O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira os dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) do ano de 2012. De acordo com os resultados, 30% dos cursos de graduação na área de humanas (ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins) tiveram desempenho insatisfatório da prova. Pelo menos 2,7% alcançaram o conceito 1 – em uma escala que vai até cinco. Outros 27,3% alcançaram o conceito 2, que também é considerado insatisfatório.
 
Outros 43,9% das graduações alcançaram a nota 3, 19% a nota 4 e apenas 5,4% atingiram o nível mais alto, com conceito 5. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que apresentou os dados esta manhã em Brasília (DF), minimizou a piora no desempenho dos estudantes se comparado ao ano de 2009, quando alunos das áreas de humanas também haviam feito o Enade.
 
Em 2009, 24,9% tiveram nota 1 e 2, o que configura um crescimento no desempenho insatifatório em 2012, com 30,3%. No entanto, segundo o Mercadante, naquele ano apenas 26,6% dos cursos não participavam do Enade
 
O Enade tem por objetivo medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos exigidos. O resultado nas provas é utilizado pelo MEC para compor o Índice Geral de Cursos - uma avaliação da qualidade da educação superior.