Companhia não detalha, contudo, resultados dos modelos 5C e 5s
Apple lança iPhones 5C, com 5 cores - Justin Sullivan/Getty Images
A Apple vendeu mais de 9 milhões de iPhones 5C e 5s desde o lançamento dos produtos,
na última sexta-feira. De acordo com um comunicado emitido pela
companhia nesta segunda-feira, o número estabelece um novo recorde para a
linha, ultrapassando a marca alcançada pelo iPhone 5 em 2012, com 5
milhões de unidades comercializadas em três dias. A empresa não
detalhou, contudo, a que aparelho — 5C ou 5s — se referem as vendas.
Analistas atribuem o bom resultado ao iPhone 5C, que oferece aos
consumidores opções desbloqueadas, sem contrato com operadoras, a partir
de 549 dólares.
A companhia informou também que poucas lojas ainda possuem unidades
do modelo 5s. A escassez do produto pode confirmar as especulações
publicadas em julho pelo site chinês Digitimes, que afirmou que a Apple enfrentava atrasos
em suas linhas de montagem. O problema teria acontecido pela falta de
componentes, como os chips responsáveis por controlar os leitores de
digitais e as telas dos aparelhos. As peças em questão deveriam ter
entrado em produção no começo de junho, mas só ocorreu em julho.
Tim Cook, o CEO da Apple, tentou amenizar a situação, afirmando que
as revendas já aguardam novos lotes do smartphone. “Até agora, esse foi
nosso melhor lançamento. Esses 9 milhões vendidos no fim de semana
simbolizam um novo recorde para a marca”, afirmou. “A demanda pelos
aparelhos tem sido incrível e, embora o primeiro lote de iPhones 5s
esteja esgotado, nossas lojas estão prestes a receber novos
carregamentos do produto. Por isso, nós agradecemos a paciência de
todos.”
No site oficial da companhia, o prazo para entrega do iPhone 5s foi
alterado de setembro para outubro. Já os vários modelos do 5C continuam
à disposição dos consumidores, com um prazo de entrega de até 24 horas
para o mercado americano. A Apple também afirmou que mais de 200 milhões
de dispositivos já rodam a última versão de seu sistema operacional
móvel, o iOS 7, no mundo.
Os novos iPhones chegaram na última sexta-feira aos Estados Unidos,
Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Porto Rico, Singapura e
Grã-Bretanha. A venda no Brasil deve começar em dezembro, junto com mais
cem países selecionados pela companhia.
O iPhone 5S, custa 199 dólares em contratos com operadoras
americanas. A versão desbloqueada sairá por 649 dólares. Já o 5C é
vendido 99 dólares em contratos de dois anos com as operadoras. Os
valores são referentes às versões mais simples dos dispositivos, com 16
GB de capacidade de armazenamento.
As principais novidades do iPhone 5s
Leitor de digitais: o ponto alto
Se bem utilizado, o leitor de digitais pode ser o grande diferencial do
iPhone 5s em relação aos seus rivais. Introduzido como um dispositivo
de segurança, o sensor Touch ID permite que o proprietário do aparelho
ganhe acesso ao telefone e à loja virtual iTunes ao encostar o polegar
no botão Home – que agora é feito de safira, material mais resistente.
Embora o recurso seja novo em iPhones, a Apple não é a primeira
fabricante a utilizar esse tipo de recurso em dispositivos eletrônicos.
Em 2011, por exemplo, o Motorola Atrix 4G já trazia um sistema de
autenticação semelhante, também presente em notebooks de diversos
fabricantes.
O que pode favorecer a Apple aqui é a integração do Touch ID com outros
serviços, como redes sociais e até serviços de pagamento on-line.
Contudo, por ser um recurso essencial, criado para garantir a segurança
dos dados do consumidor, é possível que a licença de uso para tal
tecnologia seja extremamente restrita – e cara. Em outras palavras,
apenas desenvolvedores grandes e confiáveis poderão ter acesso a
detalhes do software.
De acordo com a Apple, as imagens das digitais cadastradas ficam
armazenadas dentro do aparelho, e nunca são enviadas para a nuvem. Isso
garante que ninguém tenha acesso aos dados biométricos do usuário.
Raio-x do iPhone 5C
Cores
Com o fundo feito em plástico e diversidade de cores, fica claro que a
Apple está atrás de um público jovem e diversificado. São cinco opções
de cores, que podem ser combinadas com mais cinco modelos de capas,
vendidas pela companhia por 29 dólares cada.
“A cor revela sua personalidade. Ela não serve apenas paras os amantes
da cor, mas também para os coloridos”, diz o anúncio dos produtos. As
críticas são inevitáveis, mas é preciso lembrar que o uso de diferentes
tonalidades não é uma novidade na companhia, que já havia adotado a
tática para vender seus players de mídia, os iPods.
Apesar de não ser criado para atender a demanda de mercados emergentes,
o novo smartphone pode fazer sucesso em países como a China. Lá, os
consumidores são especialmente inclinados a adotar dispositivos
coloridos e customizáveis.
http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/vendas-de-novos-iphones-batem-recorde-9-milhoes-de-unidades-em-tres-dias?google_editors_picks=true
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