terça-feira, 23 de abril de 2013

MP vai recorrer de habeas corpus a ex-chefe do tráfico da Mangueira, Rio

Promotoria tenta impedir que Polegar seja solto.
Traficante cumpre pena em penitenciária federal de Rondônia.

O Ministério Público informou nesta segunda-feira (22) que vai recorrer na quarta-feira (24) da decisão da Justiça que concedeu um habeas corpus ao traficante Polegar, ex-chefe do tráfico de drogas da Mangueira, na Zona Norte do Rio. Alexander Mendes da Silva, o Polegar, foi preso no Paraguai em outubro de 2011 e, desde então, cumpre pena no presído federal de segurança máxima de Porto Velho, em Rondônia.

De acordo com o Tribunal de Justiça (TJ), o habeas corpus é referente ao processo que ele responde por homicídio qualificado ocorrido em 2003, quando houve uma rebelião no presídio Bangu 3. No processo, julgado pela 5ª Câmara Criminal do TJ, a relatora considerou ilegal a prisão de polegar e o habeas corpus foi concedido em uma decisão unânime dos desembargadores.

Quando foi preso, Polegar estava foragido desde setembro de 2009, quando cumpria regime semi-aberto e não mais retornou para dormir na Casa do Albergado Crispim Veneno, em Benfica, na Zona Norte. O benefício tinha sido concedido porque ele já havia cumprido um sexto da pena pela condenação de 22 anos por tráfico de drogas.
De acordo com o Tribunal de Justiça, o habeas corpus é referente ao processo de homicídio qualificado ocorrido em 2003, quando houve uma rebelião no presídio Bangu 3, em Gericinó, na Zona Oeste do Rio.

Ainda segundo a decisão da relatora, desembargadora Denise Vaccari Machado Paes, “Foi concedida parcialmente a ordem pela ilegalidade do decreto prisional, ocorrido quase dez anos dos fatos”.  Ou seja, a prisão preventiva foi revogada, mas Polegar terá de cumprir medidas cautelares, como se apresentar mensalmente perante o juiz, e não poderá de deixar a Região Metropolitana do Rio.

A decisão judicial foi dada no dia 11 de abril e publicada seis dias depois.

 http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/04/mp-vai-recorrer-de-habeas-corpus-ex-chefe-do-trafico-da-mangueira-rio.html

Nenhum comentário: