terça-feira, 25 de junho de 2013

Sargento do Bope morre em ação na Favela Nova Holanda, na Maré, no Rio

A operação buscava suspeitos de fazer arrastão na Avenida Brasil. Criminosos teriam se aproveitado de tumulto no protesto para roubar.

Um sargento do Batalhão de Operações Especiais (Bope) morreu em um confronto nesta segunda-feira (24) no Conjunto de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro, durante uma operação em busca de suspeitos que fizeram um arrastão na Avenida Brasil após o fim de um protesto em Bonsucesso, no Subúrbio da cidade. A informação foi confirmada pela polícia no local.

Os criminosos roubaram pedestres em passarelas e pontos de ônibus. Foram detidos 23 suspeitos, mas apenas três ficaram presos porque, segundo a Polícia Civil, a PM não conseguiu especificar que crime os outros tinham cometido.
O Bope foi atrás dos suspeitos em uma operação na Favela Nova Holanda, no Conjunto de Favelas da Maré. De acordo com o comandante do 22º BPM (Maré), Rodrigo Sanglard, as informações apontavam que os criminosos que provocaram momentos de pânico e terror na Avenida Brasil são da Nova Holanda, Vila do João e Baixa do Sapateiro. A PM explicou que os assaltantes se aproveitaram da manifestação ocorrida mais cedo, na Praça das Nações, em Bonsucesso, para praticar os delitos nas passarelas e nas calçadas.
Além do sargento morto, um outro policial do 22º BPM teve o maxilar quebrado após ser atingido por uma pedrada no confronto na Avenida Brasil. Dezesseis homens foram detidos, e dois menores apreendidos.
Vias fechadas
Durante o tumulto, os criminosos fecharam por alguns minutos a Avenida Brasil, na altura de Manguinhos. O comandante explicou que o grupo jogou pedras nos carros e montou pequenas barricadas com pilhas de lixo e ateou fogo em caixotes, para tentar impedir o tráfego de veículos.

Traficantes atiraram do alto da Favela Nova Holanda em direção ao carro da PM parado na Avenida Brasil.  O trânsito também foi rapidamente fechado na Linha Amarela, na altura da Linha Vermelha, pelo mesmo motivo. Houve tiroteio, mas segundo a PM, não há registro de reclamações de roubos e furtos. Motoristas que estavam no local tentaram retornar pela contramão com medo do confronto.
Além do Bope, a Força Nacional foi acionada para ajudar na dispersão do conflito. PMs da UPP de Manguinhos também ajudaram a conter os atos de vandalismo na Avenida Brasil. Por volta das 22h, a PM e o Bope ainda não tinham informações de prisões ocorridas na operação na Favela Nova Holanda.
Tumulto e detidos
Segundo o comandante Rodrigo Sanglard, os detidos foram abordados na Praça das Nações, quando socavam portas de aço de estabelecimentos comerciais, e na Avenida Brasil, enquanto jogavam pedras em carros. A PM disse que os menores estavam de posse de uma granada de gás lacrimogêneo e de uma garrafa com um líquido, que seria inflamável. O vidro lateral de um ônibus foi quebrado durante o tumulto.

A PM explicou que a manifestação teve início na Praça das Nações, por volta das 17h, após divulgação pelas redes sociais. O movimento, que começou com a concentração de 50 adolescentes, chegou a reunir cerca de 300 pessoas. De acordo com o comandante, o grupo caminhou até a Avenida Brasil, gritando palavras de ordem. A polícia informou que eles também fecharam o trânsito por poucos minutos, mas foram logo contidos pelos agentes.

Nenhum comentário: