segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Vendas de novos iPhones batem recorde: 9 milhões de unidades em três dias

Companhia não detalha, contudo, resultados dos modelos 5C e 5s

A Apple vendeu mais de 9 milhões de iPhones 5C e 5s desde o lançamento dos produtos, na última sexta-feira. De acordo com um comunicado emitido pela companhia nesta segunda-feira, o número estabelece um novo recorde para a linha, ultrapassando a marca alcançada pelo iPhone 5 em 2012, com 5 milhões de unidades comercializadas em três dias. A empresa não detalhou, contudo, a que aparelho — 5C ou 5s — se referem as vendas. Analistas atribuem o bom resultado ao iPhone 5C, que oferece aos consumidores opções desbloqueadas, sem contrato com operadoras, a partir de 549 dólares.

A companhia informou também que poucas lojas ainda possuem unidades do modelo 5s. A escassez do produto pode confirmar as especulações publicadas em julho pelo site chinês Digitimes, que afirmou que a Apple enfrentava atrasos em suas linhas de montagem. O problema teria acontecido pela falta de componentes, como os chips responsáveis por controlar os leitores de digitais e as telas dos aparelhos. As peças em questão deveriam ter entrado em produção no começo de junho, mas só ocorreu em julho.

Tim Cook, o CEO da Apple, tentou amenizar a situação, afirmando que as revendas já aguardam novos lotes do smartphone. “Até agora, esse foi nosso melhor lançamento. Esses 9 milhões vendidos no fim de semana simbolizam um novo recorde para a marca”, afirmou. “A demanda pelos aparelhos tem sido incrível e, embora o primeiro lote de iPhones 5s esteja esgotado, nossas lojas estão prestes a receber novos carregamentos do produto. Por isso, nós agradecemos a paciência de todos.”
No site oficial da companhia, o prazo para entrega do iPhone 5s foi alterado de setembro para outubro. Já os vários modelos do 5C continuam à disposição dos consumidores, com um prazo de entrega de até 24 horas para o mercado americano. A Apple também afirmou que mais de 200 milhões de dispositivos já rodam a última versão de seu sistema operacional móvel, o iOS 7, no mundo.

Os novos iPhones chegaram na última sexta-feira aos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Porto Rico, Singapura e Grã-Bretanha. A venda no Brasil deve começar em dezembro, junto com mais cem países selecionados pela companhia.
O iPhone 5S, custa 199 dólares em contratos com operadoras americanas. A versão desbloqueada sairá por 649 dólares. Já o 5C é vendido 99 dólares em contratos de dois anos com as operadoras. Os valores são referentes às versões mais simples dos dispositivos, com 16 GB de capacidade de armazenamento.

As principais novidades do iPhone 5s


Leitor de digitais: o ponto alto


Se bem utilizado, o leitor de digitais pode ser o grande diferencial do iPhone 5s em relação aos seus rivais. Introduzido como um dispositivo de segurança, o sensor Touch ID permite que o proprietário do aparelho ganhe acesso ao telefone e à loja virtual iTunes ao encostar o polegar no botão Home – que agora é feito de safira, material mais resistente.
Embora o recurso seja novo em iPhones, a Apple não é a primeira fabricante a utilizar esse tipo de recurso em dispositivos eletrônicos. Em 2011, por exemplo, o Motorola Atrix 4G já trazia um sistema de autenticação semelhante, também presente em notebooks de diversos fabricantes.
O que pode favorecer a Apple aqui é a integração do Touch ID com outros serviços, como redes sociais e até serviços de pagamento on-line. Contudo, por ser um recurso essencial, criado para garantir a segurança dos dados do consumidor, é possível que a licença de uso para tal tecnologia seja extremamente restrita – e cara. Em outras palavras, apenas desenvolvedores grandes e confiáveis poderão ter acesso a detalhes do software.
De acordo com a Apple, as imagens das digitais cadastradas ficam armazenadas dentro do aparelho, e nunca são enviadas para a nuvem. Isso garante que ninguém tenha acesso aos dados biométricos do usuário.

Raio-x do iPhone 5C

Cores

Com o fundo feito em plástico e diversidade de cores, fica claro que a Apple está atrás de um público jovem e diversificado. São cinco opções de cores, que podem ser combinadas com mais cinco modelos de capas, vendidas pela companhia por 29 dólares cada.
“A cor revela sua personalidade. Ela não serve apenas paras os amantes da cor, mas também para os coloridos”, diz o anúncio dos produtos. As críticas são inevitáveis, mas é preciso lembrar que o uso de diferentes tonalidades não é uma novidade na companhia, que já havia adotado a tática para vender seus players de mídia, os iPods.
Apesar de não ser criado para atender a demanda de mercados emergentes, o novo smartphone pode fazer sucesso em países como a China. Lá, os consumidores são especialmente inclinados a adotar dispositivos coloridos e customizáveis.
 http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/vendas-de-novos-iphones-batem-recorde-9-milhoes-de-unidades-em-tres-dias?google_editors_picks=true

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