segunda-feira, 2 de junho de 2014

Família faz campanha para ajudar menino de cinco anos com leucemia

O menino franzino, de apenas cinco anos de idade, tem se mostrado um verdadeiro guerreiro. Há quase dois anos, Jhonatan Neris Rezende luta contra uma leucemia mielóide aguda. “Ele tinha febre e manchas roxas no corpo. Passei por cinco médicos até que diagnosticaram a doença”, conta Jenifer Neris Rezende, mãe do garoto.

De lá para cá, a vida da família mudou. Jenifer parou de trabalhar para cuidar do filho. Praticamente vive na ala de Oncologia da Santa Casa de Santos, onde Jhonatan está novamente internado. O menino não tem como frequentar a escola. Já passou por várias sessões de quimioterapia. Todas sem sucesso.

Há seis meses, Jenifer ouviu o que temia. “Os médicos disseram que agora só o transplante de medula óssea pode salvar a vida dele. Essa última sessão de quimio, mais forte de todas, termina na próxima sexta-feira. Ele precisa aguentar os efeitos colaterais e encontrar um doador urgente”.

Há quase dois anos, Jhonatan  luta contra uma leucemia mielóide aguda e agora procura um doador compatível
Campanha

Jhonatan é o caçula de quatro irmãos. Na família, ninguém é compatível. Para conseguir um doador o mais rápido possível, parentes começaram uma campanha em uma rede social. Criaram uma página no facebook.  “A reação ao tratamento é o que nos preocupa agora. Estamos orando muito para que ele passe por isso e que a gente consiga um doador. Precisamos que as pessoas se mobilizem e de cadastrem no banco de medula óssea”, diz Dafni Rezende de Oliveira, 32, prima de Jhonatan.

Luta

Apaixonado por pagode, o menino tem um jeito especial de lidar com o problema. “Ele raramente chora. Costuma vomitar muito (após a quimio). Depois, pega o cavaquinho de brinquedo e canta as músicas do (cantor) Thiaguinho, que ele adora”, conta a mãe.

Nessa guerra contra a doença, esse pequeno grande homem tem recebido apoio de pessoas ilustres. Recentemente, o jogador Neymar gravou um vídeo de incentivo para Jhonatan.
“Quero te mandar um abraço, te desejar toda força do mundo e dizer que Deus te ama. Tamo junto, fica com Deus”, diz Neymar no depoimento.
A prima Dafni conta que no dia que Jhonatan assistiu à mensagem demorou horas para dormir. “Ele disse que está se sentindo importante porque agora tem um amigo famoso. Ficamos todos emocionados”.

Ajuda

Quem se interessar em entrar nessa batalha junto com Jhonatan pode fazer o cadastro de doador no Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro (Rua Oswaldo Cruz, 197), no Boqueirão, em Santos.  É preciso coletar uma pequena quantidade de sangue, medida necessária para que o teste seja feito. O material é encaminhado ao laboratório para que seja feita a análise de compatibilidade para a doação.

 http://www.atribuna.com.br/cidades/fam%C3%ADlia-faz-campanha-para-ajudar-menino-de-cinco-anos-com-leucemia-1.383037

Nenhum comentário: