sexta-feira, 11 de abril de 2014

Após promessa, torcedor usa só cores do Brasil e coleciona 300 looks

 

Advogado pediu vitória na Copa de 94 e há 20 anos veste verde e amarelo.
Fanático pela Seleção compôs música com homenagem a Neymar e Fred.

                      
Advogado de Campina, Nelson Paviotti, é torcedor fanático da seleção brasileira. (Foto: Reuters/Nacho Doce)Advogado de Campinas, Nelson Paviotti é torcedor fanático da seleção brasileira. (Foto: Reuters/Nacho Doce)
 
Há 20 anos, o advogado Nelson Paviotti, de Campinas (SP), jurou que pintaria a própria vida de verde e amarelo caso a seleção brasileira vencesse a Copa do Mundo de 1994. O caneco veio e, com ele, um guarda-roupas que, após ser reformulado por conta do juramento, reúne 300 peças entre cuecas, gravatas, meias e paletós, tudo nas cores do Brasil.
 
Esta Copa já é nossa! Quem vem na minha casa, vê as bandeiras, os móveis, tudo, tem a certeza: já ganhamos o Mundial"
 
Nelson Paviotti, torcedor fanático no Brasil
 
Nos preparativos para o esperado Mundial em casa, o fanático torcedor já desembolsou mais de R$ 5 mil para decorar a casa. Na fachada e no interior da residência, há, segundo ele, aproximadamente 500 bandeiras. O torcedor até criou uma música em homenagem aos craques Neymar, Fred e Júlio César. A ideia, diz, é circular pelas ruas da cidade com autofalantes no carro para ajudar a população a entrar no clima do campeonato que começa em junho.
 
“Esta Copa já é nossa! Quem vem na minha casa, vê as bandeiras, os móveis, tudo, tem a certeza: já ganhamos a Copa.”, repete o bem-humorado advogado, que conta que há 20 anos não houve um dia sequer em que usasse roupas de outras cores. Ele gaba-se que nem mesmo nas audiências com os clientes no Fórum ele aceita vestir outra cor. “O pessoal já até acostumou. E essa promessa é igual casamento, para o resto da vida”, diverte-se.
 
Torcedor de Campinas se alimenta de cardápio verde e amarelo após promessa na Copa de 1994 (Foto: Arquivo / EPTV)Figura conhecida em Campinas, Paviotti mostrou a
TV em 2012 cardápio 'brasuca' 

 Aos 63 anos de idade, Paviotti vive no Jardim Bandeirante com a esposa e os dois filhos na casa, onde imperam o verde e o amarelo. Cadeiras, quadros, toalhas de banho, de mesa e até as refeições, tudo leva as cores na nação. Quando fez a promessa, em 1994, ele jurou também que só comeria alimentos verdes, amarelos e brancos. “É que azul é difícil de achar”, justifica aos risos a falta de um dos tons no cardápio.
 
O juramento passional fez com que ele emagrecesse 13 quilos e, atualmente, diz que mantém “só” 90% da dieta com as cores da bandeira. “Arroz, pimentão, ovo... Mas o que eu gosto mais mesmo é o bolo de fubá, que a minha mãe já fazia desde a época do sítio”, lembra. Ele garante que é possível levar uma vida saudável com o menu brasuca. "É que as pessoas não reparam muito na cor do que comem, mas tem muitos alimentos nesses tons", diz.
 
Música-tema
Entre os preparativos do campineiro para a Copa deste ano, está a composição de uma música que ele quer que se torne o hit do Mundial na cidade. A letra é do próprio advogado com o amigo Guinho, que também deu melodia e voz à canção.
 
 
 
 
Na letra (ouça ao lado), o torcedor cita os craques da Seleção e, sem falsa modéstia, diz que do lado de fora dos gramados o destaque será ele mesmo. “Júlio César no gol segura qualquer parada. Com Neymar no ataque, a goleada é dobrada. Quem tem Fred no time, vitória vem de pacote. Mas quem brilha com a torcida é Nelson Paviotti. É gol, torcida brasileira! Ninguém segura esse time, balança nossa bandeira”, narra a canção.
 
O advogado Nelson Paviotti, de Campinas, fez uma promessa de que só vestiria roupas com as cores do Brasil se a seleção ganhasse a Copa do Mundo de1994. Seu escritório, sua casa e seus veículos também são verde-amarelos (Foto: Nacho Doce/Reuters)O advogado Nelson Paviotti, no escritório, todo decorado em verde e amarelo
 
Carros e trabalho
Em 20 anos, a mania pelos símbolos do Brasil já estrapolou os limites da casa do advogado, que levou para o trabalho a paixão pela seleção brasileira. No escritório onde trabalha com o filho, a sala dele é inteira nos tons da bandeira. Do telefone às paredes, tudo remete ao patriotismo. "Como eu sou muito conhecido, as pessoas já se acostumaram e isso não atrapalha o meu trabalho. Não importa o que eu vá fazer, eu não troco a roupa por nada", revela.
Os carros de Nelson foram todos pintados nas cores do Brasil (Foto: Nacho Doce/Reuters)
Os carros de Nelson foram todos pintados nas cores do Brasil
 
Figura conhecida na cidade, ele atende os clientes em uma das ruas mais tradicionais do Centro de Campinas, a Treze de Maio. Para se locomover, ele usa dois Fuscas pintados com as cores preferidas. Um dos veículos, que em 1994 ganhou adesivos com os nome dos destaques da seleção, deve ser repaginado para a Copa deste ano.
"Só estou esperando sair a convocação para eu colocar os jogadores principais no meu carro.
 
desta vez não vai ser nome, vou estampar o Fusca com caricaturas para dar sorte", avisa. O torcedor diz que não faz ideia de quanto já gastou para levar adiante esta promessa.
 
Nova promessa
Apesar da confiança de que o Brasil vai sair campeão do Mundial deste ano, Paviotti adianta que em breve fará uma nova promessa nos moldes da de 1994. O advogado ainda faz mistério e diz que vai esperar o técnico Felipão convocar os jogadores para revelar o novo juramento.
 
"Eu ainda estou pensando em como vai ser. Mas gosto de explicar que minhas promessas não tem a ver com igreja ou religião. Este ano logo vou definir a novidade e tenho certeza que vai funcionar de novo", afirma.
 
Paviotti não conseguiu comprar ingressos para os jogos, e disse que pretende assistir às partidas em espaços públicos de Campinas para contagiar os torcedores. "É uma vida inteira esperando para ter uma Copa no meu país. Então, eu tenho que mostrar alegria e muito amor".
 
Nelson Pavotti, torcedor fanático de Campinas em 2002 e em 2014 (Foto: Arte / G1)Nelson Pavotti, em 2014 e em 2002, quando já usava cores do Brasil  (Foto: Arte / G1)
 

Nenhum comentário: