domingo, 3 de março de 2013

Mais de 30 presos fogem de presídio de Manaus por túnel, afirma Sejus

Cerca de 100 policiais fazem buscas e carros em estrada são revistados.
Apesar de presos terem escutado tiros, não há ninguém ferido na cadeia.

Polícia Militar ajuda nas buscas pelos fugitivos (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

Ao todo, 36 presos fugiram, na tarde deste sábado (2), do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado na BR-174, Zona Rural de Manaus. O número foi confirmado pelo secretário-executivo de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), coronel Bonates. Segundo ele, os detentos saíram por um túnel nos fundos do presídio.

De acordo com o tenente Ribeiro, da Força Tática, quatro carros estavam na frente da cadeia dando suporte à fuga dos detentos, que se comunicavam com pessoas de fora do presídio por celular. Mais de 100 policiais militares foram deslocados para o local, onde são realizadas buscas em uma mata em área próxima à cadeia. Além disso, os policiais auxiliaram na contagem dos detentos. Foi constatada a ausência de 36 presos.

O tenente informou ainda que os presos saíram da cadeia por um buraco de um metro de altura por 1,90m de largura no muro que teria sido feito pelos próprios detentos. A rota de fuga foi fechada por agentes da Sejus para evitar que mais presos tentassem escapar.

No momento da fuga, um dos detentos atirou para o ar. O barulho do tiro assustou familiares de outros presos, que acreditavam que haviam pessoas mortas ou feridas no local. No entanto, a informação foi negada pelo departamento de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que vistoriou a cadeia. Todas as celas foram checadas e nenhum preso ferido foi identificado. No entanto, não há informação se algum dos fugitivos chegou a ser baleado.

Segundo a Polícia Militar, todos os carros que transitam pela BR-174 estão sendo revistados em busca dos foragidos. A PM disponibilizou ainda telefones para a população denunciar e informou que também serão aceitas ligações a cobrar com informações sobre os suspeitos: (92) 9428-4400, (92) 8842-1822, (92) 8842-1835 e (92) 8416-5902.

A Sejus afirmou ainda que deverá ser aberto inquérito policial e sindicância administrativa para apurar a fuga em massa. "Esse túnel não foi feito de um dia para o outro. Além disso, eles precisam de determinados materiais para fazer este buraco. Vamos apurar se houve falha na fiscalização", afirmou o secretário-executivo da pasta.

 http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/03/mais-de-30-presos-fogem-de-presidio-de-manaus-por-tunel-afirma-sejus.html

Nenhum comentário: