terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PMs recebem ordem para não esperar perícia em locais de crime no DF

Batalhão da PM em São Sebastião comunicou procedimento à Polícia Civil. Tenente-coronel alega problemas de relacionamento entre PMs e agentes.

Policiais do 21° Batalhão da PM em São Sebastião, a 26 quilômetros do centro de Brasília, receberam ordem para não aguardarem mais a chegada da perícia em locais de crimes cometidos na região. A medida, segundo a PM, não atinge outros batalhões. ...

Militares de São Sebastião ouvidos pelo G1 dizem que é comum eles terem que aguardar a perícia por até três horas nos locais dos crimes. Um oficial, que não quis se identificar, afirma que já teve que esperar oito horas.

A decisão do 21° Batalhão da PM foi comunicada no fim do mês passado pelo comandante da unidade, tenente-coronel Alexandre Sérgio Vicente Pereira, ao delegado-chefe da 30ª DP de São Sebastião, Érito Cunha.

O tenente-coronel diz que tomou a decisão com base em instruções normativas da própria Polícia Civil e artigos do Código de Processo Penal. No artigo 6°, o código determina que assim que tiver conhecimento dos crimes, a "autoridade policial deverá dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado de conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais". 

O comandante do batalhão alega ainda "escassez de efetivo" para presevação dos locais de crimes e problemas no relacionamento entre PMs e agentes da 3ª DP. Diz que a medida foi tomada
considerando o "tratamento dispensado por alguns profissionais" da 30ª DP, que, segundo o tenente-coronel, "não estão alinhados à política de cooperação e integração" adotada pelo comando do batalhão.

Cópia do ofício encaminhado pela PM à 30ª DP, em São Sebastião (Foto: G1 / Reprodução)

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal não se pronunciou sobre o caso. O diretor da Polícia Civil do DF, Jorge Xavier, disse ao G1 que vai analisar a decisão tomada pelo comando do 11° Batalhão. Ele disse que, em tese, o abandono do local do crime por parte de equipes da PM pode resultar num ato de violação administrativa ou mesmo um crime de transgressão.

Em resposta à declaração de Xavier, a PM informou que a ordem do tenente-coronel de São Sebastião está mantida. Disse ainda que "as decisões do Comando Geral da Polícia Militar se pautam na legalidade e na integração existentes entre as instituições que compõem o Sistema de Segurança Pública".

O oficial do 11° batalhão ouvido pelo G1 diz não temer processo judicial. "Se for dessa forma, o agente e o delegado também vão responder na Justiça, por omissão. A PM sempre fez isso [ficar esperando pela chegada da perícia] por 'camaradagem'. A Polícia Civil é quem deve preservar o local do crime e ela quem tem que acionar a perícia", disse o militar. 

Para o especialista em segurança pública e comentarista da TV Globo Daniel Lorenz, a falta de integração entre as forças de segurança pode prejudicar a população. "Imagine uma situação de crime onde o autor quer se evadir do local? Quem é que vai manter vítimas e autores no lugar? O que a população quer é que a PM prenda o meliante, o conduza para a delegacia e retorne o mais rapidamente para a rua", afirma Lorenz.
Fonte: G1-DF - 16/12/2013

Nenhum comentário: