sexta-feira, 8 de março de 2013

Coreia do Norte faz novas ameaças após sanções da ONU




A Coreia do Norte respondeu nesta sexta-feira às novas sanções da ONU com a ameaça de uma guerra nuclear, prometendo anular acordos de de paz e cortar a linha telefônica direta com a Coreia do Sul, em uma escalada verbal após as reações internacionais a seu recente teste nuclear.

As autoridades norte-coreanas são conhecidas pela retórica belicosa, mas o tom atingiu níveis sem precedentes nos últimos dias, o que provocou temores de um incidente na fronteira, enquanto as duas Coreias planejam importantes exercícios militares durante a próxima semana.

Também ameaçou executar "um ataque nuclear preventivo" contra Estados Unidos e Coreia do Sul. A declaração foi minimizada pelos analistas, que não a levaram a sério, mas revela uma tendência perigosa.

A Coreia do Norte "suprime todos os acordos de não agressão entre o Norte e o Sul", afirmou o Comitê para a Reunificação Pacífica da Coreia (CRPC) em um comunicado divulgado nesta sexta-feira.

O CRPC informou que os acordos deixarão de ter validade a partir de segunda-feira, o mesmo dia em que Pyongyang anunciou que romperá o acordo de armistício assinado em 1953, que acabou com a Guerra da Coreia.

"Também notifica a parte do Sul de que imediatamente cortará a linha direta Norte-Sul", afirma o comunicado do comitê divulgado pela estatal Agência Central Coreana de Notícias.
O telefone vermelho foi instalado em 1971 e o Norte já cortou a linha em cinco oportunidades, a última delas em 2010.

http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/coreia-do-norte-faz-novas-ameacas-apos-sancoes-da-onu,e2de4b9ccd44d310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Nenhum comentário: