terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Obama: teste nuclear da C. do Norte foi 'altamente provocativo'

 Ativistas queimam bandeira da Coreia do Norte durante um protesto em Seul, na Coreia do Sul Foto: AFP
 Ativistas queimam bandeira da Coreia do Norte durante um protesto em Seul, na Coreia do Sul

O presidente americano Barack Obama disse nesta terça-feira que o mais recente teste nuclear conduzido pela Coreia do Norte foi um “ato altamente provocativo” que ameaça a segurança dos Estados Unidos e a paz internacional, segundo a agência AP.

“O perigo imposto pelas atividades ameaçadores da Coreia do Norte justifica uma rápida ação da comunidade internacional”, afirmou Obama em um comunicado. “Os Estados Unidos continuarão a tomar os passos necessários para defender a nós a nossos aliados”, completou.

A Coreia do Norte informou nesta terça-feira que realizou "com sucesso" o seu anunciado terceiro teste nuclear, depois dos produzidos em 2006 e 2009, segundo a agência estatal KCNA.
A Coreia do Norte destacou que o teste nuclear de hoje teve "maior nível" que os anteriores, em 2006 e 2009, e informou que conseguiu reduzir o tamanho e o peso da bomba, em uma mostra que o país avançou em seu objetivo de dotar seus mísseis balísticos de capacidade atômica.
“Essas provocações não fazem a Coreia do Norte mais segura. Longe de atingir seu objetivo de se tornar uma nação forte e próspera, a Coreia do Norte, pelo contrário, cada vez mais isola e empobrece seu povo por meio dessa busca imprudente de armas de destruição em massa”, disse o presidente americano.

http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/obama-teste-nuclear-da-c-do-norte-foi-altamente-provocativo,e2d47649a6dcc310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Nenhum comentário: