segunda-feira, 2 de junho de 2014

Snowden diz que tinha cargo alto na NSA e pede asilo ao Brasil

Vida na Rússia é melhor do que a cadeia, diz fonte do caso NSA



Vida na Rússia é melhor do que a cadeia, diz fonte do caso NSA (© Reprodução TV Globo)
O ex-técnico da CIA Edward Snowden disse ontem em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, que tinha um cargo de alto nível na NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) e a vida na Rússia é melhor do que ir para a cadeia. Ele também pediu asilo no Brasil.

"Não é tão ruim quanto parece, discordo de muitas coisas que o governo [russo] faz, mas é bem melhor que a cadeia", disse o ex-agente americano. "Eu nunca escolhi ir pra Rússia. Eu estava a caminho do Equador quando os EUA cancelaram meu passaporte de propósito para me fazer parecer um espião russo."

A fonte que revelou ao mundo o esquema de espionagem realizado pelos EUA disse que o governo americano tentou minimizar seu papel dentro da NSA. "Eu tinha um cargo alto na NSA, é um erro amplificado no mundo todo", acrescentou.  

Segundo o jornalista Glenn Greenwald, há mais documentos que comprovariam a espionagem do governo americano no Brasil. Na entrevista, Snowden rechaçou trocar o asilo por documentos que supostamente teria em seu poder, mas admitiu que gostaria de ser acolhido no Brasil -- seu asilo temporário na Rússia expira em agosto. 

"Eu nunca trocaria documentos em troca de asilo. Mas eu ficaria feliz em receber um asilo. Já mandei um pedido para vários países, entre eles o Brasil", afirmou. "Eu adoraria morar no Brasil. De fato, eu já pedi asilo ao governo brasileiro."

Sobre um julgamento nos EUA afirmou: "você não pode ser traidor a menos que sua lealdade tenha sido transferida para um inimigo do estado. Não quero derrubar o governo, quero que ele melhore. Adoraria um julgamento nos EUA, mas não há um julgamento justo para mim", disse.

 http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/snowden-diz-que-tinha-cargo-alto-na-nsa-e-pede-asilo-ao-brasil

Nenhum comentário: