Um dos autores do atentado à maratona de Boston, Dzhokhar Tsarnaev, pediu desculpas pelo ataque de 2013 em uma audiência nesta quarta-feira, e um juiz norte-americano o condenou à morte formalmente por ter matado quatro pessoas e ferido 264 com as bombas.

“Peço desculpas pelas vidas que tirei, pelo sofrimento que causei a vocês, pelo estrago que fiz, pelo estrago irreparável”, declarou Tsarnaev, de 21 anos, no tribunal lotado de pais de alguns dos mortos e feridos no dia 15 de abril de 2013.
Dzhokhar Tsarnaev em foto divulgada por procuradoria dos EUA em Boston© REUTERS/Divulgação Dzhokhar Tsarnaev em foto divulgada por procuradoria dos EUA em Boston
Foi a primeira vez que Tsarnaev, que não falou em defesa própria durante o julgamento, se dirigiu à corte. “Caso haja qualquer dúvida, sou culpado deste ataque, assim como meu irmão”, afirmou ele junto à mesa da defesa, sobre Tamerlan Tsarnaev, que morreu após tiroteio com policiais.

Tsarnaev foi considerado culpado por matar três pessoas e ferir 264 com as bombas caseiras colocadas perto da linha de chegada da corrida mundialmente famosa, assim como por matar a tiros um policial três dias depois. O mesmo júri federal que o condenou em abril votou pela pena de morte em maio.

O atentado foi um dos maiores em solo norte-americano desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

“Quando seu nome for mencionado, o que será lembrado é o mal que você fez”, disse o juiz distrital George O'Toole a Tsarnaev antes de sentenciá-lo à morte por injeção letal. “O que será lembrado é que você assassinou e mutilou pessoas inocentes e que o fez com intenção. Você o fez de propósito.”

Tsarnaev se pronunciou depois que duas dezenas de pessoas, incluindo aquelas que perderam partes do corpo e entes queridos no atentado, falaram sobre o fardo pesado do ataque em suas vidas.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/autor-de-atentado-%C3%A0-maratona-de-boston-em-2013-admite-ato-e-pede-desculpas/ar-AAc3OCg