sábado, 3 de janeiro de 2015

Gabas assume Previdência e diz que quer passear de moto com Dilma


Carlos Eduardo Gabas protagonizou episódio inusitado com Dilma em agosto de 2013


O discurso de posse do novo ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, arrancou risadas da plateia, nesta sexta-feira (2/1), no auditório da sede do ministério, em Brasília. Logo após receber o cargo do agora ex-ministro Garibaldi Alves, Gabas disse que está à disposição da presidente Dilma Rousseff para passeios de motocicleta. 

O comentário do novo ministro diz respeito ao episódio ocorrido em agosto de 2013, quando a imprensa nacional divulgou que a presidente havia driblado a sua segurança para passear de moto. Dono de uma Harley Davidson, Gabas já levou Dilma na garupa algumas vezes. O ex-ministro Gilberto Carvalho chegou a interromper o discurso de Gabas: “Nunca uma carona de moto rendeu tanto”, brincou Carvalho. Por sua vez, Gabas disse que outros ministros convidaram a presidente para passear de moto, mas o privilégio é somente dele.   

“Eu gosto muito de andar de moto e ela também. O dia em que ela me convocar, eu estarei ali para andar com ela, porque, como ela mesma diz, olhar Brasília da garupa de uma moto é bastante diferente, é um olhar diferente, de liberdade”, brincou o novo ministro.

Carlos Eduardo Gabas ocupava o cargo de secretário-executivo da mesma pasta, mas já passou pela cadeira de ministro, de forma interina, em 2010, durante o governo do ex-presidente Lula. Os ministros Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência), Ricardo Berzoini (Comunicações), Arthur Chioro (Saúde) e Luís Adams (Advocacia-Geral da União) participaram da cerimônia de posse de Gabas. Estiveram presentes também os ex-ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Paulo Bernardo (Comunicações). 
Trajetória política e profissional
Gabas é formado em ciências contábeis pela Faculdade Católica Salesiana de Araçatuba, cidade do interior de São Paulo, e pós-graduado em gestão de sistemas de seguridade social pela Universidade Federal de Madri Alcalá de Henares (Espanha). Ele ingressou no serviço público em 1986, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em 1990 se filiou no Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2003, Gabas foi convidado pelo então ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, para o cargo de superintendente estadual do INSS em São Paulo. Dois anos depois era nomeado secretário-executivo da pasta. No ano de 2006, ele elaborou o programa de governo do partido na área de previdência social, no período de campanha à reeleição do ex-presidente Lula. Em 2012, foi eleito vice-presidente da Organização Iberoamericana de Seguridade Social (OISS).

Gabas ainda foi um dos criadores da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Nenhum comentário: