Com motor turbodiesel acoplado a um elétrico, XL1 pode rodar até 111 km/l.
Estreia será no Salão de Genebra, de 7 a 17 de março.
Após anos de testes e desenvolvimento, o Volkswagen
XL1, enfim, se tornará realidade. A marca alemã confirmou nesta
quinta-feira (21) que apresentará o modelo no Salão de Genebra, para em
seguida dar início à sua produção, em Osnabrück, na Alemanha. Híbrido do
tipo plug-in, o XL1 promete rodar até 111 km/l, se tornando o carro
mais econômico do mundo em produção.
Um dos responsáveis pela marca é o sistema híbrido, composto por um
motor turbodiesel de 800 cm³, 48 cavalos de potência e dois cilindros
conectado a um propulsor elétrico de 20 kW (27 cv). Equipado também com
um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, o XL1 faz de 0
a 100 km/h em 12,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 159 km/h.
Outra vantagem atribuída ao XL1 é sua capacidade de rodar até 50 km
usando apenas o motor elétrico.
Quanto às dimensões, o XL1 tem 3,8 m de comprimento, 1,66 m de largura,
1,15 m de altura. Seu peso, que também contribuiu potencialmente para o
baixíssimo consumo, é de 795 kg, graças ao uso de fibra de carbono e
alumínio.
O conceito que originou o XL1 apareceu pela primeira vez em 2002, com o
1-Litre Car Concept. Em 2009 o modelo reapareceu, como L1 Concept, já
com as linhas que lhe dão forma atualmente. Com coeficiente aerodinâmico
de 0.189 cx, o modelo também é considerado o mais aerodinâmico
atualmente.
Ainda de acordo com a VW, o primeiro lote de produção será de apenas 50
carros, todos destinados a Europa. O preço ainda não foi divulgado.
Volkswagen XL1 (Foto: Divulgação)
http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/02/volkswagen-apresenta-o-carro-mais-economico-do-mundo.html
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