quarta-feira, 6 de março de 2013

Presidente do Supremo pede desculpas após mandar jornalista “chafurdar no lixo”

Exaltado, ministro Joaquim Barbosa chamou repórter de “palhaço” no CNJ em Brasília
Nelson Jr./28.02.2013/STFPresidente do STF, ministro Joaquim Barbosa destratou jornalista nesta terça-feira, mas depois emitiu nota oficial para se desculpar
 
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) se desculpou nesta terça-feira (5), por meio de nota oficial, por ter chamada um repórter do jornal O Estado de S.Paulo de “palhaço” e por tê-lo mandado “chafurdar no lixo”. O episódio ocorreu hoje, na saída do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), quando vários repórteres abordaram o ministro do STF.

O comunicado, assinado pelo secretário de comunicação social do STF, Wellington Geraldo Silva, informa que a sessão do CNJ foi longa e que Joaquim Barbosa estava “tomado pelo cansaço e por fortes dores”. Por isso, o ministro “respondeu de forma ríspida à abordagem feita por um repórter”. 

A nota afirma que o episódio foi isolado e “não condiz com o histórico de relacionamento do Ministro com a imprensa”. O texto diz ainda que Barbosa destaca o “importante papel desempenhado pela imprensa em uma democracia” e que preza pela liberdade de opinião, já que mantém “permanente diálogo com profissionais dos mais diversos veículos”. 

Nesta terça-feira, um grupo de repórteres aguardava a saída de Barbosa de uma sessão do CNJ para repercutir as críticas que ele recebeu de associações de magistrados no final de semana. O jornalista de O Estado de S. Paulo iniciou a pergunta “Presidente, como o senhor está vendo…”, quando Barbosa o interrompeu e disparou: “Não estou vendo nada”. 

O jornalista tentou retomar a pergunta, mas o ministro o impediu novamente e disse: “Me deixa em paz, rapaz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre”. O repórter tentou novamente entender o motivo do tratamento ríspido, mas o ministro deu as costas e, antes de entrar em um elevador do prédio, o chamou de "palhaço".

Em entrevista a agências internacionais na semana passada, Barbosa disse que os magistrados do Brasil são “pró-impunidade”. Em nota, as associações classificaram as declarações como preconceituosas, generalistas, superficiais e desrespeitosas. 

http://noticias.r7.com/brasil/presidente-do-supremo-pede-desculpas-apos-mandar-jornalista-chafurdar-no-lixo-05032013

Nenhum comentário: