Nessa segunda-feira, o serviço de mensagens instantâneas foi bloqueado em todo o País após decisão da Justiça de Sergipe
O WhatsApp entrou com recurso na segunda-feira (2)
contra a decisão da Justiça de Sergipe que determinou o bloqueio do
serviço de mensagens instantâneas em todo o País. Em entrevista, o
diretor global de comunicação do WhatsApp, Matt Steinfeld, afirmou que o
objetivo é colocar o serviço no ar antes do prazo do bloqueio, que
termina às 14h da próxima quinta-feira (5). Por coincidência, o
executivo acompanha um grupo de funcionários da companhia
norte-americana que está no Brasil para explicar como o serviço funciona
para autoridades.
O WhatsApp diz que não tem as informações que a Justiça pede. O sr. pode explicar por quê?
Matt Steinfeld -
Recentemente, o WhatsApp anunciou a criptografia de ponta a ponta por
padrão em todas as mensagens. Isso significa que, quando uma pessoa
envia uma mensagem, somente ela e o destinatário podem ler essa
mensagem. Quando a mensagem é enviada, ela é embaralhada em um código de
letras e números. Assim, mesmo que seja interceptada, ninguém consegue
entendê-la. Ninguém pode ter acesso ao conteúdo daquela mensagem e isso
inclui o WhatsApp. Nós não temos como decodificar a mensagem.
Vocês armazenam metadados sobre os usuários?
Matt Steinfeld -
Nós tipicamente não coletamos muitos dados sobre os usuários. Quando
você se cadastra no WhatsApp, você informa o número do seu telefone e
nós temos essa informação. Quando falamos em metadados, nós não
armazenamos essas informações em nossos servidores.
metadados?
Matt Steinfeld -
Nós sempre procuramos manter o serviço o mais simples possível e o fato
de não armazenarmos essas informações nos permite oferecer um
aplicativo mais rápido e confiável. É a forma como oferecemos o serviço
em todo o mundo.
De que maneira o WhatsApp tem colaborado com a Justiça brasileira para evitar bloqueios?
Matt Steinfeld -
Um grupo de pessoas do WhatsApp está no Brasil nesta semana para se
reunir com oficiais, autoridades e promotores de Justiça para adotar uma
política mais aberta de comunicação com as autoridades. Queremos ajudar
a esclarecer mal entendidos ou dúvidas sobre o serviço. Nossa esperança
é que uma comunicação mais clara permita que possamos trabalhar juntos
para resolver os problemas de forma colaborativa.
Vocês recorreram da decisão?
Matt Steinfeld -
Sim. Não estou certo de quando teremos uma resposta da Justiça, mas
nós entramos com um recurso ontem, e a ordem de bloqueio é de 72 horas.
Nós esperamos reverter essa decisão antes disso( na madrugada o recurso
foi negado pela Justiça e o bloqueio segue).
O WhatsApp já enfrentou situação similar em outros países?
Matt Steinfeld -
Alguns recursos foram bloqueados por um período de tempo, mas o Brasil é
muito importante para nós, com mais de 100 milhões de usuários. Nós
realmente queremos que isso não se repita.
http://tecnologia.ig.com.br/2016-05-03/queremos-resolver-os-problemas-de-forma-colaborativa-diz-diretor-do-whatsapp.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário