domingo, 13 de janeiro de 2013

Russos vão às ruas protestar contra a lei que proíbe adoção por americanos


 

Milhares de pessoas enfrentaram o frio e foram às ruas de Moscou e São Petersburgo contra a lei que proíbe que crianças russas sejam adotadas por casais dos Estados Unidos

Milhares de pessoas foram às ruas de Moscou se manifestar contra a l ei que proíbe a adoção de crianças russas por casais dos Estados Unidos . Um dirigente da oposição Sergei Oudaltsov contabilizou cerca de 20 mil pessoas que se uniram na praça Pushkin, de onde se dirigiram até a rua Sajarov.

Apesar do forte frio que atinge a Rússia, os manifestantes se mobilizaram para acusar o governo Putin de utilizar as crianças em disputas políticas com Washington.
  
Os manifestantes, entre eles intelectuais, opositores e jornalistas, acreditam que a lei promulgada por Putin afeta diretamente os mais desfavorecidos. Um protesto similar foi registrado na cidade de São Petersburgo.

A lei sobre adoções causou indignação entre liberais russos e defensores dos direitos infantis e entrou em vigor estremecerndo ainda mais as relações entre EUA e Rússia. Das 3,4 mil crianças russas adotadas em 2011 por estrangeiros, 956 foram recebidas por cidadãos dos Estados Unidos.

Além de proibir as adoções por parte de americanos, a lei também desautoriza algumas organizações não-governamentais que recebem financiamento dos EUA e impõe um congelamentos de bens e cancelamento de vistos de viagem para americanos acusados de violar os direitos de cidadãos russos no exterior.

Parlamentares aliados ao governo elaboraram o projeto de lei em resposta à lei Magnitsky dos EUA, que impede a entrada no país de russos acusados de envolvimento na morte sob custódia do advogado anticorrupção Sergei Magnitsky e de outros suspeitos de crimes contra os direitos humanos.

Magnitski morreu em 2009 em Moscou em prisão preventiva, vítima de atos violentos e sem receber atendimento médico. Ele havia sido detido um ano antes, depois de ter denunciado um gigantesco escândalo financeiro executado por funcionários do Ministério do Interior russo.

 

As restrições a adoções foram acrescentadas à lei posteriormente, em consequência de uma elevação das tensões entre Rússia e EUA por desentendimentos em questões como o conflito na Síria, o tratamento dado por Putin a adversários e as restrições impostas a organizações não governamentais desde que o presidente iniciou um novo mandato , em maio.

A lei que proíbe a adoção na Rússia por americanos é chamada de forma oficiosa de "projeto de lei Dima Iakovlev", nome de um menino russo de 2 anos que morreu em 2008 depois que o pai adotivo americano o esqueceu dentro de um carro em pleno verão. O pai foi absolvido da acusação de homicídio culposo por um tribunal americano, o que provocou revolta em Moscou.
  

 http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2013-01-13/russos-vao-as-ruas-protestar-contra-a-lei-que-proibe-adocao-por-americanos.html

Record ataca a Globo em reportagem criticando cunho religioso de ‘Salve Jorge’ e ‘O Canto da Sereia’

 












Depois de abordar a briga entre fãs do desenho “Pica Pau” e o diretor do “TV Xuxa” e perder a mão exibindo uma entrevista de cunho sensacionalista com Guilherme de Pádua, mais uma vez a Record usou o espaço do “Domingo Espetacular” para atacar a Globo. No último domingo (13) foi levada ao ar uma reportagem que condenava a rival por abordar aspectos religiosos que desagradam grupos evangélicos na minissérie “O Canto da Sereia” e “Salve Jorge”.

Como justificativa, a matéria usou a campanha feita por um pastor contra a história baseada no livro homônimo de Nelson Motta exibida na semana passada. Segundo ele, a minissérie faria apologia à bissexualidade – a protagonista, vivida por Isis Valverde, tinha um romance com a personagem de Camila Morgado – e à umbanda, ao citar a figura de Iemanjá. O candomblé, aliás, também foi o alvo de uma antropóloga, que, em depoimento, “acusou” a novela de fazer referência a Ogum em seu título. Não só houve menosprezo de outra religião como a emissora acabou por dar voz a uma parcela pequena – e extremista -, que propõe boicote à sua concorrente direta.

A mesma reportagem mostrou ainda a insatisfação de alguns pastores com o “Festival Promessas”, promovido pela Globo com cantores evangélicos. Nesse caso, a acusação é de golpe de marketing. A julgar pelo material exibido, a Globo estaria errada, portanto, não só ao dar voz a religiões fora do cristianismo quanto aos próprios evangélicos. Difícil entender. 

A produção da Record chegou até mesmo a enviar à rival um questionamento que considerou pertinente: se ela pretende exibir uma novela cuja protagonista seja evangélica. Curiosamente, nenhuma mocinha de “Balacobaco”, “Máscaras”, “Caminhos do Coração” ou qualquer outra produção da emissora professou seu credo ardorosamente. Em resposta, a Globo afirmou que sua programação é laica, ou seja, não segue nenhuma religião.

A Constituição Brasileira prevê que o Estado seja laico. Não há crime em professar uma fé diferente seja ela católica, evangélica, espírita ou umbandista. Ao permitir que grupos como este que propôs o boicote ganhem voz, a Record acaba por estimular uma briga desnecessária e alimentar, ainda que não queira, discursos de ódio. Um episódio lamentável. Há que se ter cuidado e fazer melhor uso do bom jornalismo.

http://colunistas.ig.com.br/natv/2013/01/14/record-exibe-reportagem-criticando-cunho-religioso-de-salve-jorge-e-o-canto-da-sereia/

Ex-engraxate aprovado em medicina acha difícil prova de física da UFG

Ele passou em faculdade particular mas tenta vaga na universidade pública.
Questões de português, literatura e inglês foram apontadas como fáceis.
Ex-engraxate de 57 anos é aprovado em medicina  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A prova de física foi a mais difícil da primeira fase do vestibular 2013-1 da Universidade Federal de Goiás (UFG), aplicada neste domingo (13), na opinião do ex-engraxate Jeová David Ferreira, de 57 anos. Bancário aposentado, ele conseguiu aprovação para o curso de medicina em uma faculdade particular e agora luta por uma vaga na UFG.

Crítico, Jeová diz que não conseguiu desenvolver o raciocínio como gostaria nas questões de física e matemática. Admite que chutou "três ou quatro" respostas de um total de 90 questões e reclama: "Exigia muita conta e o tempo é curto. Para medicina, uma questão te coloca dentro".

O curso de medicina é o mais disputado no processo seletivo 2013/1. A concorrência é de 64 candidatos por vaga.

Em contrapartida, o advogado achou "de bom tamanho" as questões de português, literatura e inglês. Jeová usou todo o tempo disponível e só entregou o cartão de respostas às 18h10.

Ele diz que não vai conferir o gabarito, previsto para ser divulgado na noite deste domingo no site da UFG, para manter o suspense. "Tenho que acreditar até a hora do resultado", diz com bom humor.

O resultado da primeira fase está previsto para 23 de janeiro. As provas discursivas, da segunda etapa, serão nos dias 3 e 4 de fevereiro. O resultado final deve sair no dia 17 de março.

Sonho
Depois de 35 anos longe da sala de aula, o aposentado Jeová David Ferreira, de 57 anos, resolveu tentar realizar seu grande sonho: ser médico. Ele foi aprovado em uma faculdade particular em Rio Verde, no sudoeste do estado, mas neste domingo prestou a primeira fase do vestibular da UFG.

Para garantir vaga, ele já se matriculou na faculdade particular. "Se não der certo aqui, vou para Rio Verde", diz.

Nos últimos dois anos, a rotina de estudos foi puxada. “Levantava às 5h da manhã e logo em seguida assistia ao Tele Curso, até umas 6h. Depois, ia para o colégio. Chegando ao colégio, assistia aulas o dia todo, até umas 22h. Isso todos os dias”, lembra o aposentado.

Para a família, o ex-engraxate é um grande orgulho. “É um exemplo para a gente. E a moçada mais nova que for fazer a prova amanhã tem um concorrente forte aí porque o velhinho está preparado”, declarou Fernando David Ferreira, avisou o aposentado.

http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/01/ex-engraxate-aprovado-em-medicina-acha-prova-de-fisica-da-ufg-dificil.html

MEC divulga nesta segunda-feira a 1ª chamada de aprovados no Sisu

Matrículas devem ser feitas entre os dias 18 e 22 de janeiro.
Segunda chamada será divulgada no dia 28 de janeiro. 

MEC divulga nesta segunda-feira a 1ª chamada de aprovados no Sisu.

SiSu 2013
O Ministério da Educação (MEC)  vai divulgar nesta segunda-feira (14) o resultado da primeira edição de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista da primeira chamada poderá ser consultada no http://sisu.mec.gov.br. As matrículas devem ser feitas entre os dias 18 e 22 de janeiro. Os convocados devem se informar junto às instituições de ensino em que foram aprovados sobre os 
 documentos necessários, locais e horários para efetivar as matrículas.

Nesta edição, o Sisu reuniu 129.319 vagas em 3.752 cursos de ensino superior de 101 instituições públicas (federais ou estaduais). A seleção é feita entre os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012. No total, 1.949.958 candidatos se inscreveram no Sisu. A segunda chamada vai ser divulgada no dia 28 de janeiro.

De acordo com o edital, em caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será feito levando-se em conta os seguintes critérios:

- Maior nota obtida na redação;
- Maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Segundo balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação, até as 19h 1.863.982 candidatos já haviam se inscrito. No ano passado, o Sisu teve 1.757.399 candidatos. Como cada candidato pode fazer inscrição em duas opções de curso. Com isso, o número de inscrições registrados até as 19h foi de 3.628.905. Em 2012, o Sisu teve 3.411.111 inscrições. O sistema considerará apenas a última inscrição validada pelo estudante no site sisualuno.mec.gov.br.

Veja a seguir as instruções dos próximos passos do processo seletivo deste semestre:

Quem pode participar do Sisu 2013?
Apenas quem fez o Enem 2012 e tirou nota maior do que zero na prova de redação. O resultado no exame é a pontuação utilizada para selecionar os candidatos nas vagas escolhidas. Para se inscrever, basta usar o CPF ou o número de inscrição no Enem, além da senha cadastrada no sistema do Enem, que será a mesma utilizada pelo Sisu. Quem perdeu a senha do Enem deverá recuperá-la no site do exame.

Como funciona a seleção?
Após o período de inscrição, o sistema selecionará automaticamente os candidatos com maior pontuação, na quantidade referente ao número de vagas em cada curso. O resultado desta seleção será divulgado na primeira chamada, no dia 14.

Os candidatos selecionados em sua primeira opção de curso devem fazer a matrícula entre os dias 18 e 22 de janeiro. Eles não poderão participar das chamadas seguintes.

Quem for selecionado na segunda opção continuará participando da seleção, inclusive quem fizer a matrícula no mesmo período, e poderá ser convocado na segunda chamada para sua primeira opção de curso. A segunda chamada está prevista para o dia 28.

A matrícula dos convocados na segunda chamada acontece entre 1º e 5 de fevereiro.
Como funciona a lista de espera?

No dia 28 o Sisu abre as inscrições para a lista de espera, que podem ser feitas até 8 de fevereiro. Para se inscrever, é preciso acessar o sistema durante esse período especificado, no boletim de acompanhamento, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Dessa lista podem participar tanto quem não foi convocado em nenhuma chamada quanto quem foi selecionado em sua segunda opção - mesmo tendo feito matrícula. Porém, cada candidato só poderá disputar as vagas remanescentes relativas à sua primeira opção.
A lista será divulgada em 18 de fevereiro. A partir daí, a seleção será feita gradativamente pelas instituições.

Como a lei de cotas será aplicada no Sisu?
No ato da inscrição, o candidato também deverá especificar a modalidade de concorrência da qual quer participar. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.
A lei determina que, até 2016, 50% das vagas das instituições federais sejam para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Além disso, metade deste índice será para alunos com renda familiar até 1,5 salário mínimo. Há ainda um percentual para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a proporção desta população no estado da instituição, segundo o IBGE.

Em 2013, pelo menos 30% do total de vagas ofertadas pelas universidades serão preenchidas nestes critérios.

O candidato inscrito no Sisu pode se inscrever no Prouni?
Sim, mas só podem participar do Prouni quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em uma particular. A seleção do Prouni também será feita usando a nota do Enem 2012.

Porém, apenas um dos resultados será considerado. Caso o candidato seja aprovado pelo Sisu para uma vaga em universidade pública, mas também receba uma bolsa de estudos do Prouni para uma instituição privada, ele terá que optar por apenas uma delas, já que não é permitido acumular as duas vagas.



VEJA O CALENDÁRIO DO SISU 2013
7 a 11 de janeiro Período de inscrições do Sisu
14 de janeiro Primeira chamada do Sisu
18 a 22 de janeiro Matrícula da primeira chamada do Sisu
28 de janeiro Segunda chamada do Sisu
1º a 5 de fevereiro Matrícula da segunda chamada do Sisu
28 de janeiro a 8 de fevereiro Prazo para participar da lista de espera
a partir de 18 de fevereiro Convocação dos candidatos da lista de espera 

 http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/01/mec-divulga-nesta-segunda-feira-1-chamada-de-aprovados-no-sisu.html

'Foi covardia', diz namorado de turista do RS morta no Paraná

Noiara Bonatto de Souza, de 26 anos, foi baleada na Ponte da Amizade.
Casal foi vítima de assalto quando seguia para compras no exterior.

Corpo de gaúcha que morreu no Paraná chegou no início da tarde (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV) 

O namorado da turista gaúcha morta em Foz do Iguaçu, no Paraná, disse que eles não reagiram durante o assalto que terminou com a morte de Noiara Bonatto de Souza, de 26 anos, na manhã de sábado (12). Eles atravessavam a Ponte da Amizade para fazer compras no Paraguai quando foram abordados.  

"Entreguei o dinheiro para ele. Eu disse: 'Tá louco, cara? Olha o que tu fez'. Daí ele pulou a cerca. Foi questão de 30 segundos. Ninguém reagiu. Foi covardia mesmo", disse o namorado, em entrevista para a RBS TV.

Segundo o namorado da vítima, que pediu para não ser identificado, o homem já chegou atirando. Depois de balear a jovem e realizar o assalto, o ladrão pulou uma grade da ponte e subiu em uma moto com placas do Paraguai. A vítima conseguiu anotar a placa e repassou para a Polícia Civil de Foz do Iguaçu. O namorado socorreu Noiara, que recebeu atendimento médico, mas acabou morrendo.

"A gente está muito abalado, muito triste, por que foi uma tragédia. Eu convivia com ela. Ela era muito boa. Agora a gente vai batalhar para cuidar da filha dela. Dar muito amor pra filha dela, que ficou pra gente cuidar", disse Neiva Gobatto, sogra da vítima.

O corpo está sendo velado no Memorial da Paz, em Passo Fundo. O enterro acontecerá às 21h. Além do marido, a vítima deixa uma filha de 9 anos.

 http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/foi-covardia-diz-namorado-de-turista-do-rs-morta-no-parana.html

Enquanto o Papa fala, elas tiram a roupa

Itália -  Na tradicional bênção dominical do Papa Bento 16, realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, ativistas de peito aberto resolveram protestar em favor dos gays e dos direitos das mulheres. Com os seios de fora, elas exibiam as mensagens ‘Cale a boca’ e ‘Nos gays nós acreditamos’.
'Nos gays nós acreditamos', diz inscrição nas costas de manifestante | Foto: EFE
'Nos gays nós acreditamos', diz inscrição nas costas de manifestante | Foto: EFE
As quatro mulheres, que integram o grupo feminista Femen, também carregavam cartazes em meio aos fiéis que acompanhavam o discurso do Papa, mas foram rapidamente detidas por policiais que cuidam da segurança do local.

O grupo é conhecido por realizar manifestações do tipo, sempre fazendo topless, em países como Rússia, Ucrânia e Inglaterra. Em Paris, elas criaram um centro de treinamento do novo feminismo.

Brasileiro é resgatado em fenda de 300m no Peru; outro segue desaparecido

Segundo Claudinei Monteiro, ele tentava observar geleiras quando escorregou em um lugar de onde não podia sair. Ele dormiu duas noites no local, molhado e com frio
O brasileiro Claudinei Monteiro, que estava desaparecido desde a última quinta-feira (10), foi encontrado e resgatado com vida no Peru. Morador de Guarulhos, na Grande São Paulo, ele foi foi achado em uma fenda de 300 metros de profundidade na montanha Churup, no Parque Nacional Huascarán, em Huaraz.
Divulgação/Facebook
O brasileiro em imagem tirada na última semana, durante a viagem ao Peru
As primeiras informações divulgadas pela imprensa peruana davam conta que Monteiro apresentava múltiplas lesões pelo corpo. Mas em uma rede social, o brasileiro acalmou os amigos e disse que está bem, apesar de ter passado por momentos difíceis.
Em seu perfil no Facebook, Monteiro postou a seguinte mensagem:" Desculpe pelo transtorno que causei a todos... Fui apreciar umas geleiras, e quando era hora de voltar jà havia escurecido.... resumindo escorreguei em um lugar onde nao havia como sair... nao sofri nenhum dano... Eu tinha esperanca de sair de lá pois havia uma estrada bemmm longe onde passavam pessoas... Dormi duas noites molhado, e muito frio... tinha um pouco de alimento e água.. isso me ajudou...".
Artur Paschoali , outro turista brasileiro desaparecido no país, ainda não foi encontrado. As autoridades peruanas não têm informações sobre a localização do brasileiro, que já está há 22 dias desaparecido.
Ele foi visto pela última vez no dia 21 de dezembro, quando afirmou que se dirigiria para as montanhas de Santa Teresa, na província de La Convención.


http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2013-01-13/brasileiro-e-resgatado-em-fenda-de-300m-no-peru-outro-segue-desaparecido.html

Centenas de milhares protestam contra o casamento gay na França

Vista a partir da Torre Eiffel mostra milhares reunidos em Paris para protestar contra plano de presidente de legalizar casamento gay
Sob liderança religiosa, manifestantes seguiram à capital francesa de ônibus, carros e trens reservados para mostrar oposição a plano de presidente de legalizar união homossexual

Centenas de milhares de manifestantes se mobilizaram contra o plano do presidente da França de legalizar o casamento gay , chegando a Paris de ônibus, carros e em trens de alta velocidade especialmente reservado para a ocasião.

Três grandes marchas convergiram neste domingo para o Champs de Mars, um grande parque perto da torre Eiffel. Os organizadores disseram que o evento reuniu 800 mil pessoas - que chegaram a Paris em ônibus e trens. Já a polícia e um ministro do governo afirmaram que o número total de manifestantes não passou de 340 mil. Uma marcha similar realizada em novembro do ano passado reuniu 100 mil pessoas.

O presidente François Hollande prometeu legalizar o casamento gay até junho, permitindo aos casais do mesmo sexo proteções que lhes permitiriam adotar crianças, entre outras coisas. Ele tem votos suficientes no Parlamento para aprovar a medida facilmente.

O presidente enfureceu muitos opositores ao tentar passar a reforma no Parlamento sem muito debate público e vacilou sobre alguns detalhes da reforma. O modo desajeitado como lidou com outras promessas, como o imposto de 75% sobre os ricos que foi considerado inconstitucional, ou sua luta vacilante contra o desemprego crescente, azedou o humor do público.

Sob liderança religiosa, a proposta tornou-se incrivelmente impopular na França. Cerca de 50% dos franceses são favoráveis à legalização do casamento gay, número que chegava a 65% em agosto.
Cinco trens de alta velocidade, 900 ônibus e inúmeros comboios de carros deixaram cidades na província, muitos antes do amanhecer, em direção aos três pontos da capital francesa para as marchas.



Fortemente apoiados pela hierarquia católica, ativistas mobilizaram uma coalizão híbrida de famílias religiosas, políticos conservadores, muçulmanos, evangélicos e até mesmo homossexuais que se opõem ao casamento gay para a demonstração de força.

"Queremos que esse projeto de lei seja derrubado", disse Patricia Soullier, organizadora do protesto, à BFM-TV antes de entrar em um trem em Montpellier, no sul da França, que seguia para Paris.
 
Casamentos do mesmo sexo são legalizados em 11 países, incluindo Bélgica, Portugal, Holanda, Espanha, Suécia, Noruega e África do Sul, assim como em nove Estados americanos, além da capital dos EUA.

 http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2013-01-13/dezenas-de-milhares-protestam-contra-o-casamento-gay-na-franca.html

Assalto em Londrina (PR): bandidos arrastam funcionária de loja pelos cabelos

Um dos ladrões entrou na loja fingindo ser deficiente físico.

Um homem fingiu ser deficiente físico para assaltar uma loja em Londrina, no Paraná. Ele entrou apoiado em uma muleta e em seguida mostrou a arma. Ele foi seguido por um outro rapaz que o acompanhou na ação. Juntos, fizeram uma funcionária refém, que foi arrastada pelos cabelos para fora loja.

Com a arma, a dupla levou os funcionários para uma sala e os obrigou a deitar no chão. O proprietário da loja tentou impedir os bandidos de entrarem no escritório. Assustado com a reação do empresário, um dos ladrões fez um disparo.
 
A funcionária foi agarrada pelo pescoço e utilizada como escudo pelos assaltantes. Ela tentou escapar mas foi arrastada por um deles até a saída da loja.

A ação durou seis minutos. A dupla conseguiu fugir levando dinheiro e celulares dos funcionários.
A polícia informou que vai usar as imagens das câmeras do sistema de segurança para tentar identificar os criminosos.
 
http://noticias.r7.com/cidades/assalto-em-londrina-pr-bandidos-arrastam-funcionaria-de-loja-pelos-cabelos-13012013

Restaurante com 20 robôs como garçons e cozinheiros é inaugurado na China




Restaurante com 20 robôs como garçons e cozinheiros é inaugurado na ChinaPequim, 13 jan (EFE).- Um restaurante na cidade de Harbin, no norte da China, abriu suas portas com inusitados - e inovadores - garçons e cozinheiros: 20 robôs de diferentes aparências, mais de dez tipos de expressões faciais e a capacidade de receber os clientes com variadas frases de boas-vindas.

A imprensa local informou neste domingo que os robôs, avaliados em 20.000 iuanes (R$ 6,5 mil) cada, medem entre 1m30 e 1m60 de altura e têm a inteligência de uma criança de três ou quatro anos.

O local conta com robôs preparados para cozinhar ravioli chinês, preparar massas, fritar verduras, entregar pedidos, levar menus de pratos e bebidas e dar as boas-vindas aos clientes, entre outras funções.

De acordo com o dono do restaurante, Liu Hasheng, os androides que cozinham estão programados para colocar uma quantidade adequada de sal aos pratos, além de saber controlar a temperatura do óleo na hora de fritar.

'Quando se trata de cortar verduras e carnes, há um funcionário que os ajuda e as coloca perto deles, no recipiente dos ingredientes. Depois, o robô as acrescenta na frigideira', explica Liu, quem além disso é diretor da Academia de Robôs da província de Heilongjiang, da qual Harbin é capital.

Liu prevê que os robôs serão muito comuns em nosso cotidiano daqui a uma década. 'Em cada casa haverá um para cozinhar alimentos, ajudar idosos, fazer faxinas ou servir como segurança pessoal', vislumbrou, ressaltando que a verdadeira importância do restaurante que abriu é introduzir os robôs na vida diária dos cidadãos.

'Assim que o negócio tiver sucesso, no futuro e de acordo com as necessidades do mercado, será aumentada a produção de robôs e suas funções poderão ser aplicadas em outros setores', explicou.

 http://noticias.br.msn.com/story.aspx?cp-documentid=255681534

Só três das 82 obras prometidas para a Copa mantêm gastos e cronograma

BRASÍLIA - Em três anos, o planejamento da infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 transformou-se em uma peça...

BRASÍLIA - Em três anos, o planejamento da infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 transformou-se em uma peça de ficção. Das 82 obras de mobilidade urbana, portos e aeroportos prometidas em 2010, por meio de um documento chamado matriz de responsabilidades, somente três permanecem com igual cronograma e orçamento. Nada menos que 21 empreendimentos foram retirados do compromisso, 25 tiveram o orçamento alterado e os demais 33 experimentaram ao menos mudança no prazo de conclusão. Ao longo deste período, outras 28 obras de mobilidade urbana foram incluídas na previsão e somente sete delas chegaram a ser entregues até agora.

A cerimônia de assinatura da matriz de responsabilidades foi uma festa no Palácio do Itamaraty no dia 13 de janeiro de 2010, com a presença de governadores e prefeitos das 12 sedes da Copa. Ministra da Casa Civil na época, a agora presidente Dilma Rousseff considerava o documento como um compromisso que seria cumprido pelo poder público. "A matriz de responsabilidades traz projetos realistas que podem ser concluídos nos prazos determinados. Um legado permanente, um ganho significativo para a população das cidades", disse ela, na ocasião. O ex-presidente Lula declarou: "Agora todo mundo sabe quais os compromissos que têm e o que precisamos para realizar a melhor Copa de todos os tempos".

O tempo, porém, mostrou que o compromisso de então, definido como "realista" pelo governo, era na realidade fantasioso. Das 61 obras da matriz original, ou seja, as 82 previstas menos as 21 retiradas, 37 já deveriam ter sido entregues, mas somente duas estão concluídas. Pelo estabelecido em 2010, apenas uma das 61 obras seria entregue em 2014, às vésperas do evento. Agora, já são 23. Das 28 novas ações incluídas nas áreas de mobilidade urbana, portos e aeroportos, 11 têm previsão para 2013 e outras 10 só devem ser concluídas em 2014. Todas as obras que estão dentro do cronograma ou que já foram entregues são relacionadas aos aeroportos.

O planejamento inicial para as 82 obras previa orçamento de R$ 17,89 bilhões. Agora, a estimativa para as 61 obras da matriz original mais as 28 incluídas (89 no total) é de R$ 16 bilhões. A razão é que intervenções de maior impacto foram substituídas por outras mais modestas e em alguns casos a obra será entregue de forma parcial.

A matriz de responsabilidades reúne os compromissos dos governos federal, estaduais e municipais. No caso de mobilidade urbana, a União faz o financiamento, mas a execução fica a cargo de governos estaduais e prefeituras. Portos e aeroportos são de responsabilidade da União, mas com a privatização de três deles algumas obrigações cabem agora à iniciativa privada. O documento é atualizado quando há retirada ou inclusão de alguma ação ou alteração significativa.

DINÂMICA DO PROCESSO
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirma que as mudanças "são decorrentes da dinâmica do processo federativo e de outros fatores externos ao setor público, e não podem ser vistos como sinal de inadequação do planejamento inicial". Classifica ainda como natural "ajustes" no plano inicial e afirma que a existência da matriz "mostra o compromisso do Governo com o alcance dos objetivos e com o compartilhamento de informações com toda a sociedade", diz nota enviada ao Estado.

As obras de mobilidade urbana são as que registram os maiores problemas. As intervenções de responsabilidade exclusiva do governo federal, porém, também foram sensivelmente alteradas ao longo dos anos. Das 25 obras previstas em aeroportos, oito foram canceladas. Outras 12 ações foram incluídas. Segundo dados do governo, nove obras foram entregues. Destas, porém, quatro são módulos operacionais, estruturas concebidas para uso provisório.

Uma outra obra considerada concluída é a terraplenagem da área onde será construído o terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. A justificativa para a inclusão é que a ação foi realizada pela Infraero antes da concessão para a iniciativa privada. A Secretaria de Aviação Civil afirma que o terminal será construído até o evento.

Nos empreendimentos de portos as mudanças foram de calendário, orçamento e estrutura. A maior alteração foi na promessa de construção de um píer em Y no porto do Rio para atrair navios de cruzeiro. O píer custaria R$ 314 milhões e seria entregue em dezembro. Agora o governo deve entregar apenas a primeira parte do projeto, orçado em R$ 91 milhões, em fevereiro de 2014.

Os ministérios envolvidos diretamente no planejamento, Esporte, Cidades, Portos e Aviação Civil, negam ter ocorrido falha no programa. O secretário executivo do Ministério do Esporte e coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo de 2014 (Gecopa), Luís Fernandes, classifica como natural as profundas alterações. "Considero que o planejamento feito no início foi realista."

Entre os motivos para as mudanças, União, estados e municípios citam decisões judiciais, problemas com licenciamento ambiental, alterações nos projetos e a elaboração da matriz original, em muitos casos, sem a realização prévia de projetos executivos.

 http://esportes.br.msn.com/futebol/s%C3%B3-tr%C3%AAs-das-82-obras-prometidas-para-a-copa-mant%C3%AAm-gastos-e-cronograma

Dez anos depois, população pobre do País permanece refém de programas de renda

 
 Implantados há uma década, os planos de combate à miséria dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff...

Implantados há uma década, os planos de combate à miséria dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff têm registrado sucesso em dois aspectos: a ampliação dos benefícios de transferência de renda à maioria das famílias mais necessitadas, garantindo alívio imediato, e a melhoria de indicadores sociais. Eles patinam, porém, quando se trata de aumentar as oportunidades de inclusão no mercado de trabalho.

Uma das cidades que simbolizam essas políticas, Guaribas, no interior do Piauí, espelha tal realidade, conforme constatou a reportagem do Estado. Foi ali que, em fevereiro de 2003, logo após a posse do presidente Lula, o então ministro do Combate à Fome, José Graziano, formalizou o lançamento do Programa Fome Zero, proposta de campanha de Lula que prometia erradicar a fome no País a partir de uma série de ações coordenadas. A escolha para o lançamento era precisa. Tratava-se da mais miserável das cidades do Piauí, o Estado mais pobre do Brasil.

Após desembarcar na cidade, Graziano distribuiu os primeiros 50 cartões do programa e previu: "Quero voltar aqui em quatro anos e dizer que vocês não precisam mais do cartão (Alimentação) porque a fome acabou." O programa Fome Zero fracassou, mas logo foi substituído pelo bem sucedido Bolsa Família.

Passados dez anos, as melhorias para os 4.401 habitantes são notáveis: Guaribas ganhou água encanada, agências bancárias, uma unidade básica de saúde, mais escolas e ruas calçadas. Os índices de mortalidade infantil e de analfabetismo caíram, o grau de aproveitamento escolar subiu e a fome praticamente desapareceu. Ao contrário do que previu Graziano, porém, a dependência do cartão de benefícios só aumentou.

'Nem pensar'. Guaribas tem 956 famílias pobres vinculadas ao Bolsa Família - o que representa 87% do total da população. O maior temor dos moradores é o fim do programa. "Ave Maria, nem pense numa coisa dessas. A gente ia viver de quê? Todo mundo ia morrer de fome. Eu era uma", diz Márcia Alves, que tem 31 anos, dois filhos, e recebe R$ 112 mensalmente do governo.
 
O caso de Guaribas não é único. Um estudo encomendado pela Christian Aid, instituição de igrejas protestantes do Reino Unido e da Irlanda que financia organizações não governamentais empenhadas em combater a miséria e reduzir as desigualdades pelo mundo, chegou à seguinte constatação: apesar do avanço no combate à miséria no Brasil, a desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres ainda é uma das mais altas do mundo e a oportunidade de mobilidade social ainda é muito reduzida.

O estudo foi realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), sob a coordenação de Alexandre de Freitas Barbosa, professor de História Econômica Universidade de São Paulo (USP). Publicado inicialmente em inglês e lançado aqui com o título O Brasil Real: a desigualdade para além dos indicadores, ele relativiza as estatísticas usadas para comemorar os avanços dos governos petistas.

Observa, por exemplo, que quando se fala na elevação do nível de emprego, não se menciona que, de cada dez postos de trabalho que surgem no mercado formal, nove têm remuneração inferior a três salários mínimos.
 
Os avanços obtidos até agora, segundo o texto, não terão sustentabilidade se não forem acompanhados de uma política industrial capaz de absorver trabalhadores mais qualificados e propiciar elevações reais da renda; e se não criar condições de maior mobilidade nas zonas mais pobres.

Sem iniciativas adequadas, sinaliza o estudo, os programas de transferência de renda podem, em vez de reduzir desigualdades, acentuá-la. Numa cidade do Nordeste, com grande número de dependentes de programas de transferência de renda, os maiores beneficiários serão, por essa avaliação, o comerciante local e as indústrias do Sul e do Sudeste, fornecedoras dos produtos que ele vende.

O assunto começa aos poucos a despertar o interesse dos tucanos, já pensando nas eleições de 2014. Ao analisar os programas de transferência de renda, o cientista político Bolívar Lamounier, ligado ao PSDB, observa: "O modelo atual não tem sustentabilidade. É preciso fortalecer uma classe média baseada na pequena empresa, na produtividade do trabalho, na qualificação profissional".

Dez anos depois do início do já esquecido Fome Zero, as coisas não são as mesmas em Guaribas. Mas a estrada para uma vida melhor continua pedregosa.

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/dez-anos-depois-popula%C3%A7%C3%A3o-pobre-do-pa%C3%ADs-permanece-ref%C3%A9m-de-programas-de-renda-1

Jornal do Vaticano critica adoção por homossexuais após decisão da Justiça

 

CIDADE DO VATICANO, 13 Jan (Reuters) - O jornal do Vaticano salientou neste domingo que as crianças devem ser criadas por um pai e por uma mãe, após a corte suprema de apelação da Itália garantir a uma mãe homossexual a custódia de seu filho, levantando o debate sobre adoção gay.

O tribunal italiano rejeitou na sexta-feira o apelo por um pai que temia que seu filho não teria uma educação equilibrada se morasse com a mãe e sua parceira. O tribunal decidiu que era "mero preconceito" pensar que uma criança não pode ser criada normalmente por pais homossexuais.
Bernardo Soares/JC Soares
Enquanto o grupo de direitos gays Arcigay saudou a decisão como uma "histórica" na Itália, onde é ilegal para os casais gays adotarem, os líderes católicos foram rápidos em defender a unidade da família tradicional.

O L'Osservatore Romano, o jornal de 151 anos da Santa Sé, publicou neste domingo editorial que procurou minimizar a decisão do tribunal, dizendo que muitas vezes as crianças crescem em circunstâncias difíceis sem uma mãe ou pai.

"Mas ninguém acredita que estas situações devem ser criadas apenas porque, em alguns casos, eles não causam danos", escreveu Adriano Pessina, diretor de bioética da Universidade Católica do Sagrado Coração.

"O ser humano é o masculino e o feminino... a família monogâmica é o local ideal para aprender o significado das relações humanas e é o ambiente para a melhor forma de crescimento é possível", disse ele.

O debate inflamou-se na Itália, enquanto centenas de milhares de pessoas se reuniram em Paris para uma manifestação em massa contra a legalização planejada presidente François Hollande sobre casamento entre pessoas de mesmo sexo.

http://br.noticias.yahoo.com/jornal-vaticano-critica-ado%C3%A7%C3%A3o-por-homossexuais-ap%C3%B3s-decis%C3%A3o-131953156.html

Câmara gasta R$ 280 milhões em reforma de imóveis

A reforma dos 432 apartamentos funcionais destinados aos deputados federais vai custar pelo menos R$ 280 milhões aos cofres públicos, segundo estimativas da Câmara - o que equivale a R$ 650 mil para cada imóvel. Até agora, a Casa gastou cerca de R$ 108 milhões com os nove prédios que já passaram ou ainda estão sendo reformados. Nos outros nove edifícios devem ser gastos mais R$ 172 milhões - valor que pode subir, porque será feito um novo edital de licitação. Só em banheira de hidromassagem os gastos devem atingir R$ 1,5 milhão. 

Cerca de 90 deputados estão na lista de espera por um apartamento. Os primeiros contratos de licitação para as reformas foram firmados em 2007. De lá para cá, seis prédios - com 24 apartamentos cada um - foram entregues depois de atrasos que, somados, extrapolaram em mais de três anos a data prevista para conclusão das obras. Entre os motivos da demora estão problemas com construtoras, como abandono no meio da execução e falência. 

O deputado Julio Delgado (PSB-MG), da 4.ª Secretaria da Mesa Diretora, responsável por providenciar o apartamento funcional ou verba de auxílio-moradia, atender aos pedidos de reparos e acompanhar o andamento das obras, defende que agora os imóveis, que pertencem todos à União, estão mais valorizados. O cálculo é que valem hoje, em média, R$ 2,35 milhões cada um.

"Quando eu assumi essa função, fiz um levantamento e vi que apenas quase 200 deputados ocupavam os apartamentos funcionais e mais de 300 requisitavam o auxílio-moradia de R$ 3 mil. Isso significa que éramos obrigados a manter vigilância, limpeza e reparos em prédios em que moravam meia dúzia de pessoas. Era um desperdício." E continua: "Com a revitalização dos prédios, tornamos os funcionais mais atrativos e invertemos esse número: hoje, menos de 200 recebem o auxílio-moradia. E com lista de espera", afirma. "Sei que essa história da banheira de hidromassagem vai pegar mal, mas já estava prevista nos editais de licitação muito antes de eu assumir a Secretaria, então eu não tenho nada a ver com isso", justifica Delgado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
 
http://br.noticias.yahoo.com/c%C3%A2mara-gasta-r-280-milh%C3%B5es-reforma-im%C3%B3veis-103500271.html