quinta-feira, 31 de julho de 2014

Presos do CDP de São Vicente terão atendimento médico dentro da unidade

N/A
Unidade passou por vistoria da OAB em junho
Dois médicos passarão a integrar o quadro de funcionários do Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente. A informação é do presidente da OAB Santos, Rodrigo Julião, que participou na última terça-feira de uma reunião com o prefeito de São Vicente, Luis Claudio Bili, para discutir medidas que resolvam a situação atual da unidade.

A contratação dos profissionais atende a uma das reivindicações feitas pela OAB após vistoria no local, no último dia 11 de junho. Na ocasião, além da falta de suporte médico, foram verificadas diversas irregularidades no complexo penitenciário, como superlotação e problemas de infraestrutura.

Em junho, conforme apurou a Reportagem, o CDP, que tem capacidade para 842 presos, abrigava 2.153 homens distribuídos em oito pavilhões. As celas eram divididas por aproximadamente 40 detentos, quando deveria haver apenas 12. Destes, 700 homens estavam detidos de forma irregular. Isso porque, a unidade deveria abrigar apenas os presos provisórios, que ainda aguardam julgamento. No local, alguns já possuíam sentença decretada, outros deveriam estar até no
regime semiaberto ou iniciado a progressão de pena.

Apesar do problema ainda não ter sido solucionado, Rodrigo Julião comemora as primeiras conquistas obtidas após a vistoria. “Depois da visita ao CDP, 250 presos já foram transferidos. A previsão é de que outros 550 sejam encaminhados para outras unidades prisionais até o final do ano”.

Procurada, a Prefeitura de São Vicente informou que ainda estuda a melhor forma de contratação dos médicos. Em nota, explicou que o termo de cooperação mútua firmado com a OAB ainda não foi operacionalizado. Por isso, ainda não há prazo para que os médicos sejam contratados. Segundo informações da OAB, os médicos contratados receberão R$ 10.800,00 para atuar por 20 horas semanais. O pagamento destes profissionais ficará a cargo do Governo do Estado.

http://www.atribuna.com.br/cidades/presos-do-cdp-de-s%C3%A3o-vicente-ter%C3%A3o-atendimento-m%C3%A9dico-dentro-da-unidade-1.395646

Nenhum comentário: