quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Avenida Paulista, em SP, ganha duas paradas de ônibus 'high-tech'


Os primeiros pontos de ônibus modernos já foram instalados na avenida Paulista. São dois abrigos com estrutura metalizada, teto espelhado, telas sensíveis ao toque e iluminação noturna. 

Porém, os passageiros só poderão usufruir das funções tecnológicas dos abrigos em fevereiro do ano que vem, quando a concessionária Ótima, responsável pelos pontos de ônibus, terá concluído a substituição dos outros 12 pontos da avenida. 

O modelo, chamado "High Tech", é um dos quatro criados pelo designer de mobiliário urbano Guto Indio da Costa. O projeto dos novos abrigos recebeu neste ano o prêmio Idea Brasil (International Design Excellence Awards), na categoria Design de Impacto Social. 

Por outro lado, um dos modelos mais comuns do abrigo, com estrutura marrom de metal e um vidro mais resistente, tem sido criticado pelos passageiros. 

Eles reclamam que o telhado esquenta muito em dias ensolarados e deixa entrar água pelas brechas do teto quando chove. 

Em junho deste ano, havia abrigos de ônibus novos com sinais de ferrugem e pontos de corrosão.
Na época, a SP Obras informou que a ferrugem fazia parte da estética do material utilizado, o aço corten. 

Após as reclamações dos passageiros, em julho deste ano foi publicada no "Diário Oficial" da Cidade a contratação da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, no valor de R$ 56 mil, para avaliar os novos abrigos das paradas de ônibus.





Passageira observa teto espelhado de um dos dois novos pontos de ônibus instalados na avenida Paulista, em SP
Passageira observa teto espelhado de um dos dois novos pontos de ônibus instalados na avenida Paulista, em SP.     uol.com.br                       Paulista, em SP             

Nenhum comentário: