Parte dos jornalistas argentinos que irão para o Brasil para trabalhar
durante a Copa do Mundo já viajou nesta semana. E nas primeiras
transmissões ao vivo desde, principalmente, o Rio de Janeiro, a primeira
impressão deles foi a de que falta clima de Copa no Brasil. Um
correspondente da Rede TN de televisão disse que nem no aeroporto, nem
nas ruas e nem mesmo no hotel em que está hospedado, na praia de
Copacabana, ele viu qualquer empolgação pela Copa.
Na semana
passada, comerciantes de São Paulo retiraram mesmo de suas vitrines
artigos que lembrassem a Copa do Mundo, decorações e bandeiras verde e
amarelo com medo das manifestações violentas que vêm ocorrendo em todas
as cidades-sede.
Mas se no Brasil falta clima de Copa do Mundo,
na rival Argentina sobra. Além das dezenas de propagandas na televisão
(que vão muito além de produtos de patrocinadores oficiais), os
argentinos já penduraram bandeiras nas janelas, nas sacadas, nos carros,
e os comerciantes capricharam na decoração das lojas e das vitrines.
Redes de supermercado e de farmácia têm promoções nas quais se pagando
uma quantia pequena, além da conta, leva-se para casa cachecóis,
bandeiras e gorros para torcer pela Argentina. E, claro, não faltam
aqueles que provocam o Brasil. Uma marca de erva mate usou a bandeira
brasileira num outdoor com os dizeres "ordem e progresso" trocado por
"calentitos los mates". A expressão é usada quando um adversário não
sabe perder, e fica despeitado.
http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/02/o-clima-de-copa-que-esta-faltando-no-brasil-tem-de-sobra-na-argentina.htm
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