sábado, 29 de dezembro de 2012

Avião sai de pista de aeroporto, pega fogo e deixa mortos na Rússia


Avião sai de pista de aeroporto, pega fogo e deixa mortos na Rússia.

Segundo Ministério do Interior russo, pelo menos quatro pessoas morreram.

Avião saiu da República Tcheca e tentava pousar em Moscou.

Um avião saiu da pista do aeroporto internacional de Vnukovo, na região de Moscou, na Rússia, pegou fogo e se dividiu em três partes neste sábado (29). Segundo o Ministério do Interior russo, citado pela agência de notícias Interfax, pelo menos quatro pessoas morreram.

Segundo o ministério, o avião levava oito pessoas – quatro morreram e quatro ficaram feridas. Entre os mortos está o piloto. Anteriormente, Yelena Krylova, porta-voz do aeroporto, informou que a aeronave transportava 11 pessoas - todos tripulantes.
De acordo com ela, a aeronave é um Tupolev Tu-204.

Acidente aéreo ocorreu no aeroporto de Vnukovo, na região de Moscou. Ao menos 4 dos 4 passageiros morreram.
  • Equipes trabalham no local de um acidente aéreo no aeroporto de Vnukovo, em Moscou. Um avião saiu da pista, pegou fogo e se dividiu em três partes, deixando mortos e feridos.

Segundo a agência, o avião da companhia russa Red Wings havia saído da República Tcheca com destino a Moscou. Ainda de acordo com a agência, o aeroporto foi fechado e os voos desviados para outras regiões.

A aeronave caiu em uma rodovia próxima ao aeroporto, que teve seu tráfego bloqueado. O acidente aconteceu quando o avião tentava pousar pela segunda vez Vnukovo.

Acidente aéreo ocorreu no aeroporto de Vnukovo, na região de Moscou. Ao menos 4 dos 4 passageiros morreram.
  • Equipes trabalham no local de um acidente aéreo no aeroporto de Vnukovo, em Moscou. Um avião saiu da pista, pegou fogo e se dividiu em três partes, deixando mortos e feridos.

Autoridades deram três possibilidades para o acidente: uma falha no motor ou no trem de pouso ou um erro do piloto. Nada foi confirmado.
O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvédev, ordenou a criação de uma comissão para investigar as causas do acidente.


Acidente aéreo ocorreu no aeroporto de Vnukovo, na região de Moscou. Ao menos 4 dos 4 passageiros morreram.
  • Equipes trabalham no local de um acidente aéreo no aeroporto de Vnukovo, em Moscou. Um avião saiu da pista, pegou fogo e se dividiu em três partes, deixando mortos e feridos.
 http://g1.globo.com/mundo/fotos/2012/12/fotos-aviao-sai-da-pista-em-pouso-e-deixa-mortos-na-russia.html#F667730

Policiais são presos suspeitos de atentado contra capitão, diz PM

Dois policiais atiraram contra casa de capitão, em Maringá, no norte do PR.

Suspeitos foram autuados em flagrante e podem ser expulsos.

 Dois policiais militares foram presos suspeitos de praticar um atentado contra a casa de um capitão da PM em Maringá, no norte do Paraná

O caso ocorreu no dia 13 de junho e pelo menos doze disparos atingiram a cerca, as paredes da casa e os carros da família da vítima. 

O capitão estava em casa com a mulher e os quatro filhos no momento do incidente.

As investigações duraram seis meses e foram realizadas pelo Gaeco, Grupo de Apoio e Combate ao Crime Organizado. Na casa de um dos suspeitos foram encontradas armas de uso restrito, munição de vários calibres, radiocomunicadores, algemas, além de maconha e cocaína.


“Nós temos aqui pistolas do tipo 9 mm, que são de uso restrito – inclusive nem nós policiais podemos utilizar esse tipo de armamento, vários equipamentos de comunicação que são controlados pela corporação, vasta munição e droga que nunca deveriam de estar com esses policiais”, disse o comandante da PM Tenente-Coronel Antonio Padilha.


http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/12/policiais-sao-presos-suspeitos-de-atentado-contra-capitao-diz-pm.html

Consumidora fotografa fungo em iogurte comprado em supermercado da Asa Sul

Foi só depois de ter ingerido praticamente todo o produto que a bacharel em direito Mariana Ferretto Caetano topou com a surpresa desagradável, no fundo do pote de iogurte. Ela fotografou o fungo, encontrado na embalagem comprada em uma loja do supermercado Pão de Açúcar da 304 Sul, em Brasília.

O produto, comprado nesta sexta-feira (28/12), estava dentro do prazo de validade , marcado para expirar em 31/12.

 (Mariana Ferretto/ Divulgação)


"Ao entrar na página da Vigor Brasil no Facebook, vi a enorme quantidade de reclamações idênticas à minha. Estou revoltada, pois este produto continua sendo comercializado mesmo após inúmeras reclamações de mesmo conteúdo: conter fungos dentro da embalagem", queixa-se Ferreto.

Ela conta que entrou em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da empresa: "A reação da telefonista me surpreendeu; passou a impressão de ser algo normal e corriqueiro".

Por meio de nota, a assessoria de imprensa do supermercado informou que "mantém controle de qualidade dos produtos comercializados nas lojas e informa que retirou o lote do produto da área de vendas e notificou o fornecedor sobre o ocorrido para que seja realizada uma analise técnica do caso". Procurada pela reportagem, a Vigor ainda não se posicionou.


http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/12/29/interna_cidadesdf,341604/consumidora-fotografa-fungo-em-iogurte-comprado-em-supermercado-da-asa-sul.shtml

Helicóptero do Corpo de Bombeiros cai no mar em Copacabana

Aeronave seguia para prestar socorro a um banhista quando houve pane.

Rio de Janeiro  - Um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro caiu no mar da praia de Copacabana, neste sábado, quando tentava realizar o resgate de um banhista. O acidente aconteceu por volta das 16h10, em frente ao Posto 3, nas proximidades do Hotel Copacabana Palace.

Os quatro ocupantes da aeronave foram resgatados e levados para o Hospital Municipal Miguel Couto. As primeiras informações são de que os tripulantes sofreram ferimentos leves e passam bem. O banhista que estava se afogando foi salvo por um praticante de bodyboard.

As causas do acidente serão apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O helicóptero, que está submerso, será resgatado com a ajuda de flutuadores e posteriormente rebocado.

Bebê de um ano e quatro meses cai de apart-hotel no Rio de Janeiro

Polícia investiga o caso como crime de homicídio culposo

Rio de Janeiro  - A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga o caso de um bebê de um ano e quatro meses que caiu da varanda de um apart-hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira. Segundo o portal G1, a queda é investigada como crime de homicídio culposo (quando não há intenção de matar).

Em depoimento, o pai da criança contou que a família subiu até o quarto junto com um funcionário do hotel e, enquanto ele recebia as malas, a mãe e o bebê aguardavam na varanda. O menino teria caído no momento em que a mulher se virou para falar com o marido. 

A Polícia aguarda os laudos da perícia e do Instituto Médico Legal (IML) para dar prosseguimento às investigações. Os responsáveis pelo hotel, pela construção do prédio e pela fiscalização da estrutura do imóvel devem depor nas próximas semanas. O objetivo é apurar se o hotel teve alguma responsabilidade no caso.

O corpo da criança deixou o IML neste sábado e deve ser encaminhado para Brasília, onde mora a família.

 http://www.diariodecanoas.com.br/rio-de-janeiro/432390/bebe-de-um-ano-e-quatro-meses-cai-de-apart-hotel-no-rio-de-janeiro.html

Trem de luxo de ex-líder comunista é usado para passeios turísticos



Um dos mais luxuosos do mundo, o Trem Azul foi construído logo depois da Segunda Guerra Mundial especialmente para Tito, que governou a então Iugoslávia de 1945 até sua morte, em 1980.
                                                                                                                                                    
Veículo pertenceu a Tito, que governou a ex-Iugoslávia até 1980. Rainha Elizabeth e Yasser Arafat foram alguns dos convidados a bordo.

 
Um luxuoso trem que pertenceu ao ex-líder comunista ioguslavo Tito é usado hoje para fazer passeios turísticos pela Sérvia e por Montenegro.
Montagem mostra o Trem Azul, que pertenceu ao líder Tito (Foto: Divulgação/Explore Montenegro) 
Todo Todo revestido em madeira, o Trem Azul tem sala, escritório, restaurantes e quartos privativos.

Revestido com madeiras como mogno e imbuia e decorado com marchetaria e matérias nobres como veludo, seda e carpetes de lã, o trem era motivo de orgulho para Tito, que já recebeu como convidados para passeios mais de 60 líderes mundiais -- entre eles, a rainha Elizabeth e o ex-presidente palestino Yasser Arafat.

O trem foi preservado da forma como era por um grupo de engenheiros da Serbian Railways, e a companhia é a responsável por alugá-lo para empresas de turismo ou de eventos. Segundo no órgão, podem ser organizados dentro do trem – que tem ar condicionado -- seminários, conferências e até desfiles de moda.
Trem Azul, que pertenceu ao líder Tito (Foto: Divulgação/Explore Montenegro)Ambiente do trem construído para Tito (Foto: Divulgação/Explore Montenegro)

Os vagões do Trem Azul foram equipados para que Tito pudesse cumprir com as obrigações protocolares enquanto viajava. Ele tem apartamentos privativos, banheiro, uma sala de conferências e um vagão-restaurante onde hoje são servidas as refeições para os turistas que fazem o passeio.
 
 Tito e esposa no Trem Azul (Foto: Divulgação/Serbian Railways) 
Tito e a mulher no trem
(Foto: Serbian Railways)


 http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2012/12/trem-de-luxo-de-ex-lider-comunista-e-usado-para-passeios-turisticos.html

Aeroporto na Europa tem avenida que cruza pista de pouso

Quando um avião pousa ou decola, carros têm de esperar em sinal fechado. Via é principal forma de acesso terrestre a Gibraltar.

Construído na época da 2ª Guerra Mundial, o Aeroporto de Gibraltar, um minúsculo território britânico no extremo sul da Espanha, tem uma particularidade: uma avenida cruza a pista em que os aviões pousam e decolam.

Assim, quando uma aeronave se aproxima pelo ar ou precisa levantar voo, semáforos fecham o tráfego de automóveis na via transversal, a Avenida Winston Churchill, que é a principal forma de acesso ao enclave.

Segundo uma funcionária do setor de informações do aeroporto, essa situação não  gera grandes transtornos porque há ali, em média, quatro chegadas e partidas por dia. Além disso, quando um avião pousa ou decola, os semáforos para carros não costumam ficar fechados por mais que cinco minutos. Ainda assim, o governo local abriu este ano uma licitação para construir um túnel no local.

Fotografia em terra e imagem de satélite mostram o cruzamento da pista de pouso e da Avenida Winton Churchill (Foto: Michael Mehnert/ Creative Commons e Junta de Andalucia/Reprodução)

Preço de voo para o réveillon chega a triplicar em 6 meses, aponta site

 Queima de fogos em Salvador, na BahiaRÉVEILLON em Salvador (Foto: Jota Freitas/Divulgação)

Levantamento mostra variação de julho a dezembro em 5 trechos. Entre Rio e Recife, valor subiu de R$ 451 para R$ 1.313 nesse período.

O brasileiro que comprou passagens aéreas de última hora para a viagem de réveillon dentro do país chegou a pagar quase três vezes mais do que aquele que fez a compra com antecipação. É o que mostra um levantamento feito pelo buscador de viagens Mundi.

Um bilhete para viajar do Rio para o Recife durante a virada, que custava em média R$ 451 no mês de julho, por exemplo, saiu por R$ 1.313 no mês de dezembro.

Já uma passagem de São Paulo para Fortaleza, que era vendida por R$ 418, em média, em julho, saía por R$ 1.216 em dezembro. No espaço de apenas um mês, entre outubro e novembro, o preço para esse trecho aumentou 63,7% -- foi de R$ 682 para R$ 1.118.

 A pesquisa usou como base o valor médio de cinco trechos nacionais, comumente pesquisados pelos usuários, com datas de ida entre os dias 26 e 31 de dezembro.

No comparativo mês a mês, foram registradas somente duas quedas, ambas no trecho São Paulo-Fortaleza: o valor das passagens caiu 8% entre julho e agosto e 2% entre novembro (R$ 1.505,08) e dezembro (R$ 1.470, 70), uma queda de apenas 2,20%.

Confira a variação de preços em cada trecho nos gráficos a seguir.

Arte sobre variação de preços de passagens áreas para o réveillon (Foto: Editoria de arte/G1)



Duas pessoas morrem baleadas na Zona Norte de SP



Duas pessoas morrem baleadas na Zona Norte de SP. Outras seis vítimas ficaram feridas na noite desta sexta-feira (28).

Vítimas foram atingidas por homens que estavam em motos.

Duas pessoas morreram após serem baleadas na noite desta sexta-feira (28) na região da Freguesia do Ó, na Zona Norte de São Paulo. Outras seis ficaram feridas.

Segundo a Polícia Militar, um dos casos ocorreu por volta das 21h na Rua Nícia Coutinho Patricio. Quatro pessoas estavam no local quando foram atingidas. Na sequência, outras quatro pessoas foram baleadas na Rua Claudio Ghirelli. O local das duas ocorrências é próximo.
 
De acordo com a Polícia Civil, um adolescente de 15 anos e um homem de 30 anos foram mortos. Eles chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. As demais vítimas não correm risco de morte.
Segundo o relato de testemunhas, quatro homens em duas motos efetuaram os disparos.
Os casos foram registrados no 72º DO, na Vila Penteado.

Mais uma morte foi registrada na noite desta sexta-feira. Um homem, ainda não identificado, foi morto a facadas após uma briga de rua. O caso ocorreu por volta das 23h21 na Avenida Doutor Gastão Vidigal, na frente do portão 8 do CEASA.

Outro caso 

Mortes em Itapevi

Na quinta-feira (27), dois homens foram mortos e outros três ficaram feridos depois de serem baleados em frente a um bar em Itapevi, na Grande São Paulo.

Segundo a polícia, o crime ocorreu por volta das 21h40 na Rua dos Navegantes, no bairro de Santa Cecília. Na ocasião, os criminosos chegaram em um carro preto e em uma moto e dispararam contra o grupo.
 
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/12/duas-pessoas-morrem-baleadas-na-zona-norte-de-sp.html

Número de servidores presos pela PF em 2012 é o menor em dez anos

Em 287 ações, 1.660 pessoas foram presas, sendo 102 servidores públicos. Segundo PF, 'não houve mudança de orientação no trato' aos funcionários.
 
A Polícia Federal prendeu em operações realizadas em 2012 o menor número de servidores públicos desde 2003. De acordo com estatísticas disponíveis no site do órgão, as 287 ações deflagradas até o dia 20 de dezembro deste ano resultaram na prisão de 1.660 pessoas, das quais 102 (6,1%) eram funcionários públicos.

Em 2003, primeiro ano de mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 122 servidores foram presos em 16 operações. O ano com maior número de prisões de funcionários públicos pela PF foi 2008 – 396 em 235 operações. Não há dados com o número de prisões em governos anteriores (veja tabela abaixo).

Questionada pelo G1 sobre a queda no número de prisões, a Polícia Federal afirmou por e-mail que "não houve mudança de orientação da PF no trato aos servidores", mas que a Lei 12.403, que passou a vigorar em julho de 2011, "alterou dispositivos referentes à prisão processual, fiança e liberdade provisória [...] e que, em razão dessa alteração, a prisão preventiva passou a ser determinada pela Justiça em casos mais raros, de notável utilização de violência, se o investigado já tiver sido condenado, grande probabilidade de fuga do investigado, ou ainda alta possibilidade de que o investigado atrapalhe as investigações".
Número de servidores presos pela PF (Foto: Editoria de Arte / G1)

O número total de presos em operações da Polícia Federal em 2012 – somados servidores públicos e outros profissionais – é 1.660, o menor registrado desde 2005, quando 1.407 pessoas foram presas. Em 2011, foram registradas 2.089 prisões. O ano com mais presos em ações da PF nos últimos dez anos foi 2007 (2.876).

Questionada se a greve que durou cerca de 70 dias no segundo semestre do ano prejudicou a execução das operações, a Polícia Federal afirmou que 2012 é o segundo ano com maior número de operações, atrás apenas de 2009 – 287 contra 288, respectivamente.

 

Câmeras ajudarão a fiscalizar a nova Lei Seca no DF

 
Equipamentos começam a funcionar em janeiro de 2013






Câmeras vão ajudar o BPTrans (Batalhão de Trânsito) da Polícia Militar nas abordagens dos motoristas que dirigem depois de beber.

As seis câmeras vão ser usadas pelos policiais a partir da segunda quinzena de janeiro. Elas ficarão em fase de teste por menos de um mês e serão um recurso a mais para ajudar na comprovação do motorista embriagado.
Não serão filmagens escondidas. O motorista vai saber que esta sendo gravado. As câmeras registram imagens em alta resolução e gravam também o áudio em uma distância de até 50 metros. Esse recurso está incluído no novo texto da Lei Seca.

Desde que as novas regras da lei entraram em vigor, há uma semana, o Detran (Departamento de Trânsito) flagrou 27 motoristas dirigindo depois de beber. O BPTrans registrou outros 32 casos.
Desde 21 de dezembro, quem for pego dirigindo sob efeito do álcool vai pagar multa de R$ 1.925. Até o relato de testemunhas é suficiente para comprovar a embriaguez.O BPTrans admite que ainda é cedo pra confirmar se essas novas regras ajudarão a reduzir os casos.

Utah obriga policiais a carregarem câmeras acopladas ao corpo.

Estamos ficando cada vez mais acostumados a ver câmeras em supermercados, estacionamentos e aeroportos. Mas uma unidade policial dos EUA foi além e tornou o uso do aparato obrigatório nos óculos, capacetes e bonés de seus agentes

A ideia partiu da polícia de Salt Lake City, no Estado americano do Utah, segundo a qual os policiais poderão, a partir de agora, gravar qualquer interação com o público quando estiverem em ação.

Segundo o chefe de polícia local, os dispositivos são feitos de maneira a impedir os agentes de editar as imagens e, assim, assegurar a transparência das operações.

Transparência

Conhecidos como Axon Flex, essas ferramentas tecnológicas pertencem a uma empresa americana e são uma versão mais avançada dos sistemas de vídeo já utilizados por cerca de 274 departamentos policiais em todo o país.
"Todos os nossos agentes estão usando a câmera mais avançada diariamente", disse o comandante Scott Schubert, da Polícia de Pittsburgh.

Ao contrário das câmeras posicionadas na frente do carro, as câmeras instaladas nos capacetes e nos óculos acompanham o agente a todo instante e registram tudo o que ele vê.
"Eu acho que é um ótimo recurso, pois fornece transparência e ajuda a garantir a responsabilidade dos agentes e do público durante uma operação de rotina", disse Schubert.

"O dispositivo também fornece informações valiosas que podem contribuir para a solução de um crime, proteger oficiais de acusações falsas e ajudar a lidar com queixas envolvendo policiais", acrescentou.

Busca da verdade

Outra vantagem desses dispositivos, diz o capitão Erik Gieseke, da polícia de Burnsville, no Estado americano de Minnesota, é a conveniência.

Segundo Gieseke, sua unidade usa duas versões das câmeras desde 2010.
Ele explica que a mais antiga pode ser usada em uma faixa na cabeça ou nos bonés dos policiais, como um broche magnético. Já a mais avançada, acrescenta o capitão, também pode ser adaptada aos óculos.

"As câmeras permitem aos oficiais registrar os incidentes em que estão envolvidos, a fim de garantir a verdade, e também dar-lhes uma ferramenta para apoiar suas ações, para mostrar a série de dificuldades e desafios que enfrentamos", disse ele à BBC.

"É também uma ótima ferramenta para documentar provas na cena do crime, exatamente como vimos quando chegamos ao local.", acrescentou.

Como outros dados recolhidos pela polícia, a população também pode acessar as imagens, se necessário.
Segundo o fabricante, as mesmas câmeras também estão sendo testadas na Austrália e na Nova Zelândia.
No Reino Unido, a polícia também vem testando tecnologias similares.

Desde 2010, a polícia de Grampian, em Aberdeen, na Escócia, usa as chamadas "câmeras de corpo", instaladas em capacetes e coletes dos agentes.

Eles explicaram que, em uma determinada ocasião, houve um incidente em que a tecnologia foi usada para convencer uma mulher de que seu amigo não tinha sido agredido pela polícia.

Ameaça à Privacidade

A Associação dos Delegados de Polícia no Reino Unido (ACPO, na sigla em inglês) não sabe dizer quantas câmeras desse tipo estão instaladas no Reino Unido, mas Nick Pickles, diretor do grupo ativista Big Brother Watch, demonstra preocupação com a proliferação de tais aparatos tecnológicos.

"Estamos vendo a guarda de trânsito e as autoridades da cidade usando cada vez tais tecnologia. É triste que hoje praticamente todo o mundo seja visto como um suspeito em potencial", disse ele.

"Esta é uma ferramenta unilateral. Como os agentes da polícia reagiriam se fosse rotineiramente filmados?", questionou.
 http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/cameras-ajudarao-a-fiscalizar-a-nova-lei-seca-no-df-20121228.html

Casal é assassinado a tiros em frente à casa da família em Taguatinga

 homicídio 

Os dois estavam juntos há três anos e moravam no local há apenas cinco meses.

Um casal identificado como Gustavo Fernandes e Vanessa foi assassinado na noite desta quinta-feira (27), na frente da casa da família, na QNG 33, em Taguatinga, região administrativa do DF.


Segundo os vizinhos, eles estavam juntos há pelo menos três anos, mas moravam em Taguatinga há apenas cinco meses.

A 17ª DP (Taguatinga Norte) ainda investiga o que realmente ocorreu no local, mas as primeiras informações são de que dois rapazes armados com pistolas teriam surpreendido o casal no comércio e disparado pelo menos sete tiros contra os dois, que morreram na hora.

Segundo o policial, pela quantidade de cápsulas encontradas, as pessoas foram ao local determinadas para matar.

O local do crime fica em frente a um parquinho, que, durante o dia, é ocupado por crianças, mas à noite fica tomado por usuários e traficantes de drogas, de acordo com os vizinhos.

http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/casal-e-assassinado-a-tiros-em-frente-a-casa-da-familia-em-taguatinga-20121228.html

Virgindade de Catarina Migliorini foi confirmada em laudo médico. Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut







Segundo publicado na Playboy, enquanto Catarina Migliorini participava do projeto de documentário que mostraria o leilão da sua primeira noite de sexo, a produção levou a musa em um médico, que atestou a favor.


“Examinei Ingrid Nascimento hoje. A senhorita Nascimento é virgem, com hímen intacto. Esse documento foi entregue para ela, por solicitação dela”, escreveu o doutor Nihad Jackson, em laudo médico.
A publicação ainda explica o porquê do médico ter falado sobre a Ingrid. É que o nome real da virgem é esse, Catarina é o nome artístico e vem do estado natal da moça, Santa Catarina. Como o japonês que acabou arrematando a primeira transa de Catarina ainda não consumou o ato, em janeiro a Playboy terá como capa uma virgem com laudo e tudo.
 
 http://www.momentoverdadeiro.com/2012/12/virgindade-de-catarina-migliorini-foi.html
 

MEC tirou site do Enem do ar após ataque de hackers


 


Segundo técnicos do governo, o ataque veio de fora do país.

Ministério da Educação diz que acesso foi normalizado rapidamente.

O Ministério da Educação liberou nesta sexta-feira (28) o acesso à nota do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Mas os estudantes tiveram que ter paciência. Um ataque de hackers congestionou a página do MEC.

Foram milhões de acessos simultâneos à página do Inep, o instituto responsável pelo Enem.  Estudantes reclamavam de lentidão no sistema e muitos não conseguiam acessar as notas.  Segundo técnicos do governo, o ataque veio de fora do país. Foi preciso tirar a página do ar por meia hora para proteger as informações.

Mas, de acordo com o Ministério da Educação, o acesso à página foi rapidamente normalizado e, até o ultimo balanço, mais de 2,2 milhões acessaram as notas do Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio, que foi feito por mais de quatro milhões de estudantes, é cada vez mais usado como um caminho para o ensino superior. Com as notas, é possível se candidatar a vagas em instituições de ensino por meio de vários programas do governo, como o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, o programa Universidade para Todos, o ProUni e Fies, que oferece financiamento estudantil.

Este ano, mais de 790 mil estudantes conseguiram vagas no ensino superior por meio desses programas. Em 2013, a expectativa do governo é chegar a um milhão de vagas.

Este ano o governo preparou um manual com explicações sobre a correção das provas. “Nós fizemos esse manual para que ele pudesse ter suas dúvidas dirimidas e entender como a sua nota é calculada e ter certeza que aquela nota foi calculada adequadamente”, explica o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa.


 http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/12/mec-tirou-site-do-enem-do-ar-por-suspeita-de-ataque-de-hackers.html