sexta-feira, 26 de junho de 2015

Motorista de Cristiano Araújo aponta falha mecânica em carro, diz irmão

Parente afirmou ainda que condutor está 'abalado' e chora ao falar de cantor. Ele e empresário já tiveram alta; artista e a namorada morreram em acidente.

 Irmão do motorista de Cristiano Araújo, Roberto Miranda afirmou que o acidente que matou o músico e a namorada Allana Moraes, na BR-153, em Goiás, foi causado por um problema no carro, um Range Rover Sport, ano 2015. Segundo ele, Ronaldo Miranda, que dirigia o veículo, está chocado com a morte do casal.

"Ele mesmo vai esclarecer o que houve, porque ele ainda está abalado. Para mim, ele contou, mas eu vou deixar ele explicar os detalhes. A gente sabe que foi falha do carro, foi falha mecânica, a gente sabe disso”, disse.
 
A Polícia Civil ainda está investigando as possíveis causas do acidente e também trabalha com as hipóteses de alta velocidade ou mesmo que o motorista tenha dormido ao volante.

O motorista e o empresário do cantor, Victor Leonardo, estavam nos bancos da frente. Eles receberam o primeiro atendimento no Hospital Municipal de Morrinhos. Em seguida, foram transferidos para o Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), de onde receberam alta na noite de quinta-feira (25).

Roberto disse que o irmão ainda está muito abalado com a morte de Cristiano. "Quando a gente toca nesse assunto, ele começa a chorar, a ficar emocionado, transtornado, o que é natural. Ele está muito abalado mesmo", informa.

Investigação
A Polícia Civil divulgou na quinta-feira que as rodas do carro de Cristiano Araújo não eram originais de fábrica. Segundo o delegado Fabiano Jacomelis, responsável pelo caso, a informação sobre as rodas foi passada por um revendedor da Land Rover, empresa que desenvolveu o Range Rover, carro do cantor. Ele explicou que ainda será feita uma investigação junto à fabricante do automóvel para saber se essa alteração pode ter ligação com o acidente.

A Jaguar Land Rover informou, por meio de nota enviada por sua assessoria, que "não recomenda em nenhuma circunstância o uso de peças e acessórios não originais em seus veículos". A empresa disse ainda que continua colaborando com as investigações da Polícia Civil de Goiás.

“Observando as rodas do carro do cantor, ele [revendedor] nos informou que eram de tamanhos diferentes dos originais de fábrica. Agora, vamos solicitar uma análise técnica com a participação de peritos da fábrica para pegar informações técnicas que ficam salvas no sistema do veículo e ver se essa alteração nas rodas pode ter contribuído para o acidente”, disse.

 Na quarta-feira (24), dia do acidente, a prima do empresário de Cristiano que estava no carro, Victor Leonardo, disse que o pneu do carro estourou, provocando o acidente.

“Ele disse que ouviu o pneu estourar. Quem nega está mentindo. O carro tem muita potência, mas o motorista seguia na velocidade permitida. Não foi culpa de ninguém. Ele diz que lembra de ouvir o Cristiano gritando logo após o acidente, mas apagou e só acordou quando já estava em Goiânia”, disse Rosana Jacintho.
Enterro
Os corpos do cantor Cristiano Araújo, de 29 anos, e da namorada dele, Allana Moraes, de 19, foram enterradas na quinta-feira (25). Mais de 1,5 mil pessoas, entre familiares, amigos e fãs, acompanharam a cerimônia, segundo estimativas da Polícia Militar. Eles deram uma salva de palmas e cantaram vários sucessos do artista durante a despedida.

O sepultamento do cantor ocorreu após um cortejo de 15 km em um carro do Corpo de Bombeiros, que partiu no fim da manhã de quinta-feira do Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde o corpo foi velado por mais de 15 horas. O caixão estava coberto por uma bandeira do Brasil e outra do Vila Nova, time do coração do sertanejo.

O pai de Cristiano Araújo, João Reis de Araújo, estava muito emocionado durante o enterro. Outros parentes do músico e colegas de banda também estavam presentes. A mãe dele, Zenaide Melo, passou mal durante o velório e muito abalada, não compareceu ao sepultamento, assim como os filhos do artista, João Gabriel, de 7 anos, e Bernardo, de 2.

Cerca de 50 mil pessoas participaram do velório do casal. Milhares de fãs enfrentaram mais de duas horas na fila para prestar homenagens ao ídolo. Alguns chegaram a dirigir mais de 11h para acompanhar a cerimônia.
Cristiano Araújo e namorada morrem em acidente de carro na BR-153 em Morrinhos, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Cristiano Araújo e namorada morreram em acidente de carro na BR-153 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 
Parte da equipe que trabalha com o cantor e estava em Caruaru (PE), onde ele se apresentaria no mesmo dia em que morreu, chegou nesta tarde ao Cemitério Jardim dos Palmeiras, em Goiânia, para se despedir do músico. Um integrante acabou passando mal e desmaiou. Os bombeiros foram acionados e fizeram ao atendimento ao homem no local.

Vazamento de vídeo
A Polícia Civil indiciou duas pessoas pelo vazamento de fotos e vídeos em redes sociais do momento em que o corpo de Cristiano Araújo era preparado para o enterro. De acordo com o delegado Eli José de Oliveira, do 4º Distrito Policial de Goiânia, elas vão responder pelo crime de vilipendiar cadáver (desrespeito ao corpo), com pena que vai de um a três anos de prisão

Os funcionários da clínica são os técnicos em tanatopraxia (procedimento de retirada dos fluídos do corpo para o enterro) Marco Antônio Ramos, de 41 anos, e Márcia Valéria dos Santos, de 39. Eles já foram ouvidos e liberados. O terceiro envolvido ainda vai prestar depoimento. Ele é colega de Márcia em um curso de enfermagem e apontado como o responsável por divulgar as imagens.
Funcionários de clínica foram demitidos e indiciados por imagens do corpo de Cristiano Araújo (Foto: Reprodução)Funcionários de clínica foram demitidos e indiciados por imagens do corpo do cantor (Foto: Reprodução)
Em uma das fotos, o cantor aparece com hematomas no rosto e, na outra, ele está com o terno que vestia quando foi sepultado. Já o vídeo mostra o processo de preparação do corpo.

Na manhã desta sexta-feira (26), a assessoria de imprensa da Clínica Oeste confirmou ao G1 que os funcionários já foram demitidos.

Em nota, o estabelecimento afirmou que repudia a ação dos empregados. "A Clínica Oeste existe há quatro anos e reitera seu compromisso com a ética, a transparência, o zelo pela prestação do serviço e o respeito às famílias, e se solidariza com todos os que, como ela, repudiam tal ato", destacou o texto.

Juiz manda tirar fotos de sites
O juiz William Fabian, da 3ª Vara de Família de Goiânia, já concedeu decisão liminar para que todas as imagens do corpo do cantor sejam retiradas das páginas do Google e Facebook. De acordo com o magistrado, assim que as empresas forem notificadas, devem seguir a determinação imediatamente. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 10 mil.

Em nota, o Google informou que "ainda não foi formalmente intimado, razão pela qual não pode se pronunciar". Já o Facebook ainda não enviou um parecer sobre o caso.

Ao G1, o médico legista Peterson Freitas Moreira, diretor clínico do Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia, disse que os registros não foram feitos dentro do órgão. Ele, inclusive, disse estar "indignado" com a situação.

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária já havia informado que a Polícia Civil já concluiu que as imagens não foram feitas no IML e aponta que o local onde o vídeo foi feito pode ser a sala de um estabelecimento de preparação de corpos para velório e sepultamento.

Morte
Cristiano Araújo morreu em um acidente de carro na BR-153, entre Morrinhos e Pontalina, na quarta-feira (24) quando voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado.

No veículo também estava a namorada do cantor, a estudante Allana Coelho, de 19 anos, que morreu no local, além do motorista do músico, Ronaldo Miranda, e do empresário Victor Leonardo.

http://g1.globo.com/goias/musica/noticia/2015/06/motorista-de-cristiano-araujo-aponta-falha-mecanica-em-carro-diz-irmao.html

Nenhum comentário: