sábado, 9 de janeiro de 2016

Comandante do 15º BPM de Bacabal é detido após sacar arma contra cabo e advogado

Confusão aconteceu na manhã desta sexta-feira 8, e durou cerca de duas horas. Tenente-coronel foi detido em flagrante pela própria tropa que comanda. 

 Os policiais iniciaram, nesta sexta-feira, uma pequena paralisação no 15º batalhão. Segundo um colega do policial agredido, o protesto teria sido motivado pelo corte do almoço e redução de descanso dos militares daquela unidade.

 “Foram identificados algumas anomalias no Quartel do Batalhão que refletem diretamente nas escalas de serviço, onde se observam várias irregularidades como motoristas de guarnições sem habilitação e sem gratificação de função”, explicou o PM, que preferiu não se identificar por medo de represálias.

O G1 tentou contato, por telefone, com o comandante geral da PM do Maranhão, coronel Marco Antônio Alves, mas ninguém atendeu. A assessoria de comunicação da Polícia Militar também não atendeu às ligações da reportagem.

De acordo com policiais do 15º Batalhão de Bacabal, o comandante e o cabo serão escoltados por uma equipe de policiais militares até o quartel do comando Geral da Polícia Militar, em São Luís. O comando geral da Polícia Militar do Maranhão informou ao JMTV2
que vai apurar se houve excesso por parte do comandante e que ele já foi afastado das funções até que tudo seja esclarecido.

Se encontra detido, neste momento, o tenente-coronel Miguel Neto, comandante do 15º BPM de Bacabal, que surtou após perceber que estava sendo filmado por um cabo da corporação, identificado apenas como Cb Bandeira, autor de um vídeo (veja abaixo!) que mostrou o desequilibro do tenente-coronel.

Na gravação, é possível ver o momento em que o Miguel Neto agride o cabo com um tapa do rosto e logo em seguida saca e aponta a arma em sua direção, em meio à berros e xingamentos. “Não me filme, não. Tira essa p**** daqui. Não me filme, não, desgraça!”, ordenou o tenente-coronel, que mandou, ainda, que as imagens fossem apagadas.

Ele foi detido em flagrante delito de grave ameaça pela própria tropa que comanda. Viaturas de São Luís, com um oficial superior a Miguel Neto, estão a caminho de Bacabal para buscá-lo. Ele deve ficar em umas das celas do presídio militar, o Manelão, localizado no Comando da PM, no Calhau.

A confusão entre o Cb Bandeira e o tenente-coronel Miguel Neto aconteceu por volta das 7 horas e 20 minutos desta sexta-feira 8, dentro do próprio 15º BPM de Bacabal, e durou cerca de duas horas. Além do cabo, um advogado também estava na sala e também ficou sobre a mira da arma de Miguel Neto, como pode ser observado nas imagens.

O Atual7 tentou contato com o tenente-coronel Miguel Neto antes dele ser detido, para dar sua versão ao acontecimento, mas ele não foi localizado até a publicação desta matéria.
O Ministério Público e a Seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil devem se posicionar sobre o acontecimento.

http://www.atual7.com/noticias/maranhao/2016/01/comandante-de-15o-bpm-de-bacabal-da-tapa-saca-arma-e-aponta-para-pm/

Nenhum comentário: