terça-feira, 26 de março de 2013

Pagamento via celular pode sair em breve por Medida Provisória, diz BC

Projeto foi anunciado em outubro do ano passado pelo presidente do BC.
'Queremos um modelo aberto com plataforma interoperável', diz diretor.

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes, informou nesta terça-feira (26) que a proposta do governo para o sistema de pagamentos por meio de telefones celulares, cujos estudos foram anunciados em outubro do ano passado, poderá vir a público em breve.

Segundo ele, o assunto deverá ser regulamentado, inicialmente, por meio de Medida Provisória, cuja minuta já está na Casa Civil, da Presidência da República. A MP, segundo Aldo Mendes, não entrará, porém, em detalhes operacionais. "Apenas dá as linhas mestras sobre as quais o BC e o Ministério das Comunicações vão estabelecer posteriormente as normas infra-legais", explicou ele.
Atualmente, lembrou o diretor do Banco Central, não há regulamentação sobre esse assunto. "Essa falta de clareza legal pode levar à uma frustração das empresas e das pessoas, e isso não se desenvolve justamente pela ausência de um marco legal", avaliou.

Aldo Mendes informou ainda que o governo busca um "modelo aberto" para esse sistema, no qual as operadoras, instituições financeiras e outros agentes [ligados, por exemplo, à área de cartões de crédito] possam trabalhar em "plataformas interoperáveis".

O objetivo, de acordo com o diretor da autoridade monetária, é conferir maior competição entre os serviços prestados, com isso, proporcionar mais vantagens para os consumidores. "A melhor defesa do consumidor é a competição. Queremos uma plataforma interoperável, que agrega volume de escala e um custo unitário mais baixo. O próprio consumidor se apresenta como principal beneficiário", declarou o diretor.

Segundo ele, os padrões tecnológicos já existem e estão estabelecidos. "Isso já é realidade em alguns países, como Quênia e Índia. São dois exemplos bem-sucedidos", afirmou Aldo Mendes, do Banco Central. O sistema tem de ter, segundo ele, "alto nível de confiabilidade" para funcionar.

 http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/03/pagamento-celular-pode-sair-em-breve-por-medida-provisoria-diz-bc.html

Nenhum comentário: