Os brasileiros gastaram mais com alimentação, roupas e outras
necessidades em 2013, reduzindo as despesas com lazer, férias e móveis
para casa.
Essa é uma das conclusões de um relatório divulgado
nesta quarta-feira (21) pela Mintel, empresa britânica de pesquisa de
mercado.
O relatório foi feito com base em pesquisa com 1.500
pessoas e compara o comportamento dos consumidores com aquele registrado
em 2012.
De acordo com o documento, 50% dos consumidores
aumentaram seus gastos com bebidas não alcoólicas, como sucos,
refrigerantes e águas no ano passado. Além disso, 48% gastaram mais com
alimentos e 40% com roupas e acessórios.
Na outra ponta, entre
os produtos e serviços que foram os maiores alvos de cortes de gastos
estão reforma e móveis para casa (35% dos entrevistados reduziram
despesas com esses itens), lazer e entretenimento (34%) e férias (32%).
Os dados mostram que 44% dos consumidores mantiveram os gastos com
produtos de limpeza no mesmo nível do ano anterior. O nível de gastos
com produtos de saúde (remédios, por exemplo) também está entre aqueles
mantidos por grande parte dos consumidores (34%).
Mais novidades nas prateleiras
De acordo com a Base Global de Novos Produtos da Mintel, em 2013 as
categorias de alimentos e bebidas tiveram 21% mais lançamentos no
mercado brasileiro do que em 2012. As novidades teriam feito com que o
consumidor aumentasse as compras.
Por outro lado, 2013 foi o ano
da retomada gradual das antigas alíquotas do Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI) de móveis e eletrodomésticos, que tinham sido
reduzidas no ano anterior. O aumento de imposto, segundo a Mintel, é uma
das explicações para a queda no consumo de itens para o lar.
http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/05/21/brasileiros-gastam-menos-com-lazer-e-mais-com-comida-e-roupa-diz-pesquisa.htm
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