domingo, 9 de junho de 2013

Primeiro-ministro diz que paciência contra protestos tem limites

Recep Erdogan buscou apoio de partidários no aeroporto de Ancara enquanto a oposição protestava no centro de Istambul; país vive clima tenso há 10 dias

Primeiro-ministro turco em conferência em Istambul em junho
"Temos paciência e continuamos tendo paciência, mas ela tem limites", afirmou o primeiro ministro Recep Erdogan (Stringer/AFP)
 
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou neste domingo a milhares de apoiadores que a paciência de seu governo com as manifestações da oposição tem "limites". Enquanto Erdogan pedia apoio, dezenas de milhares de manifestantes contrários ao governo se reuniam em uma demonstração rival no centro de Istambul.

"Temos paciência e continuamos tendo paciência, mas ela tem limites", declarou Erdogan no aeroporto de Ancara. "Ninguém tem que ser pessimista. Ninguém tem que ficar preocupado. A Turquia, que já viveu no passado muitos acontecimentos, também vai superar isto", completou.

A multidão reunida no aeroporto de Ancara gritava frases como "nós estamos prontos para sacrificar nossas vidas por você Tayyip!"
Os manifestantes turcos e o governo permanecem firmes em suas posições após 10 dias de protestos contra Erdogan, que havia solicitado neste domingo a seus partidários que respondam com uma "lição" aos manifestantes nas eleições municipais de 2014.

"Restam apenas sete meses para as eleições locais. Peço que respondam a estas pessoas com uma primeira lição pela via democrática, nas urnas", disse durante um discurso em Adana (sul do país), diante de milhares de simpatizantes que o aclamaram no aeroporto da cidade.


 http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/erdogan-diz-que-a-paciencia-de-seu-governo-com-os-protestos-tem-limites

Nenhum comentário: