sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Farc anunciam libertação de soldado sequestrado antes de cessar-fogo

Farc inicia processo de cessar-fogo com o governo colombiano.  
Farc inicia processo de cessar-fogo com o governo colombiano.

Bogotá, 25 dez (EFE).- As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram nesta quinta-feira que se iniciou o protocolo humanitário para a libertação do soldado Carlos Becerra Ojeda, que foi sequestrado no último dia 19 de dezembro no departamento do Cauca, no sudoeste da Colômbia.

As Farc afirmaram que a missão humanitária que receberá Becerra Ojeda estará integrada por representantes dos governos fiadores dos diálogos de paz em Havana, Cuba e Noruega, assim como do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Becerra Ojeda foi capturado pelo grupo guerrilheiro após ser ferido em um combate ocorrido um dia antes da entrada em vigor do cessar-fogo unilateral e indefinido que as Farc iniciaram no último dia 20 de dezembro.

Nesse enfrentamento morreram cinco soldados, outros cinco foram feridos e Becerra Ojeda foi dado como desaparecido, mas no início desta semana o exército confirmou que tinha sido sequestrado.

Segundo comunicou então o exército, o soldado se encontrava na cidade de Santander del Quilichao (Cauca) junto com o Batalhão de Infantaria Nº8 em uma operação contra a coluna móvel 'Jacobo Arenas' da 6ª frente das Farc quando foi capturado.

Em seu comunicado, as Farc destacaram que esta libertação é 'um novo gesto de paz' e um 'ato humanitário', já que o soldado foi ferido durante o combate no qual foi capturado.

'Respeitar a vida de um combatente que se captura durante o confronto não é uma violação do Direito Internacional Humanitário, mas sua devida aplicação ao torná-lo sujeito de direitos', acrescentaram.
Após o sequestro de Becerra Ojeda, o exército afirmou que esses tipos de fatos 'infringem de maneira clara o Direito Internacional Humanitário e violam flagrantemente os direitos humanos'.

Em novembro deste ano, o sequestro do general do exército, Rubén Darío Alzate, de um cabo e uma civil que o acompanhavam em uma visita ao casario de Las Mercedes, no departamento de Chocó, levou ao governo a suspender os diálogos de paz com as Farc em Cuba.

As Farc libertaram Alzate e seus acompanhantes dias depois e também entregaram previamente dois soldados que tinham sido sequestrados após um combate em Arauca, na fronteira com a Venezuela, o que permitiu o reatamento das negociações. 

 http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/farc-anunciam-liberta%C3%A7%C3%A3o-de-soldado-sequestrado-antes-de-cessar-fogo/ar-BBhdVjN


Nenhum comentário: