sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Quem almoça tarde engorda mais, segundo estudo

Para perder peso não é necessário regular apenas o que você come, mas também o horário das principais refeições. Segundo um novo estudo, publicado no International Journal of Obesity, o horário em que costuma almoçar é determinante para emagrecer.

Pesquisadores do Hospital Brigham and Women, em Boston, e da Universidade de Murcia analisaram 420 pessoas com excesso de peso que seguiram um programa de 20 semanas para perder peso.

A equipe dividiu os participantes em dois grupos: os que almoçavam em horários mais cedo e os que comiam mais tarde. A refeição proposta tinha 40% do total de calorias diárias. O estudo descobriu que as pessoas que se alimentavam antes das 15h perderam 30% mais peso do que aqueles que almoçavam mais tarde.

Além de perder menos peso, e de forma mais lenta, as pessoas com hábito de almoçar mais tarde apresentaram menor sensibilidade à insulina, um fator de risco para o diabetes. O estudo também verificou que essas pessoas ingerem menos calorias no café da manhã e são mais propensas a não almoçar corretamente.

Os pesquisadores também examinaram outros fatores tradicionais que desempenham papel importante na perda de peso, como a ingestão de calorias, hormônios do apetite, como leptina e grelina, e a duração do sono. Entre esses fatores não foram encontradas diferenças entre os dois grupos, o que sugere que o momento da refeição foi um fator importante para eliminar os quilinhos a mais.

A coautora do estudo Marta Garaulet, da Universidade de Murcia, afirmou ao Daily Mail que a pesquisa enfatiza que o momento da ingestão de alimentos em si pode desempenhar um papel muito importante na regulação do peso.

"As novas estratégias terapêuticas devem levar em conta, não só a ingestão de calorias e a distribuição de nutrientes, como é classicamente realizado, mas também o horário em que a alimentação é realizada", afirma.
O estudo revelou que os horários das refeições menores, como lanche da tarde, não desempenham um papel importante na perda de peso.

 Gordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos publicados na "European Heart Journal". A pesquisa que acompanhou os americanos credita o melhor condicionamento físico dos obesos saudáveis como responsável pelo menor risco de morte observado nesse grupo em relação aos não saudáveis. 
 
 http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2013/02/01/cientistas-revelam-que-sexo-queima-somente-21-calorias-veja-outros-mitos.jhtm
 

Nenhum comentário: