Vários produtos da TV aberta estão decepcionando as emissoras em
termos de audiência, mas por algum motivo continuam no ar. Nessa era de
novas mídias, o telespectador busca outros atrativos na TV paga e na
Internet, nos mais variados suportes. A concorrência aumentou
expressivamente, e por isso a televisão precisa descobrir fórmulas novas
de sedução do público. Na maior parte dos casos, porém, a pouca
qualidade dos conteúdos pode ser a causa principal da queda dos números.
"TV Xuxa" (Rede Globo)
Há quanto tempo está no ar? A atual versão (reformulada) do "TV
Xuxa" estreou em abril de 2008. Mas a primeira fase do programa - com
moldes herdados dos antigos "Xou da Xuxa" e "Xuxa Park" - teve sua
estreia em 2005.
Situação atual / O que o telespectador não aguenta mais? Talvez o
X da questão seja um desgaste de imagem, comum a históricos de astros e
estrelas muito expostos na mídia. O erro também pode estar no conceito
do programa ou no perfil definidor da apresentadora. Caso específico: a
performance de Xuxa na mesa redonda sobre "o fim do mundo" (edição de
8-12-2012) não foi feliz. Seria interessante, na inauguração de um novo
conceito, usar o know-how da apresentadora em áreas em que ela transita
com desenvoltura, como moda e categorias afins.
"Programa da Tarde" (Rede Record)
Há quanto tempo está no ar? Desde setembro de 2012.
"Programa do Gugu" (Rede Record)
Há quanto tempo está no ar? Desde agosto de 2009.
"Programa Bom Dia & Cia." (SBT)
Há quanto tempo está no ar? Em sua oitava fase, é exibido desde agosto de 1993.
"Encontro com Fátima Bernardes" (Rede Globo)
Há quanto tempo está no ar? Estreou em junho de 2012.
"Malhação" (Rede Globo)
Há quanto tempo está no ar?
Desde 1995, já que se trata de uma produção formatada nos moldes das soap operas americanas.
Situação atual / O que o telespectador não aguenta mais? De
acordo com os portais de audiência de TV, Malhação tem preocupado a
cúpula global por causa de seus baixos índices de aceitação. Para um
produto televisivo que, em seu início, registrou quase o dobro da
audiência da atração anterior, a soap opera brasileira tem decepcionado
bastante. Grupos de opinião (adolescentes) entrevistados dizem que as
histórias não atraem por estarem muito monótonas. Isso reflete problemas
de roteiro, pois as últimas sinopses - na trama principal ou nas
paralelas - mostram fraca estrutura dramática e falta de links com o
contexto. Além de personagens mal-constituídos e cenas pouco densas com
diálogos superficiais. Resultado: não há identificação com o público, e a
dramaturgia não convence!
Mas o efeito "balança, mas não cai" é relativo e provisório. Quando
atrações televisivas se arrastam por muito tempo, o paredão da grade de
programação é implacável. Prova disso é a recente eliminação dos
humorísticos "Aventuras do Didi" e "Os Caras de Pau", da
Rede Globo. De acordo com o portal NaTelinha, o fim do programa de
Renato Aragão é definitivo, e o cancelamento se deu porque a atração,
além de baixa audiência, amargava também um faturamento inexpressivo. O
dominical 'Os Caras de Pau', por sua vez, deverá retornar no fim do ano.
Neste caso, o motivo aparente de caída da audiência (e consequente
pausa na exibição) foi a dramaturgia, que no início era boa, mas acabou
entediando o telespectador, numa sucessão de episódios
surpreendentemente sem graça.
http://br.tv.yahoo.com/noticias/por-favor-tirem-esses-programas-ar-130000342.html
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