quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Exames toxicológicos poderão confirmar mortes por envenenamento

Cotia foi uma das vítimas
Cotia foi uma das vítimas
A possibilidade da morte dos quatro animais dentro do Orquidário de Santos ter relação com enevenenamento só poderá ser confirmada em até 60 dias, após o resultado de exames toxicológicos dos dois frangos d’água, do pato e da cotia.

"Todos morreram com hemorragia interna, mas ainda não está atestado que o envenamento foi causado pela desratização. Há fortes indícios que sim, mas apenas os exames vão confirmar ou não", afirma Laerte Carvalho, veterinário e responsável técnico da Seção de Vigilância e Controle de Zooneses. Os exames devem ficar prontos nos próximos dias.

Mesmo com o episódio, ainda de acordo com o Executivo santista, as armadilhas contra os ratos continuam espalhadas pelo Orquidário.

Como foi

Os quatro animais estavam mantidos no viveiro de visitação interna do Orquidário de Santos. As mortes foram registradas após a aplicação de armadilhas com veneno para ratos.

Segundo apurou a Reportagem, as armadilhas foram depositadas no viveiro no último dia 23 de julho. O primeiro animal a apresentar sinais de intoxicação foi um frango d’água. O animal morreu uma semana depois.

Os outros óbitos foram registrados neste domingo, um dia depois de os animais apresentarem sinais de envenenamento.

As armadilhas com veneno para rato são depositadas pela Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses. O mesmo produto é utilizado há pelo menos 20 anos.

 http://www.atribuna.com.br/cidades/exames-toxicol%C3%B3gicos-poder%C3%A3o-confirmar-mortes-por-envenenamento-1.396884

Nenhum comentário: