Um
relatório realizado pelo The Center for Popular Democracy, citado pela
revista Forbes, afirma que nos Estados Unidos, a loja de departamentos
Zara considera os clientes negros mais propensos a roubar.
O
estudo descreve que "a maioria dos funcionários define, de forma ampla, o
conceito de 'pedido especial' como um código que é usado quando surge
alguém suspeito, um ladrão que entra na loja […] Uma vez feito um
'pedido especial' através do ponto auricular entre funcionários, todos
começam a seguir esse cliente”.
251 trabalhadores entrevistados
nas lojas Zara em Manhattan (Nova Iorque) afirmam que 46% dos clientes
negros são chamados de "pedidos especiais" "sempre" ou "muitas vezes",
em comparação com 14% dos clientes latinos e 7% dos clientes brancos.
"Os
funcionários afirmaram que os 'pedidos especiais' são identificados
pela forma de vestir diferente, sendo "principalmente afro-americano”,
acrescenta o documento.
A Zara dos EUA, citada pela Forbes, reagiu
dizendo que não concorda com as conclusões deste estudo, que diz ser
“infundado” e “publicado sem qualquer tentativa de contato com a
empresa”.
http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/clientes-negros-s%C3%A3o-potenciais-ladr%C3%B5es-na-opini%C3%A3o-das-lojas-zara/ar-AAc3TDw
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