quarta-feira, 12 de março de 2014

Código do Consumidor faz 23 anos, e ainda é desrespeitado

 
 
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Somente este ano, foram realizados 1.767 atendimentos
O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor completou nesta terça-feira 23 anos. Mas, apesar de existir há mais de duas décadas, em Santos, consumidores ainda sofrem com o descaso das empresas que não respeitam a lei.

Segundo o Centro de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor (Cidoc), de 1º de janeiro a 1º de março deste ano, foram realizados 1.767 atendimentos, entre aberturas de reclamações e esclarecimento de dúvidas. O balanço representa 8% a mais do que no mesmo período de 2013, quando foram 1.637.

Além disso, dos 16.452 atendimentos de 2013, 9.993 foram casos com intermediações do Cidoc (envio de carta, audiências agendadas, reclamações registradas, entre outros), sendo 9.100 solucionados. Segundo o órgão, o líder de queixas na região é o Grupo Vivo, que somente este ano foi responsável por 57,14% das queixas geradas ao Procon (151).

Entre os canais de comunicação mais procurados pelos consumidores estão o posto do Poupatempo, seguido do Disque Consumidor.

Confira o ranking santista no Procon:

1º Grupo Vivo/Telefônica – 151 / 57,14%

2º Grupo Claro/Net/Embratel/(América Móvil) – 94 / 40%

3º Grupo Pão de Açúcar/Extra/Pontofrio.com/CasasBahia.com/ Casas Bahia/Ponto Frio – 49 / 40%

4º Grupo Itaú/Unibanco – 48 / 42,86%

5º Sky Brasil Serviços Ltda – 36 / 83,33%
De A Tribuna On-line
 

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