a empresa ainda não pôde determinar. Kathy Blake, de Fountain Valley, Califórnia, contou que vem tendo êxito com um exercício da Second Sight para verificar se os pacientes conseguem identificar números ou letras grandes sobre uma tela de computador.

O advogado Dean Lloyd, de Palo Alto, Califórnia, contou que num primeiro momento se perguntou 'será que vale a pena gastar todo esse tempo e dinheiro? Pensei que não, inicialmente.' No início apenas nove dos 60 eletrodos estavam funcionando, mas com o tempo seu implante foi ajustado de modo que mais eletrodos reagiram, e hoje 52 deles funcionam. Lloyd consegue enxergar clarões de cor, algo que nem todos os pacientes conseguem; ele usa os óculos e o videoprocessador constantemente.

'Se não estou usando, é como se eu estivesse sem calças', ele explicou. 'Já cheguei a adormecer com esta coisa.'
Stephen Rose, diretor de pesquisas da Fundação para o Combate à Cegueira, que apoiou os trabalhos muito iniciais de Humayun mas não os financiou desde então, disse que, com o tempo, a retina artificial será apenas uma das opções para ajudar os deficientes visuais.

'Acho que as possibilidades são tremendas', ele comentou. 'Não estou minimizando a importância da prótese retínica, não me entenda mal. Ela é importantíssima para algumas pessoas e já existe.'

Barbara Campbell, 59 anos, aprecia o fato de o aparelho ajudá-la a andar pelas ruas de Manhattan, localizar o ponto de ônibus e enxergar a lâmpada na entrada de seu edifício quando está andando de táxi. Mas o mais emocionante é que ele a ajuda a apreciar museus, teatro e concertos.

Num show de Rod Stewart, ela contou, 'consegui enxergar o cabelo dele', loiro quase branco sob os holofotes. Num concerto de Diana Ross, apesar de Campbell estar sentada longe do palco, a cantora 'estava usando uma roupa brilhante, e eu consegui enxergá-la'.

Mas ela não teve a mesma sorte num show de James Taylor. A roupa discreta dele não gerou contraste que a retina artificial conseguisse registrar. Uma pena: 'Ele não brilhou tanto', disse Campbell.

 http://www.jornalpequeno.com.br/2013/2/16/dispositivo-garante-visao-parcial-a-cegos-245036.htm

Prefeitura diz que hospital tinha obrigação de atender ex-prefeito

Ex-prefeito de Curitiba Saul Raiz foi baleado em assalto no sábado (16).
Hospital disse que não atendeu o paciente por falta de pronto-socorro.

Saul Raiz foi prefeito de Curitiba entre 1975 e 1979 (Foto: Reprodução/ÓTV)

A Prefeitura de Curitiba informou por meio de nota oficial na tarde deste domingo (17) que o ex-prefeito de Curitiba Saul Raiz, vítima de uma tentativa de assalto por volta das 17h de sábado (14), no Centro da capital paranaense, deveria ter tido um primeiro atendimento no Hospital São Vicente antes de ter sido encaminhado para o Hospital Evangélico.

saiba mais
Segundo o delegado Rubens Recalcatti, após o roubo, Raiz tentou ir dirigindo até o São Vicente para pedir atendimento, mas os médicos não quiseram recebê-lo e afirmaram que não tinham especialistas na área que ele necessitava. Sem condições de continuar a dirigir, um funcionário desse mesmo hospital ajudou e levou o ex-prefeito até o Evangélico. Ele foi internado na UTI.

Ainda segundo Recalcatti, a vítima estava  dentro do carro quando foi abordada por um homem, que deu voz de assalto. O ex-prefeito tentou acelerar para fugir, mas o homem atirou pelas costas.

De acordo com a nota da prefeitura, o Hospital São Vicente errou e descumpriu uma determinação do Código de Ética Médica. "Deveria garantir o primeiro atendimento e a estabilização do quadro do paciente, para posterior encaminhamento a um hospital com condições de suporte de atendimento. Esse contato com os hospitais, após o primeiro atendimento,  deveria ter sido realizado pelo próprio São Vicente, que ficaria responsável pela remoção do paciente  em ambulância própria. No caso de indisponibilidade do veiculo deveria ter acionado o SAMU", diz um trecho da nota, que afirma ainda que o São Vicente é conveniado ao município para atendimento a pacientes do SUS.

O Hospital São Vicente informou também em nota oficial que quando Raiz chegou ao hospital foi verificado que se tratava de ferimento por arma de fogo e que a exigência imediata era de encaminhamento para Pronto Socorro. Veja a nota na íntegra.

"Esclarecemos que o Hospital São Vicente não tem serviço de pronto-socorro, unidade especializada que exige estrutura adequada para diagnóstico e terapêutica imediata (plantão cirúrgico, anestesiologistas e equipe multidisciplinar para complemento de diagnóstico in loco). O atendimento sem as condições necessárias existentes em um Pronto Socorro, pode se constituir em crime de responsabilidade. Cabe esclarecer que o encaminhamento ao Pronto Socorro foi sugerido e a condução foi efetuada por um membro do estacionamento do Hospital (não se trata de funcionário do Hospital), conduta adequada e elogiável. O Hospital São Vicente não dispõe de ambulâncias. E qualquer atraso no encaminhamento deste paciente poderia representar um alto risco". 

O hospital informou ainda que há um erro na nota emitida pela Prefeitura de Curitiba e que em breve irá se pronunciar novamente sobre o assunto.

 O caso foi encaminhado para a Delegacia de Furtos e Roubos. Até as 17h50 deste domingo o assaltante não tinha sido identificado.

Ex-prefeito permanece internado
O Hospital Evangéilico informou por volta das 17h30 deste domingo que Saul Raiz permanece na UTI em observação e apresenta quadro estável. Ele nasceu em 1930 e foi prefeito de Curitiba entre os anos de 1975 e 1979.

 http://g1.globo.com/parana/noticia/2013/02/prefeitura-diz-que-hospital-tinha-obrigacao-de-atender-ex-prefeito.html

Quadrilha usa comboio para assaltar condomínio logístico em Campinas

 Grupo armado teria usado 18 veículos para roubar Centro Logístico Brasil. Pelo menos 30 homens levaram carga de tablets e smartphones do local.
 
Segurança faz segurança de centro logístico roubado em Campinas, SP (Foto: Reprodução / EPTV)

Pelo menos 30 homens armados e encapuzados invadiram e assaltaram um condomínio logístico, em Campinas (SP), na noite de sábado (16). Segundo a Polícia Militar, o grupo usou 18 veículos - sendo oito carros e dez caminhões - para roubar uma carga de tablets e smartphones no Centro Logístico Brasil (CLB). No local, há uma unidade da Celistics, multinacional espanhola que responde por 60% das operações de logística e transporte de aparelhos celulares no Brasil, segundo a Prefeitura.


Condomínio empresarial, em Campinas, foi invadido por quadrilha no sábado (Foto: Reprodução / EPTV)A Polícia Militar relatou que parte do grupo, armado com pistolas e fuzis de uso exclusivo das Forças Armadas, surpreendeu o chefe da segurança que estava a caminho da empresa, por volta das 23h30. Os suspeitos entraram no condomínio usando o mesmo veículo e, a partir de então, renderam os outros vigias da empresa para permitir a entrada do comboio. O CLB está instalado no entroncamento das rodovias Anhanguera e Dom Pedro I, no distrito de Nova Aparecida. A ação dos bandidos levou três horas, mas ninguém ficou ferido.

Parte dos funcionários ficou trancada em veículos da empresa, enquanto outros foram obrigados a carregar os equipamentos eletrônicos para os carros e caminhões dos suspeitos. O valor da carga roubada não foi confirmado e ninguém foi preso até a publicação da reportagem. Os bandidos também roubaram as três armas e coletes dos seguranças.

Investigações
No local, a polícia apreendeu bitucas de cigarro, uma camiseta, um alicate, uma luva e um pedaço de algodão com mancha vermelha, que pode indicar sangue. O material será avaliado pelo Instituto de Criminalística (IC) e o resultado será divulgado em até 30 dias.

A ocorrência será registrada no 4º Distrito Policial (DP), no Taquaral. Segundo a Polícia Civil, a investigação deve ser conduzida pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG).


Segundo o policial Gileno Luz, a suspeita é de que os bandidos tinham informações privilegiadas sobre o condomínio logístico. "Disseram que eles sabiam tudo do local, inclusive os pontos em que os vigilantes deveriam passar durante a rotina de trabalho para não acionar o alarme", disse. A polícia vai analisar imagens do circuito de câmeras de segurança da empresa.

Outro lado
Procurada pela EPTV, uma das empresas responsáveis pela segurança no local, a G4F, preferiu não comentar o assunto. Na delegacia, um representante da Celistics também não quis revelar detalhes.

A assessoria do Centro Logístico Brasil não foi encontrada para comentar o assalto.

 http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/02/quadrilha-usa-comboio-para-assaltar-condominio-logistico-em-campinas.html

Antigo parceiro dos Beatles, Tony Sheridan morre aos 72 anos


 Tony Sheridan, antigo parceiro dos Beatles (Foto: Reprodução/Site Oficial)


Sheridan cantou em algumas das primeiras gravações do quarteto.
Músico esteve no Brasil para megashow em Vitória.

O cantor e guitarrista inglês Tony Sheridan, antigo parceiro dos Beatles, morreu neste sábado (16) na Alemanha, aos 72 anos. Sheridan cantou em algumas das primeiras gravações do quarteto de Liverpool, incluindo “My Bonnie”.

Ele esteve no Brasil em 2010 quando fez um show na praia de Camburi, em Vitória, no Espírito Santo. Na ocasião, Sheridan se apresentou ao lado da banda “Clube Big Beatles”, um dos mais tradicionais grupos brasileiros de tributo ao grupo inglês.

O músico nasceu no dia 5 de maio de 1940 em Norwich, na Inglaterra. De acordo com sua biografia, publicada no site do cantor, ele cresceu em um lar bastante influenciado pela música clássica e aprendeu a tocar violino quando ainda era muito novo.

Durante a adolescência, Sheridan abandonou a escola primária para frequentar uma escola de arte e trocou o violino pela guitarra. Em 1956, ele formou seu primeiro grupo de skiffle - música folk com influência de jazz, blues e country.

O músico é considerado por alguns estudiosos como o responsável por lançar os Beatles no mundo dos discos ao convidá-los para ser sua banda de apoio durante uma série de gravações em Hamburgo, na Alemanha. Pouco tempo depois, em 1961, ele cantou em várias faixas gravadas pelos Beatles.

O trabalho de Sheridan com o quarteto foi relançado várias vezes ao longo dos anos, mais recentemente em 2011. Neste ano, o CD que reunia  o trabalho conjunto, chamado de “Os Beatles com as primeiras gravações de Tony Sheridan – Edição comemorativa do 50º aniversário”, foi indicado ao Grammy, mas acabou perdendo.

 http://g1.globo.com/musica/noticia/2013/02/antigo-parceiro-dos-beatles-tony-sheridan-morre-aos-72-anos.html

OAB pede que advogados presos por ataques sejam transferidos para PM

Advogados foram presos suspeitos de envolvimento nos ataques em SC.
Por serem advogados, têm direito a cumprir prisão em unidade especial.

O presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, encaminhou neste domingo (17) um ofício ao comandante-geral da PM, Coronel Nazareno Marcineiro, pedindo que os advogados Simone Vissoto, Francine Bruggemann, Gustavo Gasparino Becker e João de Souza Barros sejam transferidos para uma das unidades da PM em Santa Catarina. Os advogados foram presos suspeitos de envolvimento nos atentados que ocorrem no estado deste o dia 30 de janeiro.

Segundo o Departamento de Administração Prisional, por serem advogados, eles têm direito ao benefício da Sala de Estado Maior, e podem cumprir a prisão em uma unidade especial, neste caso, um Batalhão de Polícia Militar. O Comandante da PM e o Diretor do DEAP disseram que irão se empenhar na remoção dos presos para salas de Estado Maior tão logo as vagas sejam disponibilizadas, como determina o Estatuto da Advocacia.

De acordo com o conselheiro estadual da OAB, Leonardo Pereima, as advogadas Simone Vissoto e Francine Bruggemann foram transferidas para o presídio de Jaraguá do Sul no sábado (16), no Norte do estado. Já os advogados Gustavo Gasparino Becker e João de Souza Barros, até as 1740 deste domingo (17), estavam no Centro de Triagem do Estreito, em Florianópolis.

Desde o início dos atentados em Santa Catarina, a entidade ja emitiu três notas oficiais. Na primeira delas, repudiou os atos criminosos, cobrou a transferência de presos ligados aos atentados para presídios federais e exigiu a observância das prerrogativas profissionais. Em outra nota, criticou o Diretor do DEAP, Leandro Lima, que fez declarações genéricas em relação ao envolvimento de advogados com facções criminosas.

 A nota provocou a retratação do Diretor em carta dirigida à OAB/SC. No último sábado (16), num comunicado, a entidade voltou a reconhecer a legitimidade da intervenção do governo e da Força Nacional de Segurança, mas exigiu novamente respeito às prerrogativas dos advogados. O G1 não conseguiu contato com quem está defendendo os advogados presos.


mapa atentados em santa catarina 8h domingo (17) (Foto: Arte/G1)
Entenda o caso
A segunda onda de atentados em Santa Catarina começou na noite de 30 de janeiro, no Vale do Itajaí. Até as 17h deste domingo (17), a Polícia Militar havia confirmado 107 ataques. Veículos foram incendiados e foram disparados tiros e jogados coquetéis-molotovs contra prédios públicos. As ocorrências foram registradas em 34 municípios: Navegantes, São José, Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Palhoça, Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna, Araquari, Gaspar, Joinville, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Maracajá, Ilhota, Tubarão, Chapecó, Indaial, Brusque, Blumenau, Garuva, Bom Retiro, São Bento do Sul, Rio do Sul, Porto União, São João Batista, São Miguel do Oeste, Içara, Imbituba, Guaramirim, Campos Novos, Balneário Rincão e Itapoá.

O policiamento foi reforçado em todas as regiões. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a suspeita é de que as ordens sejam comandadas por uma facção criminosa e partam de dentro dos presídios. As autoridades investigam a relação dos ataques com denúncias de maus-tratos no Presídio de Joinville e com transferências de detentos no sistema prisional do estado. Em Joinville e Florianópolis, são feitas escalas especiais de escolta para os ônibus do transporte coletivo.

Em novembro de 2012, quando aconteceu a primeira onda de atentados, durante sete dias foram confirmados 58 atentados em 16 municípios catarinenses. Os ataques cessaram depois do anúncio da saída do diretor da Penitenciária de São Pedro de Alcântara.

 http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/02/oab-solicita-que-advogados-sejam-transferidos-para-unidades-da-pm.html

Grupo em comboio rouba carga de tablets em Campinas, em São Paulo

Dez caminhões e oito veículos invadiram na madrugada deste domingo um condomínio empresarial.

Criminosos em um comboio com dez caminhões e oito veículos invadiram na madrugada deste domingo um condomínio empresarial em Campinas, no interior de São Paulo, para roubar uma carga de tablets e smartphones.

As informações da polícia são de que o grupo era formado por pelo menos 30 assaltantes que estavam fortemente armados, com fuzis e pistolas, e encapuzados. Era por volta da meia-noite quando eles invadiram o Centro Logístico Brasil (CLB), que fica no distrito de Nova Aparecida, no entroncamento das rodovias D. Pedro I e Anhanguera.

O alvo do comboio era uma carga de produtos de alta tecnologia armazenada no centro logístico da multinacional espanhola Celistics, especializada em operações de logística e transporte de smartphones e tablets no Brasil.

A Polícia Militar informou que o grupo pode ter entrado no condomínio empresarial rendendo um vigia antes do serviço. Os demais vigias foram mantidos reféns dentro da área do CLB. A ação teria durado três horas. Ninguém ficou ferido. Não foi divulgado o volume e o valor de carga roubados.

 http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2013-02-17/grupo-em-comboio-rouba-carga-de-tablets-em-campinas-sp.html

Polícias presos em Sorocaba por desvio de cocaína

Três policiais civis, entre eles dois investigadores do Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) da capital, foram presos pela Polícia Federal na madrugada de hoje, com 308 kg de cocaína desviados do departamento. Os policiais davam cobertura para dois traficantes que transportavam a droga pela rodovia Castelo Branco, em direção a Sorocaba. A abordagem foi feita no km 44, em Araçariguama. Os traficantes também foram presos e três veículos foram apreendidos.

De acordo com o delegado chefe da PF em Sorocaba, Roberto Boreli Zuzi, a atuação criminosa dos policiais vinha sendo investigada há um ano. Eles tinham ligações com uma rede de tráfico boliviana e agiam para que a droga não fosse apreendida, inclusive fazendo a escolta dos bandidos. Os policiais também faziam apreensões simuladas, permitindo a fuga dos traficantes, e desviavam parte da droga apreendida. Também desviavam drogas apreendidas pelo departamento e repassavam aos traficantes. Um dos veículos usados pela quadrilha foi apreendido em São Paulo e, além de parte da droga, duas malas com dinheiro - reais e dólares.

Os três policiais foram autuados em flagrante na Delegacia da PF de Sorocaba e seriam levados para a prisão especial da Polícia Civil, na capital. Os dois traficantes foram levados para o Centro de Detenção Provisória de Sorocaba. A Secretaria da Segurança Pública informou em nota ter pedido cópia do inquérito da PF para a instauração, pela Corregedoria da Polícia Civil, de procedimento disciplinar contra os policiais. 

http://br.noticias.yahoo.com/pol%C3%ADcias-presos-sorocaba-desvio-coca%C3%ADna-152600028.html

Pesquisa mostra que 62% apoiam cotas em faculdades

Quase dois em cada três brasileiros são a favor de cotas em universidades públicas tanto para negros quanto para pobres como para alunos da escola pública. Pesquisa nacional do Ibope feita a pedido do Estado mostra que 62% da população apoia a implementação dos três tipos de cotas - mecanismos que facilitam o acesso desses segmentos sociais às vagas do ensino superior.

Há variações significativas, porém. O grau de apoio muda de região para região, entre classes sociais, de acordo com a cor da pele do entrevistado e segundo o seu grau de escolaridade.

Outra constatação importante da pesquisa é que há um apoio significativamente maior às cotas que levam em conta a renda (77%) e/ou a origem escolar (77%) dos pretendentes às vagas que às cotas baseadas só na cor autodeclarada do aluno (64%).

Em contraposição aos 62% que apoiam todos os tipos de cotas, 16% dos brasileiros são contra qualquer uma delas, segundo o Ibope. Os restantes não souberam responder (5%) ou são a favor de um ou dois tipos de cotas, mas contra o terceiro: 12%, por exemplo, defendem cotas para alunos pobres e para alunos da rede pública, mas são contrários às cotas para alunos negros.

A oposição às cotas para pobres, negros e alunos da rede pública tende a ser maior entre brancos, entre brasileiros das classes de consumo A e B, entre pessoas que cursaram faculdade e entre os moradores das capitais e das Regiões Norte e Centro-Oeste.

Já o apoio à política de cotas nas universidades públicas é proporcionalmente mais alto entre quem estudou da 5.ª à 8.ª série, entre os emergentes da classe C, entre nordestinos e moradores de cidades do interior do País.

Essa diferença de perfil entre os contrários e os a favor sugere que aqueles que estão em busca de ascensão social e econômica tendem a ter mais simpatia por políticas que aumentem suas chances de chegar à faculdade, enquanto aqueles que já chegaram lá - a maioria sem ter se beneficiado desses mecanismos - têm maior probabilidade de serem contrários a esse favorecimento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

 http://br.noticias.yahoo.com/pesquisa-mostra-62-apoiam-cotas-faculdades-121100134.html

Histórias de assombração aterrorizam funcionários do Teatro Nacional de Brasília

Até o fantasma do maestro do Claudio Santoro já teria sido visto nos porões.
adaltoteatronacional
A morte do maestro Claudio Santoro dentro do Teatro Nacional, o mais importante de Brasília, fez com que crescessem as histórias de assombrações e fantasmas no estabelecimento. Até hoje, 47 anos após a inauguração da primeira sala do teatro, funcionários se assustam e outros se divertem com os relatos de fantasmas no local.

O próprio Claudio Santoro conhecia algumas das histórias de assombração do Teatro Nacional: elevadores que andam sozinhos, uma bailarina que dança à noite e instrumentos que tocam sozinhos. Após a morte do maestro, em 1989, as histórias aumentaram.
O gerente de operação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, Adalto da Silva Moreira, de 54 anos, é um dos que se diverte ao relembrar as histórias de “assombração” que escutou ou presenciou ao longo dos 32 anos trabalhando nos bastidores do local.
São muitos funcionários que já se assustaram ou viveram momentos de terror, influenciados pelas lendas de fantasmas que frequentariam os corredores e passagens subterrâneas do prédio piramidal, projetado por Oscar Niemeyer. Alguns dele têm medo de andar sozinhos pelo teatro.
Apesar de saber de todas as histórias, Adalto diz não acreditar nas anedotas e rebate a maioria delas com teorias racionais sobre os fenômenos relatados pelos colegas. Porém, não procura contestar o depoimento do vigilante, conhecido como Baiano, sobre visões de vultos durante as rondas internas realizadas na madrugada.
O segurança noturno jura que sempre via uma bailarina de branco correndo em frente à porta de um elevador do teatro, que por um defeito, sempre parava sozinho do segundo subsolo. Outros funcionários contam histórias de elevadores que funcionariam sozinhos, abrindo a porta, subindo e descendo.
O gerente também não tem explicação para os relatos de um artista plástico de que, durante a pintura de um painel no porão do teatro, teria visto o maestro Claudio Santoro andar por um corredor no subsolo. O artista morreu no teatro regendo um ensaio da orquestra que hoje leva o seu nome. A copeira aposentada, Domingas, também dizia que já teria visto vários ex-funcionários antigos do teatro que já morreram.

Adalto, no entanto, diz que somente uma vez acreditou estar presenciando um fenômeno metafísico. Em uma madrugada após toda a programação, passando pela plateia da Sala Villa-Lobos, ele escutou um som de violino tocando sozinho que vinha do palco. Ao chegar no tablado, tinha a impressão de que o som, na verdade, viria do fundo da plateia. Ao voltar para o lugar de onde estaria ressoando o instrumento, pensou que a origem do barulho era o camarote presidencial, de onde finalmente notou que o som de violino tinha origem na saída de emergência.
— Quando abri porta, encontrei um músico ensaiando à uma hora da manhã.
Também há a história de um piano que foi ouvido tocando sozinho e a descoberta depois, de que era um gato que passava andando sobre as teclas do instrumento.
— Até hoje gatos conseguem entrar no teatro
Além dos felinos, era comum espectadores tentarem entrar no teatro sem pagar ingresso. Um jovem acabou morrendo ao tentar passar pelo quarto subsolo até a plateia da Sala Villa-Lobos. Ele acabou caindo de cabeça no poço de um elevador da Sala Martins Pena.
— Ele chegou a ser levado para o hospital, mas já chegou morto. Naquele tempo, tinha muita gente que tentava entrar de graça, shows da Legião Urbana ou do Oswaldo Montenegro mexiam com multidões.
Armações
Aproveitando a crença da existência de “assombrações” no Teatro Nacional, os funcionários armavam brincadeiras para assustar os colegas de trabalho. Uma delas foi quando soltaram um boneco, que caiu do “teto” do teatro em cima de um vigilante que passava pelo palco da Sala Martins Pena.
— Ele ficou com tremelique e chorou duas horas. Ainda bem que ninguém nunca morreu do coração com as brincadeiras que a gente fazia.
Outra vez, pediram para um funcionário pegar um objeto no porão. Ao chegar lá, o homem de deparou com um caixão, parte do cenário do balé Gisele, apoiado em dois cavaletes e com duas velas acesas ao lado.
— O cara voltou amarelinho, querendo bater na gente.

Menina que ficou cega e perdeu a pele após tomar remédio receberá R$ 123 milhões de indenização

Reprodução/nydailynews.com

 Nove anos após uma extrema reação alérgica que fez com que uma norte-americana de sete anos de idade perdesse 90% da pele e ficasse cega, a Justiça decidiu que a empresa fabricante do medicamento terá que pagar 63 milhões de dólares (cerca de R$ 123 milhões) para a família da menina
 Reprodução/bostonglobe.com
O medicamento que provocou a alergia em Samantha Reckis em 2003 é o Children's Motrin, da empresa Johnson & Johson. O medicamento contém ibuprofeno, um anti-inflamatório não esteróide. Na ocasião, o remédio foi usado para controlar a febre da menina. Pouco depois de tomar o medicamento, Samantha passou mal e foi levada ao hospital, onde foi diagnosticada com necrólise epidérmica tóxica, uma rara patologia dermatológica, na qual a camada superficial da pele se desprende em lâminas, podendo levar à morte. Ela foi colocada sob coma induzido por várias semanas para evitar a dor.


 http://noticias.r7.com/internacional/fotos/menina-que-ficou-cega-e-perdeu-a-pele-apos-tomar-remedio-recebera-r-123-milhoes-de-indenizacao-17022013?foto=1#fotos

Psicólogo de filho do goleiro Bruno acredita que criança viu mãe morrer

sonia
O psicólogo que acompanha o tratamento de Bruno Samudio, filho de Eliza com o goleiro Bruno Fernandes, acredita que ele presenciou a morte da mãe e que a extrema violência provocou um trauma que já se manifesta em algumas atitudes da criança.

A desconfiança surgiu durante sessões de terapia, quando o garoto responde a alguns testes adequados para sua faixa etária – ele completou três anos no último domingo (10). A advogada Maria Lúcia Borges reforça a suspeita.

— Há a certeza de que Bruno presenciou esse crime brutal. Por conta do que vem sendo analisado nas sessões, ele tem verbalizado tudo aquilo que aconteceu durante os testes. Com base nas reações dele, e depoimentos dos envolvidos, é possível dizer que ele esteve naquele lugar epresenciou a execução da mãe.

O acompanhamento psicológico, nesse sentido, serve para ajudá-lo a estruturar as emoções. 

— Ele é muito ativo, é nítido como guarda lembranças. Um dia vai colocar isso para fora e, se não tiver um suporte, pode reagir de forma negativa. Por isso o tratamento é importante.

Memória é possível
Uma criança de quatro meses que testemunha um crime brutal pode guardar memórias da situação. É o que explica a doutora em psicologia e professora da UFMG Cassandra Pereira França. 

— Ficam marcas no aparelho psíquico da criança, isso fica registrado. O indivíduo dá significado a isso durante o período de amadurecimento. Pode ser durante a infância, quando domina a fala, ou ao longo da vida, na adolescência, na vida adulta. É um assunto muito amplo, existe inclusive a possibilidade de não se manifestar. 

Para Maria Lúcia, o contato entre Sônia e Bruno acaba fornecendo um suporte afetivo para ambos, por conta do histórico de agressão familiar. 

— Eles começam a ter referência familiar agora, já que a vida pregressa foi complicada. O pai da criança está preso por participação nesse crime. O avô materno sumiu no mundo, é suspeito de pedofilia. A avó materna apanhou a vida toda em casa.  

Aos três anos, garoto estaria demonstrando sinais do trauma

 http://noticias.r7.com/minas-gerais/noticias/psicologo-de-filho-do-goleiro-bruno-acredita-que-crianca-viu-mae-morrer-20130217.html

118 decretos de emergência no Piauí serão investigados pelo TCE

TCE criou grupo de trabalho para fiscalizar 118 decretos em 106 prefeituras. Legalidade e constitucionalidade dos decretos serão analisadas. 

Um grupo de trabalho formado por técnicos de várias áreas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) irão investigar 118 decretos de emergência assinados por 106 prefeitos municipais do Piauí. O grupo vai monitorar as contas das Prefeituras analisando a legalidade e constitucionalidade dos documentos além de avaliar o alcance e a abrangência de cada decreto.

Segundo Jackson Nobre, conselheiro substituto do TCE, a medida se faz necessária porque, ao decretarem estado de emergência, as prefeituras podem contratar sem licitação por 90 dias, podendo renovar por igual período. “O Tribunal precisa saber se a situação de emergência e os bens e serviços adquiridos estão ligados com a situação emergencial ou calamitosa que provocou o decreto”, afirma.

Do total de decretos, apenas 14  justificaram o estado de emergência por causa da seca. A maioria alega caos administrativo, em razão da mudança de gestão ocorrida no dia 1º de janeiro. Alguns municípios emitiram mais de um decreto.

Os técnicos farão a fiscalização por meio do sistema web de prestação de contas do TCE e podem, ainda, realizar inspeções in loco para aferir os motivos alegados pela administração para o decreto de emergência.

 http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/02/118-decretos-de-emergencia-no-piaui-serao-investigadas-pelo-tce.html

Facebook admite que foi alvo de hackers

Segundo a empresa, ataque ocorreu em janeiro e não comprometeu dados.

O Facebook admitiu nesta sexta-feira que seu sistema de informática foi "alvo de um sofisticado ataque" no mês passado, mas reportou não ter encontrado evidências de comprometimento das informações de seus usuários. A companhia anunciou em uma publicação em seu blog que o 'malware' proveio da página web infectada de um desenvolvedor de tecnologia móvel.

"Remediamos todas as máquinas infectadas, informamos à polícia e começamos uma vasta investigação que continua até o dia de hoje", informou a empresa.

Os hackers teriam se aproveitado de uma vulnerabilidade no software de Java que não havia sido detectada previamente. Ao ser alertado da situação, o criador do programa, a Oracle, compensou o ataque de 1º de fevereiro, segundo o Facebook.

"O Facebook não esteve sozinho neste ataque", informou a companhia com sede na Califórnia. "Está claro que também outros (meios) foram atacados e infiltrados recentemente", acrescentou.

A rede social Twitter informou no dia 2 de fevereiro que cerca de 250 mil usuários foram vítimas de hackers "sofisticados", que realizaram ataques similares aos que haviam sofrido empresas e meios de comunicação americanos anteriormente. Naquela mesma semana, os jornais The New York Times e Wall Street Journal informaram que seus computadores e sistemas informáticos haviam sido alvo de ataques cibernéticos, apontando o governo chinês como possível responsável.

O Twitter já havia advertido contra o uso do software Java e o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, por sua vez, solicitou no início de janeiro aos usuários de Java que o desativassem de seus navegadores, devido à vulnerabilidade
 
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2013/02/facebook-admite-que-foi-alvo-de-hackers-4046529.html

 

Usuários do Messenger terão que migrar para o Skype a partir de abril

A migração começa com os habitantes de países de língua inglesa e vai ser gradual.

Os usuários do Windows Live Messenger terão que migrar suas contas para o Skype a partir do próximo dia 8 de abril. A Microsoft vai passar a forçar esta mudança para quem possui contas no antigo mensageiro instantâneo da empresa. A migração começa com os habitantes de países de língua inglesa e vai ser gradual, terminado com o idioma português (Brasil) no fim do mês, provavelmente até o dia 30.

Ao contrário do que muita gente imaginava, especialmente após um e-mail um pouco confuso que a Microsoft enviou para os usuários, o Windows Live Messenger não vai parar de funcionar no próximo dia 15 de março para todos. A Microsoft está testando planos de migração e ela só vai começar a funcionar de verdade em 8 de abril. A partir desta data, os usuários receberão notificações e instaladores que vão remover o Live e instalar o Skype.

“O processo de atualização está indo muito bem e já tivemos milhões de consumidores fazendo a mudança. Em produtos como o Xbox, vamos fazer atualizações posteriormente”, confirmou Parri Munsell, diretor do Skype.

Em seu blog oficial no Brasil, a Microsoft confirmou este planejamento e realizou até um tutorial para a integração de uma conta do Messenger ao Skype, com dicas bastante interessantes. O comunicado explica que a ideia é permitir que os usuários tenham acesso a diferentes recursos e a um sistema de comunicação mais completo do que o do Live Messenger.

“Queremos que todo mundo que usa o Messenger tenha a mesma experiência positiva. Fazer a transição para o Skype pode ajudar você a se comunicar com mais flexibilidade, e ficar conectado em mais dispositivos e plataformas, como Windows, Mac, iOS, Windows Phone, Android e, em breve, no Blackberry. (…) O Skype oferece muitos recursos que os usuários do Messenger conhecem e adoram, como emoticons, chat em grupo e compartilhamento de tela, e temos certeza de que você vai descobrir muitas vantagens ao usar o Skype”, diz a nota.

 http://180graus.com/geral/usuarios-do-messenger-terao-que-migrar-para-o-skype-a-partir-de-abril-589031.html

Pai esquece filho e bebê morre no carro

Homem de 35 anos deixou criança de 7 meses dentro do veículo, em um estacionamento, em Minas Gerais AGÊNCIA BOM DIA

O corpo do bebê que morreu após ficar por mais de cinco horas dentro de um carro, em Divinópolis (MG), foi enterrado na cidade na manhã de ontem. A criança de 7 meses foi esquecida pelo pai no estacionamento de um supermercado.

O bebê deveria ter sido deixado anteontem com uma babá, mas o pai, André Oliveira Garcia, de 35 anos, mudou a rotina de horário de trabalho e esqueceu o filho no banco do carro, um Uno Mille. Ele contou aos policiais que até a semana passada quem deixava o filho na casa da babá era a mulher dele. “A princípio, foi sem intenção porque o pai não queria que isso tivesse acontecido. Ele mudou de rotina. O pai começava a trabalhar às 13h e, no domingo, passou a entrar às 7h”, disse a delegada  Angelita Oliveira.

Somente por volta do meio-dia, em seu horário de almoço, o pai se lembrou da criança. Com a ajuda de um colega, ele levou o filho ao Hospital Santa Lúcia.  “A criança estava com o rosto queimado. O corpo estava inchado e com alta temperatura. Segundo os médicos, a respiração estava bem fraquinha, mas a causa do óbito foi parada cardíaca”, disse o sargento PM Adriano Barbosa. Os médicos informaram que por mais de meia hora tentaram reanimar a criança, que estava desidratada e não resistiu.

Durante a tarde de quinta-feira, a delegada ouviu dez testemunhas, inclusive a cuidadora do bebê. “A babá disse que entrou em contato com a mãe, mas no serviço ela não pode atender celular”, disse Angelita. O pai foi preso em flagrante por homicídio culposo, mas pagou uma fiança de R$ 2 mil e vai responder pelo crime em liberdade. “O pai é o garantidor da criança. A meu ver ele foi negligente em não ter o cuidado de checar, de olhar atrás. A cadeirinha ficava no meio do banco do passageiro”, afirmou a delegada.

 http://diariosp.com.br/noticia/detalhe/44417/Pai+esquece+filho+e+bebe+morre+no+carro

Cardeal cotado a papa é favorável a pena de morte para homossexuais

Cardeal cotado a papa é favorável a pena de morte para homossexuais
Um dos mais fortes nomes para suceder o papa Bento 16, o cardeal de Gana Peter Turkson, defende a pena de morte para homossexuais em Uganda. O religioso, que poderia se tornar o primeiro papa negro e africano da história, disse ao site National Catholic Register que “a intensidade da reação (à homossexualidade) é provavelmente compatível com a tradição”. 
 
 Ele ainda criticou a atitude do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, que pediu ao continente africano o fim da criminalização da homossexualidade. “Quando você está falando sobre o que é chamado de ‘estilo de vida alternativa’, são estes os direitos humanos? Ele [Ban Ki-moon] precisa reconhecer que há uma sutil distinção entre moralidade e direitos humanos, e é isso que precisa ser esclarecido”, afirmou. 
 
 http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/131525-cardeal-cotado-a-papa-e-favoravel-a-pena-de-morte-para-homossexuais.html

Mais de 425 mil processos aguardam julgamento do STF

Mais de 425 mil processos aguardam julgamento do STF
Mais de 425 mil processos judiciais estão parados em 14 tribunais do país à espera de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Na Bahia, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região acumulou 8.657. Os dados foram atualizados em janeiro e fazem parte das estatísticas sobre ações que tiveram repercussão geral reconhecida, ou seja, que a futura decisão tomada pelo plenário deve ser seguida nas instâncias inferiores. Os processos sobre o assunto ficam sobrestados até que o STF decida. 
 
Durante todo o segundo semestre de 2012, o tribunal esteve dedicado ao processo do mensalão, que terminou com 25 condenados. A próxima sessão ocorre na quarta-feira (20), quando estarão na pauta processo que pede a validade da revisão da aposentadoria e outro que definirá de quem é a competência para julgar processos sobre previdência privada.

Meteoro que atingiu Rússia é o acidente cósmico com maior número de feridos


A explosão de um meteoro na cidade de Tcheliabinsk, na Rússia, que deixou mais de mil pessoas feridas é o acidente cósmico que deixou mais feridos já registrado. Ele é também o maior objeto a se chocar com a Terra desde 1908, quando um outro objeto espacial atingiu o mesmo país e devastou milhares de quilômetros de floresta, em Tunguska, na Sibéria.
Arte UOL
  • Mapa mostra cidade onde explosão de meteoro causou quebra de vidraças e deixou feridos
Inicialmente, o meteoroide, que atingiu a Rússia nesta sexta-feira (15), foi declarado como tendo 15 metros e cerca de 10 toneladas. Após análises mais precisas, a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) disse que o objeto que se chocou com a Terra teria 17 metros e pesaria 10 mil toneladas. Estes dados incluem informações de cinco estações em todo o mundo.

Um evento dessa magnitude deve ocorrer a cada 100 anos em média, disse Paul Chodas, da Nasa. "Quando você tem uma bola de fogo deste tamanho, nós esperamos um grande número de meteoritos a alcançar o solo, e neste caso deve haver uns grandes".
 
Quanto ao evento do Tunguska, pouca informação é precisa. Estima-se que ele tinha entre 10 e 36 metros e pesaria entre 100 mil toneladas a 500 mil.
 
Análises preliminares indicam que o meteoroide de Tcheliabinsk era constituído de ferro, e ao entrar na atmosfera terrestre se pulverizou entre 30 e 50 quilômetros de altitude, segundo a Academia de Ciências da Rússia.
 
Ao se chocar com a terra, o objeto estava a 18 km/s e sua energia de 300 quilotons seria maior do que das armas nucleares testadas pela Coreia do Norte, por exemplo. 
 
Ele foi maior do que o evento que ocorreu na Indonésia em 8 de outubro de 2009 (com 50 quilotons) e que o impacto do meteorito Sikhote-Alin, também na sibéria, em 12 de fevereiro de 1947, que teve energia equivalente a apenas 10 quilotons. O Tunguska teria um impacto na ordem dos megatons.
 
*A matéria foi atualizada após novos dados divulgados pela Nasa após o fechamento da reportagem. Incorreções como a velocidade do objeto e o tamanho do meteoroide que atingiu Tunguska também foram corrigidas.
 
Uol