quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Adidas retira do mercado camisas com apelo sexual após reclamação brasileira

 

Camisetas com desenhos de um coração em formato de bumbum e uma mulher de biquíni foram mal recebidas pelo Governo brasileiro

 

Camisa da Adidas em homenagem à Copa de 2014 custa 24 dólares (© Adidas)
Camisa da Adidas em homenagem à Copa de 2014 custa 24 dólares
As camisetas lançadas pela Adidas para a Copa do Mundo com desenhos de um coração em formato de bumbum e uma mulher de biquíni foram mal recebidas pelo Governo brasileiro, o que levou a empresa patrocinadora do Mundial a retirar os produtos do mercado nesta terça-feira, após reclamação do Brasil alegando apelo sexual.
 
"A Adidas sempre acompanha de perto a opinião de seus consumidores e parceiros e, por isso, anuncia que os produtos em questão não mais serão comercializados pela marca", informou a Adidas em comunicado, acrescentando que as camisetas seriam vendidas apenas nos Estados Unidos.
O governo havia solicitado à Adidas a retirada dos produtos do mercado.

 
O presidente da Embratur, Flávio Dino, afirmou que as camisetas não retratam a realidade do país e que a campanha da empresa "ignora e desrespeita" a linha de comunicação que o governo adota para a promoção turística do Brasil no exterior.
 
"Isso atrapalha a organização do Mundial. O problema é a apropriação disso e deturpação do que pode ser a Copa. Já comunicamos nossas agências espalhadas por 15 países para que façam a divulgação de que não aceitaremos isso", afirmou Dino, em nota publicada no site da Embratur.
 
O Governo está preocupado com o chamado "turismo sexual" durante a Copa do Mundo deste ano, evento que deve atrair até 600 mil estrangeiros ao país durante os meses de junho e julho.
 
Em mensagem divulgada via Twitter também nesta terça, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o governo aumentará os esforços na prevenção da exploração sexual na Copa.
 
"O Brasil está feliz em receber turistas que chegarão para a Copa, mas também está pronto para combater o turismo sexual", afirmou Dilma.
 
As duas camisetas da Adidas que provocaram a indignação do governo brasileiro seriam parte de uma edição limitada à venda só nos EUA. Numa delas, há uma caricatura de uma morena de biquíni em frente ao Pão de Açúcar, com a frase "Lookin' to Score" (que significa no futebol "tentando marcar", mas que também tem conotação sexual). Na outra, um coração tem o formato de um bumbum com um biquíni em uma declaração de amor ao Brasil.
 
A Adidas é a fornecedora oficial de material esportivo da Copa do Mundo e fabricante, por exemplo, da bola do Mundial.
 

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